GNV do carro: o que é esse kit e quais perigos pode trazer?

Para quem tem um carro e dirige bastante, o gasto com combustíveis é uma das principais preocupações. E com a alta nos preços, muitos motoristas têm considerado instalar um kit GNV no carro. Se você já estava pensando nisso, vale a pena se informar um pouco mais sobre esse equipamento primeiro.

A instalação do kit tem seus prós e contras, os quais você deve considerar antes de tomar sua decisão. Dependendo do seu tipo de carro e do quanto você dirige, pode ser que ele seja uma alternativa melhor que o combustível líquido.

Acompanhe e veja o que precisa saber sobre o GNV do carro!

O que é o kit GNV do carro?

O Gás Natural Veicular, ou GNV, é uma opção de combustível para veículos, geralmente aqueles de porte médio ou grande como as SUVs e com alto consume de combustível. A maioria dos veículos sai de fábrica apenas com o motor movido a gasolina ou álcool, mas você pode instalar esse kit e adicionar mais uma opção de combustível.

Existe uma exceção que foi o Fiat Siena e Grand Siena ambos tiveram uma serie especial que saia de fábrica na versão Tetrafuel esses modelos podem trabalhar com gasolina pura, álcool, gasolina e álcool e GNV.

Quais são suas principais vantagens?

Não é sem motivo que tantos motoristas optam por essa instalação. Confira aqui algumas das principais vantagens oferecidas.

Custo reduzido com combustíveis

Com a alta dos preços de outros combustíveis, o gás natural se tornou bem mais atrativo para quem deseja economizar. Além disso, carros que consomem gás como principal combustível têm desconto no IPVA.

Mais amigável ao meio ambiente

O GNV é um combustível com menor impacto ambiental que a gasolina ou o álcool. Ele emite, em média, 20% a 30% menos gases poluentes, o que faz uma grande diferença nas emissões do seu veículo ao longo do ano.

Ideal para quem dirige muito

O custo de instalação inicial do kit GNV do carro pode ser alto, mas gera economia no combustível. Porém, essa diferença pode levar alguns anos para ser compensada por quem não dirige tanto. Por outro lado, se você roda bastante, a diferença começa a pesar mais.

Quais são os principais riscos?

Como mencionamos, você também deve levar em conta alguns dos contras de adotar o kit GNV no carro. Confira os principais deles.

Aumento do peso do veículo

O tanque de GNV é uma peça bem grande e pesada, que ocupa bastante espaço. Se o seu veículo for muito pequeno ou tiver potência baixa, ele pode ficar mais difícil de guiar, além de ter maior desgaste da suspensão traseira e pneus.

Outro ponto importante é que normalmente os cilindros são instalados dentro do porta-malas, fato que reduz sensivelmente a capacidade de carga do veículo.

Cuidado redobrado com vazamentos

O gás natural é armazenado em alta pressão, o que significa que, caso haja um vazamento ou dano ao tanque, o risco de explosão é considerável. Por isso que o tanque precisa passar por inspeções regulares, manutenção e, após alguns anos, ser substituído.

Perda de potência

Raramente o motor do veículo é projetado para usar gás natural. Com o processo de adaptação e instalação do kit, é bem provável que você perca em torno de 5% da sua potência.

Agora você entende um pouco mais sobre GNV do carro e os cuidados a tomar com seu kit. Tenha certeza de contar com ajuda especializada na aquisição e instalação, sem fazer gambiarras que possam colocar você em risco.

Este artigo ajudou? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e informe mais pessoas sobre as características do kit GNV.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa