Entenda agora como fazer a limpeza do carro de forma correta!

Pode parecer uma tarefa relativamente fácil, mas fazer a limpeza do carro de forma correta demanda alguns cuidados importantes que ajudam na conservação do veículo. O problema é que muitos motoristas desconhecem ou ignoram essas orientações por achar que não afetam a funcionalidade do automóvel. Eles não poderiam estar mais enganados.

Mesmo que o funcionamento em si não seja afetado, a limpeza incorreta contribui com o desgaste de alguns componentes do veículo. Esta titude pode favorecer a sua desvalorização numa possível revenda e apresentar pouca eficácia na prevenção de problemas de saúde. Pois quando a sujeira não é eliminada por completo, facilita o surgimento de fungos e bactérias que provocam uma série de doenças.

Então, para ajudar você a manter seu carro sempre limpo de forma correta. Preparamos este artigo com dicas valiosas do que você precisa fazer durante o processo de limpeza. Acompanhe a leitura!

Qual a importância de manter a limpeza do carro?

Independentemente da frequência que você utiliza o veículo é preciso manter a rotina de limpeza e higienização. Isso porque, além de deixar o carro mais apresentável e com um ambiente interno agradável, a frequência das lavagens também trata-se de uma questão de saúde. O acúmulo de sujeira contribui com o surgimento de ácaros, bactérias e fungos responsáveis por causar doenças respiratórias e alergias

Dessa forma, manter a higiene do carro é uma maneira de cuidar da saúde e de conservar seu veículo, preservando a lataria, pintura, estofados e painel. No entanto, para garantir a preservação de todos esses componentes é primordial que você faça a limpeza com produtos específicos para esse fim. Outra recomendação muito importante diz respeito às frequências de lavagens. O ideal é que seja feita a cada quinze dias. 

Caso a limpeza do carro seja feita por você mesmo, é muito importante ter cuidado com a parte mecânica do veículo. Para não correr o risco de provocar problemas que afetam o funcionamento do motor ou do sistema elétrico.

Nesse caso, a orientação é que o uso de produtos e jato d’água sejam evitados no momento de fazer a limpeza do motor.   

Como fazer a limpeza do carro de forma correta?

Desde que você siga as orientações necessárias, é possível manter a limpeza do carro sem nenhuma dificuldade. Então, veja só quais são os cuidados que você precisa ter ao lavar seu veículo em casa.

Utilize produtos corretos

Durante a limpeza do carro feita em casa é muito comum que sejam utilizados produtos domésticos como detergente, sabão em pó, retalhos de tecidos velhos e bucha para limpar o carro.

Embora pareça uma ação inofensiva, o uso desses produtos pode prejudicar a pintura do seu carro, danificar os componentes internos e não ter um resultado satisfatório.

Por esse motivo, mesmo que a limpeza seja feita em casa, é muito importante investir em produtos que sejam próprios para isso. O mesmo vale para a utilização de flanelas e buchas. Evite utilizar os que têm em casa, pois eles podem riscar a pintura do veículo.

Para facilitar o acesso a esses produtos, muitas lojas de artigos automotivos oferecem um kit de limpeza completo, com itens como:

  • shampoo próprio para limpar os pneus;
  • shampoo específico para aplicar na carroceria e partes plásticas;
  • limpa vidros;
  • cera para polimento;
  • esponja e flanelas.

Tenha um bom aspirador de pó

Além de ser um acessório prático, o aspirador de pó tem a capacidade de remover sujeiras que estão em locais de difícil acesso. Isso permite que a limpeza do carro seja feita de forma completa, proporcionando um resultado satisfatório. 

Evite vidro embaçado

Manter os vidros limpos e sem manchas pode ser uma tarefa difícil quando se utiliza produtos errados. Então, o segredo de um vidro totalmente transparente está na escolha dos materiais de limpeza. Para remover o embaçado das janelas e do para-brisa, você precisa começar a limpeza pela parte externa utilizando um shampoo e água para tirar a sujeira mais grossa. 

Após essa primeira lavagem é ideal completar a limpeza com um limpador de vidros com o auxílio de uma flanela de microfibra. Para manter o para-brisa limpo por mais tempo você pode finalizar aplicando uma cera. Lembrando que esse processo também deve ser repetido na parte interna dos vidros, ok?

Para evitar danos aos vidros do seu carro, ressaltamos alguns cuidados que você precisa ter durante a limpeza, são eles:

  • jamais utilize vinagre puro: muitos motoristas têm o hábito de fazer misturas caseiras para limpar certas partes do carro. Entre os itens mais utilizados está o vinagre, porém é muito importante ressaltar que esse produto não pode ser utilizado puro ou aplicado diretamente sobre os vidros;
  • não utilize produtos com amônia: eles podem manchar e embaçar a parte interna dos vidros, por isso, devem ser evitados;
  • evitar passar álcool em vidros com película: o uso dessa substância pode clarear a tonalidade da superfície da película, deixando a com um tom roxo

Manter os vidros do carro sempre limpos é muito importante, pois trata-se de uma questão de segurança. Afinal, um vidro que permite boa visibilidade é capaz de reduzir os riscos de acidentes.

Cuide dos painéis

A limpeza do painel é uma das mais fáceis. Isso porque não necessita da utilização de muitos produtos. Aliás, uma flanela úmida e uma escova já são suficientes para manter essa parte do carro limpa. No entanto, muitos motoristas querem, além da limpeza, deixar o painel com um aspecto brilhoso, logo, cometem o erro de utilizar produtos à base de silicone.

O problema de utilizar produtos com silicone é que apesar do brilho, esse componente tende a engordurar o painel e facilitar o acúmulo de sujeira e poeira. Sem contar que em dias quentes ele evapora e embaça o para-brisa. Por esses motivos, o seu uso não é recomendado.

Então, qual produto utilizar para dar brilho no painel? Se você faz muita questão que o painel fique com o aspecto brilhoso pode recorrer ao uso dos seguintes produtos:

  • polidor (ou revitalizador);
  • renovador de plásticos automotivos.

Lembrando que a aplicação desses produtos deve ser feita após a limpeza do painel, ok?

Portanto, essas são as dicas para você fazer a limpeza do carro de forma correta. Embora sejam dicas simples, quando aplicadas na prática fazem toda a diferença. Por isso, não deixe de seguir as orientações que foram apresentadas neste artigo.

Gostou deste conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e saiba de mais dicas automotivas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa