Limpeza na mecânica: como manter sua oficina organizada

Um dos principais requisitos avaliados pelas pessoas na hora escolher um local para a manutenção de seu carro é a credibilidade do estabelecimento. Para transmitir confiança e conquistar a preferência do seu público-alvo, é fundamental se atentar a um conjunto de fatores, começando pela limpeza mecânica, que deixa o ambiente mais organizado e atrativo.

É comum que os mecânicos se importem mais com a qualidade do serviço prestado do que com a organização do seu ambiente de trabalho. Você também faz parte deste grupo? Se sim, saiba que essa questão tem sido cada vez mais relevante para o mercado de oficinas automotivas, uma vez que também demonstra o comprometimento do negócio em prestar um atendimento de excelência em todos os quesitos.

Quer manter a sua oficina mais organizada? Neste post, vamos abordar as melhores dicas de limpeza mecânica para você colocar em prática. Confira!

Separe o ambiente de acordo com os tipos de trabalho

A maioria das oficinas oferece uma cartela de serviços diversificados, que vão desde a troca de pneus até a restauração do motor. Nesse sentido, separar o ambiente conforme cada trabalho realizado é fundamental para agregar praticidade, evitar que as peças e ferramentas sejam misturadas, garantindo que estejam sempre bem localizadas e disponíveis para o mecânico, além de reduzir as chances de erro.

Que tal definir um lugar específico para troca de óleo, outro para reparos do motor e outro para armazenamento de peças? Para fazer essa separação é muito simples, basta aderir a sinalizações e limitar os espaços. É possível, por exemplo, fazer marcações no chão, pintando as áreas com cores diferentes.

Crie um método de organização das ferramentas

Em oficinas desorganizadas, os profissionais de mecânica perdem muito tempo procurando pelas ferramentas que necessitam para trabalhar. Você pode se livrar desse problema utilizando bancadas para deixá-las dispostas conforme a atividade executada em cada espaço.

Outra dica importante é etiquetar as ferramentas com o seu nome. Dessa forma, elas poderão ser identificadas rapidamente.

Use o armazenamento vertical

O espaço da sua oficina é limitado? Nesse caso, usar o armazenamento vertical é uma estratégia inteligente para aproveitar melhor cada metro quadro do estabelecimento.

Isso significa investir em prateleiras, ganchos ou hacks, onde os materiais podem ser guardados suspensos, liberando espaço para que os profissionais transitem e trabalhem sem limitações.

Rotule prateleiras, gavetas e caixas

A dica da etiqueta também pode ser aplicada nas prateleiras, gavetas e caixas. Indique quais são os componentes guardados em cada local, o que ajuda na localização dos mecânicos e na manutenção da organização, já que após utilizar as ferramentas ou peças, eles saberão exatamente onde guardá-los.

Descarte resíduos adequadamente

Os profissionais das oficinas lidam com uma série de resíduos, como fluidos de freio, óleos usados, embalagens de produtos químicos e peças danificadas, que devem ser descartados adequadamente para evitar danos à saúde humana e à natureza.

A melhor forma de desfazer desses materiais é separando-os e encaminhando-os para empresas especializadas, capazes de tratá-los ou reciclá-los conforme as regulamentações ambientais.

Tenha área específica para fluidos

Contar com uma área específica para fluidos é essencial para impedir a ocorrência de vazamentos e derramamentos que contaminem ou degradem o ambiente de trabalho. Ademais, essa iniciativa facilita tanta a coleta quanto o descarte desses produtos, tornando a sua empresa mais sustentável.

Para isso, é indicado selecionar um espaço da oficina, onde devem ser instalados piso impermeável e tambores para coleta de fluidos, preferencialmente com rótulos indicando em quais deles cada resíduo deve ser dispensado.

Sinalize tudo claramente

Se você sinalizar claramente os locais e ferramentas, boa parte da organização da sua oficina estará resolvida. Portanto, use e abuse dos rótulos, etiquetas e marcações com cores distintas e palavras bem visíveis, para que os itens sejam encontrados e guardados no mesmo lugar.

Estabeleça uma rotina de inspeção e limpeza

Não basta organizar o estabelecimento uma única vez, é necessário criar uma rotina de inspeção e limpeza, a fim de mantê-lo sempre organizado.

Sendo assim, incentive os seus funcionários a descartar todos os resíduos e a limpar os seus locais de trabalho após cada serviço para que o lixo e a bagunça não acumulem.

Ao final do expediente, também é recomendado higienizar todas as ferramentas e espaços, deixando-os preparados para o próximo dia.

A limpeza mecânica é imprescindível para ter um ambiente que otimiza o trabalho dos mecânicos e traz segurança, já que óleo esparramado pelo chão pode causar quedas, por exemplo. Zelar pela organização na oficina também a torna mais aconchegante, mostrando para os clientes que qualidade e profissionalismo estão em todos os detalhes do negócio.

Quer impulsionar os resultados da sua oficina mecânica? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais dicas relevantes no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.