Lona de freio para caminhão: como aumentar a vida útil?

Em razão das suas dimensões e cargas que costumam transportar, os caminhões são veículos que sofrem um grande estresse durante o uso cotidiano. Apesar de serem projetados para isso e aguentarem todo o trabalho pesado, ainda assim é necessário reduzir o desgaste sofrido pelo caminhão no dia a dia. Falando de peças a lona de freio para caminhão, não há dúvidas de que esse é um dos componentes que mais sofre durante os transportes.

E é sobre este assunto que iremos falar. Quando o motorista não adota as práticas corretas de direção, o desgaste das lonas pode ser ainda maior. O que reflete, no aumento dos custos de manutenção e na redução do lucro do motorista ou frotista.

Diante dessa realidade, queremos ajudar você a aumentar a vida útil das lonas de freio do seu caminhão. Para isso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre esse componente e para listar algumas medidas básicas que prolongarão a sua vida útil. Continue a leitura e confira!

Qual a função da lona de freio?

A lona de freio, apesar de ser um item simples, tem uma função extremamente importante: ela é responsável por promover a frenagem do caminhão. Para isso, esse componente trabalha em conjunto com o tambor de freio, que é a superfície com a qual a lona entra em contato durante a frenagem e gera o atrito necessário para desacelerar o veículo.

Geralmente, a lona de freio é fabricada a partir de diferentes compostos, que contêm fibras, resinas e/ou metais. Na prática, ela cumpre a mesma função das tradicionais pastilhas de freio, utilizadas em sistemas de freio a disco, mas com a vantagem de serem mais baratas.

Quando deve ser feita a troca da lona de freio para caminhão?

As lonas de freio, como dito, sofrem bastante desgaste durante o uso do caminhão. Com a quantidade com que os veículos circulam exigem ainda mais esforço dos freios para promover a frenagem. O que gera um desgaste maior das lonas e antecipa a sua substituição.

De forma geral, a troca da lona de freio depende muito da maneira como o veículo é utilizado. Por exemplo, se o caminhão circular em trechos com longas descidas, é natural que o motorista precise utilizar mais os freios, o que aumenta o desgaste dessa peça.

Além disso, a durabilidade da lona varia de acordo com o fabricante e a sua própria formulação. Afinal, assim como existem tipos diferentes de pastilhas, existem lonas mais robustas e duráveis, fabricadas a partir de compostos mais elaborados e que apresentam uma vida útil maior.

De todo modo, é recomendado fazer a manutenção preventiva das lonas a cada 5 mil km rodados, checando não só o seu nível de desgaste, mas principalmente a sua integridade. Isso porque as lonas trabalham sob altas temperaturas, o que pode facilitar o surgimento de trincas e rachaduras em sua superfície, prejudicando muito a eficiência da frenagem.

Nesse tipo de situação, a recomendação é fazer a troca da lona. Da mesma forma, a troca também deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante, seguindo um plano preventivo. Lembrando que, as lonas são componentes essenciais para o bom funcionamento do sistema de freio do caminhão e, mais ainda, para a segurança do motorista.

Como aumentar a vida útil da lona de freio para caminhão?

Não se pode negar que a troca da lona de freio é bastante comum na rotina de manutenção de caminhões. Como dito, essa peça sofre um grande desgaste, principalmente quando o veículo roda pesado e está a todo momento utilizando os freios de serviços.

Apesar disso, é possível aumentar a vida útil das lonas de freio, evitando trocas prematuras e gastos desnecessários. A seguir, listamos algumas ações que podem contribuir nesse sentido. Confira!

Saiba utilizar o freio motor

Sem dúvida, uma das maneiras mais eficientes de se prolongar a vida útil da lona de freio para caminhão é utilizando melhor o conhecido freio motor. O freio motor, em muitas situações, é uma alternativa mais eficiente para controlar a velocidade do caminhão, especialmente em descidas de serra, por exemplo.

Nesse sentido, em vez usar o freio de serviço, o motorista deve priorizar o uso do freio motor para “segurar” o veículo, evitando que ele embale. Com isso, é possível desacelerar o caminhão apenas com a força do motor e com a redução das marchas, poupando muito as lonas.

Antecipe situações de frenagem

Outra prática que contribui com as lonas de freio do caminhão é antecipar as situações em que os freios serão acionados. Nesse sentido, por exemplo, se durante uma viagem, o motorista percebe que à frente o trânsito está parado ou lento, ele já pode iniciar a desaceleração do caminhão. Assim, utilizando o freio motor ou deixando que o veículo reduza a velocidade naturalmente.

Em vez de deixar para frear próximo ao obstáculo, o motorista já se antecipa e evita ter que acionar os freios de serviço. Ou seja, evita que as lonas sejam utilizadas sem uma real necessidade.

Respeite os limites de carga do caminhão

Um dos fatores que mais contribui para o desgaste das lonas de freio é o peso do caminhão. Nesse caso, quando o limite de carga é excedido ou a mercadoria é posicionada de forma inadequada sobre o veículo, pode gerar um estresse maior sobre um ou mais eixos, o que também afeta o sistema de freio.

Dessa forma, ao carregar o caminhão, é muito importante que o motorista ou o frotista atente não só ao peso total da carga, que não deve ser ultrapassado, mas também à disposição da mercadoria sobre a carroceria. Assim, é essencial que o peso seja distribuído entre os eixos, minimizando o estresse da suspensão e dos freios.

Utilize sempre peças de qualidade

Quem busca uma maior durabilidade da lona de freio de caminhão também precisa estar atento à qualidade da peça que costuma utilizar. Isso porque, em geral, peças de boa procedência, fabricadas a partir de compostos mais eficientes e processos mais modernos, certamente oferecem uma vida útil maior. O que, reflete em economia ao longo do tempo.

Por fim, como foi possível perceber, o tema lona de freio para caminhão é extremamente importante no dia a dia do caminhoneiro e do frotista. Por ser uma peça que sofre um grande desgaste, é substituída com certa frequência, aumentando os custos operacionais nos transportes.

Contudo, com as posturas corretas e boas práticas de condução, é possível evitar o desgaste precoce da lona e reduzir os gastos com a substituição. Para isso, as dicas listadas podem ajudar bastante.

Utilize um especialista em autopeças

Nesse sentido, a Fras-le, especialista em autopeças, oferece a melhor relação custo-benefício quando o assunto é lona de freio para caminhão. A partir de produtos de alta qualidade, desenvolvidos especificamente para cada grupo de veículos e com um coeficiente de atrito ajustado para cada aplicação, a Fras-le garante a máxima eficiência e durabilidade de suas lonas, mesmo em situações extremas.

Para isso, as lonas de freio para caminhão da Fras-le passam por um rigoroso controle de qualidade, realizado por profissionais especializados, que avaliam e monitoram os insumos e cada etapa do processo de fabricação, com o objetivo de entregar um produto de ponta.

Então, gostou deste conteúdo e quer aproveitar os benefícios e vantagens das peças Fras-le? Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça os nossos produtos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.