Mangueira de filtro de ar: tudo que um mecânico precisa saber
O bom funcionamento de um carro depende de uma série de fatores. Entre eles, está a manutenção mecânica eficiente e a utilização de peças de qualidade. Considerado o coração do veículo, o motor é a fonte de energia que permite o deslocamento do automóvel. Por isso, demanda uma série de cuidados diferenciados para que seu desempenho transcorra em alta qualidade. Uma das peças que impacta diretamente nesse quesito é a mangueira de filtro de ar.
Entenda qual sua importância lendo este artigo!
[rock-convert-cta id="2202"]
Para que serve a mangueira de filtro de ar?
Parte do sistema de aspiração do veículo, a mangueira de filtro de ar é o elemento responsável por conduzir o ar após sua passagem pelo filtro, que é a borboleta de entrada do motor. A peça está localizada entre o filtro de ar e o motor de fato e tem como função deslocar o ar devidamente filtrado para dentro do propulsor do veículo. A mangueira de filtro de ar pode ser considerada um elemento de condução de grande importância, tendo em vista que o motor do carro precisa, obrigatoriamente, fazer a aspiração do ar. Essa peça, junto ao filtro de ar, garante que a poeira que existe na atmosfera seja filtrada e não danifique as partes internas do motor, que são de grande importância. Outro ponto de destaque é que a mangueira de filtro de ar evita que o interior do propulsor tenha contato com agentes externos, como o óleo que pode vir a gerar desgastes internos no motor — o que acarreta danos para o mesmo e altos prejuízos para o proprietário do veículo.Quais os tipos de mangueira de ar?
Existem dois tipos : uma direcionada à linha leve e outra para a linha pesada. Em ambos os casos, a construção da peça é a mesma — assim como sua função, que é similar. O que muda entre a mangueira de filtro de ar para linha leve e linha pesada é a sua aplicação e as suas dimensões. Da mesma forma, a função principal em ambos os casos, como citado anteriormente, é garantir que a poeira externa, entre outros agentes, não entre em contato com o motor. No entanto, é importante reforçar que entre a mangueira de filtro de ar para linha leve e linha pesada existem diferenças da composição. Como os veículos automotores alcançam temperaturas distintas (que é maior, no caso dos veículos pesados) é preciso utilizar, na linha pesada, um material mais resistente ao calor e às intempéries. Entre essas, as mais marcantes são o próprio ar, possíveis respingos de gasolina ou outro combustível, respingos de óleo etc. Dessa forma, dependendo da aplicação da mangueira em questão, vão existir materiais com maior resistência aos agentes externos, como óleo e combustível.Como saber se a mangueira de filtro de ar é de qualidade?
Existem alguns pontos técnicos que ajudam a averiguar a qualidade da mangueira . Primeiramente, é importante avaliar a homologação do composto, que é a borracha utilizada na fabricação do item. Esse material tem um importante valor técnico que, na prática, impacta diretamente na eficácia da peça dentro da sua função de proteger o motor de componentes externos. Para que a mangueira de filtro de ar desempenhe bem sua finalidade, a borracha utilizada em sua fabricação é combinada a outras matérias primas. Dessa forma, é possível chegar a um composto que atenda aos requisitos básicos, os quais garantem que a mangueira vai de fato funcionar. Dessa forma, a boa mangueira de filtro de ar deve:- suportar altas temperaturas;
- ser feita com composto de qualidade;
- ter durabilidade garantida;
- ser de marca de confiança.