Motor de caminhão: o que você mais precisa saber sobre ele
Sabemos que o motor de caminhão é o coração do veículo. Aliás, para qualquer automóvel.
Um motor que não funciona como deveria gasta mais combustível, prejudica a potência e pode até causar um acidente se a falha não for resolvida rapidamente.
Dada sua importância, é essencial que um mecânico — especialmente os que atuam com a linha pesada — saibam manusear seus componentes, estando aptos para realizar reparos e manutenção quando a demanda surgir.
Se esse é o seu caso, aproveite os próximos tópicos deste guia especial sobre o motor do caminhão!
Como funciona o motor de caminhão?
Diferente das motos e carros, o motor de caminhão usa o diesel como combustível. Trata-se de um motor químico, que usa a combustão para prover energia mecânica, e essa não apenas é mais eficiente, como gera economia por causa da sua baixa rotação.
Trata-se de um motor químico, que usa a combustão para prover energia mecânica, e essa não apenas é mais eficiente, como gera economia por causa da sua baixa rotação.
Criado no século XIX, esse tipo de motor faz a queima do combustível com ajuda do calor que é liberado pela compressão do ar. Além do diesel, os tanques também podem funcionar à base de gás natural e gasolina de alta octanagem (premium). A saber: o número de octanagem representa a capacidade do combustível de resistir a temperaturas mais altas e à pressão na câmara de combustão. Em geral, no Brasil, o líquido com maior octana é 103, disponíveis em postos selecionados.
Apesar de poder contar com essa alternativa, é mais comum que os usuários do caminhão prefiram o diesel, visto a economia que proporcionam. A gasolina de alta octanagem tem performance superior em carros importados de alto desempenho e pesam mais no bolso.
Além do preço, o motor a diesel apresenta maior durabilidade, visto que foi criado para transportar cargas pesadas e por longas viagens; tanto que ele é comumente utilizado em ônibus, locomotivas e navios. Seu custo de manutenção é baixo e o rendimento é razoável.
Quais são as peças principais do motor de caminhão?
Como em qualquer sistema automotivo, o motor funciona como uma orquestra: seus componentes devem estar alinhados e em perfeito estado para cumprirem seu papel. A seguir conheça quais são as peças principais desse conjunto.
Bloco
Pode ser de alumínio ou de ferro fundido. Recomenda-se o uso do segundo, se a intenção for aumentar sua resistência. O bloco é a parte mais importante do motor, porque ele armazena os cilindros e sustenta toda a operação.
Cilindros e pistões
O cilindro é o que possibilita a passagem de ar e combustível. Tem formato de tubo e, em seu interior, tem outra peça — chamada “camisa” — que previne o desgaste e resfriamento do componente. Já os pistões, são os que entram em ação no momento da combustão, ao serem empurrados para baixo.
Cárter
Antes de o óleo ser levado para outros compartimentos do caminhão, ele passa pelo motor, mais especificamente pelo cárter. Aqui ele faz seu trabalho de lubrificante, reduzindo o atrito entre as peças.
Compressor
Já deve ter reparado que quando o caminhão para, acontece um som bastante particular, não é? O que causa esse som é o compressor do freio motor. Ele usa ar comprimido para desacelerar.
O que considerar na hora de comprar um motor de caminhão?
Sabemos que adquirir um novo motor de caminhão é um investimento considerável. Portanto, ao fazê-lo, é preciso estar consciente de como deve ser seu funcionamento para evitar prejuízos no futuro. Saiba quais aspectos avaliar na hora da compra!
Eixo
O eixo influencia na potência do motor. É ele quem leva tração para as rodas, fazendo a transmissão entre ela e o torque. Assim, quanto maior for a rotação do motor em relação ao eixo, maior será o torque. Lembrando que o primeiro é medido em Rotações por Minuto (RPM) e o segundo, em Horse Power (HP). Quanto mais alinhados estiverem, menos o caminhoneiro vai precisar levar o veículo à oficina.
Capacidade da carga
O excesso de peso prejudica o caminhão como um todo, impactando no sistema de frenagem, no motor etc. Então, antes mesmo de adquiri-lo, o motorista tem que conhecer a capacidade de carga e evitar excedê-la.
Procedência
Essa regra não vale apenas para o motor de caminhão, mas é essencial reforça-la. A compra de peças automotivas deve ser realizada com máxima cautela, priorizando fornecedores com boa reputação e nome no mercado. Ainda que seja preciso fazer um investimento maior, vale a pena, por adquirir algo que vai durar mais tempo e possui selo de qualidade.
Quando trocar o motor de caminhão?
A troca do motor de caminhão não é uma atividade diária nas oficinas. Isso se deve ao fato de que o componente tem uma longa vida útil. No entanto, em casos excepcionais, como nos veículos seminovos ou quando o proprietário não faz a manutenção com regularidade as peças do motor se danificam com mais rapidez e exige-se a substituição.
Para saber quando é chegada a hora, basta ficar atento aos sinais que o caminhão dá:
- está fazendo algum barulho fora do comum?
- O desempenho caiu?
- O consumo de combustível aumentou?
- A liberação de fumaça está normal?
Se a resposta for “sim” a uma ou mais dessas questões, o melhor a fazer é buscar ajuda especializada, um mecânico de linha pesada que possa averiguar o que está acontecendo e encaminhar para a correta tomada de ação. Lembre-se de buscar profissionais com experiência, que já tenham habilidade com esse tipo de diagnóstico e passem confiança quanto a tratativa.
Uma das formas mais eficientes de cuidar da máquina é fazendo manutenção periodicamente. Dessa maneira, o motorista evita prejuízos e, principalmente, investe em sua segurança, considerando o tempo que passa na estrada e a dependência do veículo para sua vida financeira. Passar dias com o transporte parado é a ruína de um caminhoneiro.
Além disso, dar preferência para abastecer em postos certificados, com diesel de qualidade; respeitar as orientações do manual do proprietário e seguir o prazo das trocas de fluido, filtro e óleo são medidas válidas para aumentar a vida útil do motor de caminhão.
Este artigo foi útil para você? Pois compartilhe-o nas suas redes sociais!