Aprenda qual é a posição correta para dirigir e por que isso importa

Podemos destacar os automóveis como um dos principais meios de transporte no ambiente urbano. Isso se deve ao fato dos vários benefícios que ele oferece para os seus proprietários. A esse respeito, podemos destacar a maior facilidade de deslocamento para curtas e longas distâncias, além de representar maior conforto em detrimento a outros veículos, como as motocicletas. Por conta disso, é necessário falarmos sobre as necessidades e preocupações que o motorista precisa ter. E uma delas é a posição correta para dirigir.

Sendo assim, vale comentar que você não precisa ter conhecimentos aprofundados sobre o seu carro ou saber assuntos de mecânica para se dar bem na direção. No entanto, existem alguns assuntos que são fundamentais. Dessa forma, visando ajudá-lo, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como ajustar a posição correta para dirigir. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Como a posição correta para dirigir pode trazer maior segurança e conforto?

A princípio, podemos pontuar que adotar uma postura saudável de direção nem sempre é algo fácil. Isso porque o corpo humano tende a se acomodar na posição que mais aparenta não exigir esforço. O que leva, o indivíduo a acostumar ficar horas em um mau posicionamento, acabando em um modo “preguiçoso”. A consequência disso é o maior desgaste do corpo e o prejuízo da saúde do motorista. 

Ou seja, ficar por horas em uma posição que não seja ergonômica pode acarretar em estresse e lesão muscular devido a tensões excessivas provocando dores agudas e crônicas. Nesse último caso, percebe-se que profissionais que trabalham por horas ao dia dirigindo são os mais afetados pelos problemas oriundos da má postura ao volante.

Muita atenção na posição correta para dirigir 

Preste atenção na posição em que você dirige! Depois de anos sentindo o desconforto em partes do corpo, as dores podem acabar se tornando crônicas e perdurando por toda a vida do indivíduo. Por isso, é fundamental seguir as recomendações e adotar hábitos mais saudáveis na direção. Além do mais, também percebe-se prejuízos na performance nas pistas. 

Em outras palavras, pelo fato de os motoristas que não dirigem em uma posição correta sentirem mais desgastes e ter um maior cansaço físico, eles acabam tendo uma menor concentração e atenção no trânsito, podendo elevar as chances de acidentes. Devido a todos esses fatos, na fase de aprendizado na autoescola, a primeira informação didática que recebemos antes de realizar a ação de dirigir é ajustar corretamente o banco e os retrovisores. 

No entanto, com o passar do tempo, esses bons hábitos adquiridos vão se perdendo, dando lugar a vícios de má postura. Levando isso em consideração, é sempre importante prestar atenção em como está o seu posicionamento. Caso note que estão surgindo dores e desconforto ao utilizar o veículo, reveja seus hábitos e tente adotar boas práticas. 

Qual é a posição correta para dirigir?

Para adotar uma boa postura ao volante, você deve prestar atenção em vários pontos que influenciam na sua ergonomia. Tendo bons hábitos, você certamente evitará problemas de saúde e terá mais conforto no trânsito. Veja agora um pouco mais sobre cada um deles!

Cabeça

A primeira parte do corpo que você deve ter atenção é sobre o posicionamento da cabeça no encosto do banco. Esse procedimento evita dores musculares no tronco e ajuda a não ocorrer o “efeito chicote”. Esse efeito se dá em decorrência de colisões traseiras, projetando sua cabeça para trás e para frente de forma brusca. Dependendo da intensidade, o movimento pode provocar luxações nas vértebras. 

Por isso, a dica é manter o costume de fixar a cabeça no encosto do banco, os engenheiros que projetam esse recurso visam justamente atenuar problemas que envolvem a movimentação do pescoço. 

Mãos

Embora pareça ser algo simples, você deve ter atenção também quanto ao posicionamento das mãos. A dica é segurar no volante com as mãos localizadas no ponto 9h15 ou 10h10, ou seja, como se elas fossem um ponteiro de um relógio. Essa recomendação garante mais mobilidade ao volante, facilitando manobras e rapidez em casos de emergência. 

Vale ressaltar que muitos motoristas adquirem com o tempo o hábito de dirigir utilizando apenas uma das mãos. Essa prática, entretanto, é considerada uma infração média, podendo acarretar em multa e pontos na CNH. Por isso, só faça o uso de uma mão apenas para procedimentos específicos, como é o caso de efetuar a troca de marcha. 

Coluna

A coluna é uma das partes do corpo que mais sofre com a adoção de postura incorreta na direção, podendo causar sérios danos a longo prazo. Dessa forma, você precisa ter bastante cuidado no posicionamento do banco. A dica é manter a parte de baixo das costas (lombar) apoiadas no encosto do banco. 

No entanto, vale salientar que você deve preservar as curvaturas fisiológicas da sua coluna e encontrar uma posição mais confortável. Alguns motoristas utilizam almofadas ou toalhas para preencher os espaços que são formados pela curvatura da coluna. Isso é uma boa prática para manter toda as costas em contato com o banco. 

Pernas

Mantendo os joelhos levemente dobrados, o alcance dos pedais do carro com os pés deve ser um procedimento efetuado sem esforço. Considerando isso, você deve configurar o banco de modo que o a sua perna não precise se esticar muito para alcançar os pedais. Isso ajudará a evitar dores e fadiga muscular. 

Uma forma de testar se a posição do banco está boa é efetuar o acionamento completo do pedal de embreagem. Se você conseguir executar essa tarefa sem deslocar o quadril e os ombros, está no ajuste correto. 

Portanto, essas foram as principais informações sobre como configurar a posição correta para dirigir e por que essa atitude é importante. Percebe-se que pequenas ações podem fazer com que você pare de sentir dores no corpo, tenha mais conforto e segurança ao dirigir o seu veículo. 

Gostou do artigo sobre a posição correta para dirigir? Então, compartilhe o texto para que seus amigos e familiares nas redes sociais fiquem por dentro deste tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa