Qual é a frequência ideal de manutenção de freios automotivos?
Quem se preocupa com a segurança e faz questão de manter o seu carro sempre bem cuidado, certamente, sabe da necessidade de realizar manutenção de freios automotivos periódicas. Afinal, como qualquer máquina, o carro sofre um desgaste natural com o uso e, de tempos e tempos, precisa passar por manutenções — ainda que básicas.
No entanto, embora os proprietários reconheçam essa necessidade, nem sempre sabem como alguns cuidados devem ocorrer. Nesse sentido, por exemplo, é muito comum haver dúvidas sobre a frequência ideal de manutenção de freios automotivos. Então, será que você sabe qual é?
Se não sabe, preparamos este artigo para tratar do tema e ajudar você a fazer as manutenções de forma correta. Afinal, os freios automotivos merecem atenção redobrada. Continue a leitura e confira!
Qual a importância da manutenção de freios automotivos?
Como se sabe, o sistema de freio é um dos mais importantes presentes em qualquer veículo. Por estar diretamente associado à segurança e à dirigibilidade do carro, falhas em qualquer dos seus componentes podem ocasionar graves riscos. O que não é o que você deseja. Diante disso, realizar as manutenções preventivas e corretivas de freios automotivos precisa fazer parte da rotina do motorista. Cuidados básicos podem reduzir muito a probabilidade de acidentes, além de garantir o correto funcionamento do sistema e minimizar os custos com reparos mais complexos. Causados, principalmente pela falta de manutenção preventiva.Qual é a frequência ideal da manutenção de freios automotivos?
Talvez você não saiba, mas existem diferentes tipos de freio. No caso dos carros de passeio, por exemplo, é muito comum a presença de freios a disco nas rodas dianteiras e de freios a tambor nas rodas traseiras. Existe ainda o freio motor, mas esse funciona de maneira totalmente diferente, por isso, não falaremos dele neste artigo. Por esse motivo, a frequência de manutenção de freios automotivos poderá variar de acordo com o tipo de sistema que o veículo está equipado. Isso porque cada sistema é composto por peças diferentes e que podem apresentar falhas ou desgaste em maior ou menor tempo. De todo modo, existem componentes que exigem uma atenção maior do motorista, pois estão mais sujeitos a avarias e ao desgaste natural. São elas:- pastilhas e disco de freio, no caso dos carros com freio a disco;
- lonas de freio e tambor, no caso de veículos que são equipados com freio a tambor.