4 riscos ocupacionais existentes em oficina mecânica e como se proteger
Entre os serviços e profissões que são mencionados como essenciais para o dia a dia das pessoas estão as oficinas mecânicas. Elas comprem a função de manter os veículos funcionando de forma adequada. Isso é muito importante, já que pelo fato dos automóveis e veículos pesados serem normalmente utilizados com muita frequência, acaba havendo a necessidade de realizar reparos e manutenções de forma regular.
Por conta dessa grande demanda, vários profissionais que atuam na área, veem a opção de abrir uma oficina como algo promissor. No entanto, vale ressaltar que esse ambiente de trabalho apresenta inúmeros aspectos e pontos que oferecem riscos à saúde dos indivíduos, pois esse tipo de empresa costuma trabalhar com produtos químicos, peças pesadas e equipamentos cortantes, o que podem comprometer a saúde dos colaboradores.
Para você saber mais sobre esse tema, confira agora os 4 riscos em oficinas mecânicas e como se proteger!
1. Exposição a agentes químicos
O primeiro risco que podemos citar que pode ser encontrado em uma oficina mecânica é a exposição a agentes químicos. Nesse caso, vale salientar que muitos dos produtos utilizados para os serviços de reparação, bem como para a manutenção dos equipamentos e sistemas da oficina têm substâncias em suas composições que podem ser nocivas ao organismo humano.
Sendo assim, uma boa forma de se prevenir é utilizar equipamentos de segurança (EPIs e EPCs), além de procurar separar de forma adequada os resíduos químicos oriundos dos serviços de revisão mecânica.
2. Exposição a ruído e vibração
Embora possa não assustar os profissionais mecânicos sobre sua gravidade, a exposição a ruídos e vibração podem ser considerados como um grande comprometedor da saúde dos caminhoneiros.
Isso se baseia no fato de que a poluição sonora, ligada aos tremores e vibrações que são produzidos pelo maquinário das oficinas acabam acarretando a longo prazo, principalmente, problemas, como estresse, ansiedade, comprometimento da audição etc. Você pode tratar esse impasse por meio da utilização de protetores auriculares, além de manter o maquinário em boas condições para diminuir as vibrações.
3. Eletricidade
Muitas oficinas contam com equipamentos de grande porte, como é o caso dos elevadores de carros, que demandam uma carga elétrica alta para funcionar. Nesse sentido, essas ferramentas podem gerar riscos elétricos aos profissionais.
Na prática, com o passar do tempo as conexões e circuitos elétricos vão ficando velhos e desgastados. Isso favorece a ocorrência de acidentes devido ao contato direto dos colaboradores a componentes que podem acarretar fatores de eletricidade.
4. Queda de objetos
Por fim, não podemos deixar de comentar sobre os acidentes causados pela queda de objetos e ferramentas no ambiente de trabalho. Caso o profissional não esteja atento e não consiga desviar, a queda de um componente pode causar sérios prejuízos à saúde do indivíduo. Por isso, o primeiro passo é manter a organização do espaço de trabalho, a fim de guardar de forma correta os equipamentos que são usados pela oficina.
Portanto, esses foram os principais motivos que podem ser pensados quando o assunto é o surgimento de riscos em oficinas mecânicas. Vale reforçar que a melhor forma de se proteger dentro desse ambiente é por meio da utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivas, a fim de tornar os trabalhadores menos expostos aos problemas mencionados.
Gostou do artigo e deseja acrescentar algum risco que você sofre em sua oficina? Então, deixe o seu comentário no post!