O que são rodas de liga leve: vantagens e desvantagens
O mercado automotivo oferece muitas novidades aos motoristas e pessoas que curtem carros. As novas tecnologias promovem mais beleza, mais segurança, mais eficiência.
Entre as inovações que se destacam, vamos falar das rodas de liga leve. Leia e saiba mais sobre elas, pois esse conhecimento ajuda na hora de escolher entre as diferentes opções.
O que significam as rodas de liga leve?
As rodas de liga leve combinam silício e alumínio na composição das peças, que oferecem mais leveza e mais resistência para as rodas, sem oferecer um melhor desempenho.
Parte do alumínio ajuda a minimizar o peso das rodas enquanto o silício ajuda a deixá-la com mais resistência, o que deixa as rodas tão fortes quanto uma roda de aço comum.
No mercado de rodas, existem muitas opções, e isso deixa os usuários de carros em dúvida sobre qual é a melhor.
Quais são as vantagens das rodas de liga leve?
Para escolher com mais acerto, vale a pena identificar quais são as vantagens que as rodas de liga leve oferecem, veja as principias vantagens:
Leveza
Para obter as rodas de liga leve é necessário um processo de fundição e molde do equipamento. O material passa por aquecimento até se transformar em líquido e ser depositado depois em um molde com formatos diferentes. Assim, basta usar a criatividade para alcançar resultados específicos, únicos.
Além disso, existe outra possibilidade de personalizar a peça com pinturas estilizadas ou envelopar as rodas, o que garante um design mais interessante.
Ainda que sejam mais espessas que as rodas de aço, as rodas de liga leve pesam menos por causa do material de que são feitas.
A leveza garante menor consumo de combustível, o que é importante atualmente, quando o preço da gasolina e do álcool tendem a ficar cada vez mais altos.
Beleza
As rodas de liga leve também são mais bonitas quando comparadas aos modelos que usam outros materiais. As rodas de aço usam um design padrão, ao passo que as rodas de liga leve podem ser obtidas em formatos diferentes. Exatamente por isso, é muito importante a criatividade na concepção das rodas, pois é uma possibilidade que os materiais permitem.
O passo inicial para criar rodas de liga leve é aquecer o metal até o ponto de fusão. Nesse estado, é possível colocá-lo em moldes diferenciados.
Nessa fase, existe uma ampla gama de possibilidades, já que cada mente atua de uma forma, sendo a criatividade um interessante diferencial.
No molde, a roda de liga leve atinge o design projetado. A diferença da liga leve para o aço está no material e no modo de produzi-la:
- para a confecção das chapas de aço, chapas são prensadas, mas não é preciso dobrar excessivamente o aço para a roda ficar forte;
- para a confecção das rodas de liga leve, é preciso dobrá-las mais vezes até que ela alcance a estrutura necessária para aguentar o peso do veículo, resultando em uma roda maior, porém mais leve.
Valorização do carro na revenda
O carro com rodas de liga leve também terá um valor de revenda maior, já que se trata de um item que exerce mais atração sobre os consumidores — principalmente, aqueles que gostam de veículos com estética realçada e mais duráveis. Compradores com esse senso de estética podem dar preferência aos carros com rodas de liga leve.
Esse tipo de veículo costuma ser vendido por preços duas vezes maiores que os preços dos carros com rodas de aço.
Mas há certos problemas de natureza prática que podem equilibrar essa vantagem, como os seguros. Se o veículo tiver alguma cobertura, é necessário observar se não existe alguma cláusula que proíba mudanças e se existe uma precisa medição das rodas de liga leve em comparação com as rodas de aço.
As medições realizadas para averiguar a validade dos seguros não constituem uma prática que ocorre sempre. Nem sempre as medições acontecem, mesmo que as empresas fabricantes avisem sobre o assunto para evitar transtornos.
Maior resistência a reparos
Considerando o sistema mecânico do veículo, as rodas de liga leve oferecem outras vantagens relevantes. Veja:
- o alumínio não esquenta tanto quanto o aço;
- o sistema de freios sofre menos desgastes, o que influencia no período necessário para trocar as pastilhas de freios.
Isso ocorre também porque, com o menor peso das rodas, a energia cinética quando elas estão rodando é menor. Logo, o freio requer menos força para parar o carro. Esse é um ponto muito relevante para aqueles que utilizam carros com frequência.
Sendo mais maleável que o aço, as rodas de liga leve apresentam maior resistência a reparos, que devem ser realizados por profissionais qualificados, como desamassar rodas, corrigir arranhões e imperfeições.
Quais são as desvantagens das rodas de liga leve?
Da mesma forma que apresentamos as vantagens da roda de liga leve, convém falarmos sobre suas desvantagens. Conhecendo vantagens e desvantagens, fica mais fácil tomar as melhores decisões:
Fragilidade em relação a danos superficiais
A resistência das rodas de liga leve não se aplica a todas as situações. A superfície é mais vulnerável a danos, como arranhões, do que a superfície das rodas de aço. Os arranhões, dessa forma, podem comprometer a estética e a durabilidade das rodas de liga leve.
Porém, vale a pena lembrar que amassados e arranhões, embora ocorram com mais facilidade dos que nas rodas de aço, eles são mais fáceis de consertar nas rodas de liga leve. Isso decorre do fato de que o alumínio, sendo mais maleável, é mais simples corrigir, desde que as correções sejam feitas por profissionais competentes.
Custo mais alto
As rodas de liga leve são mais caras que as rodas convencionais. Em algumas pesquisas comparativas, percebeu-se que o preço pode ser 10 vezes mais alto do que as rodas de aço.
O aço é um material mais usual, e a produção das rodas a partir desse material envolve menos etapas e menos trabalho. Já o alumínio requer processos mais demorados, cujos custos se refletem no preço final.
Você conheceu melhor o que são as rodas de liga leve, como elas se diferenciam das rodas de aço, quais são as vantagens e as desvantagens que apresentam.
Continue bem informado. Mantenha-se atualizado sobre o mercado automotivo. Isso é fácil: basta assinar a nossa newsletter, um processo rápido e gratuito!