Saiba como escolher um bom uniforme para oficina mecânica
Os uniformes de uma oficina mecânica não são apenas um elemento estético. Eles são também parte de uma estratégia de posicionamento e comunicam o quanto a empresa valoriza uma entrega padronizada. A escolha das vestes certas pode transmitir mais credibilidade ao negócio.
Os uniformes também têm a ver com a impressão causada nos clientes, com a questão de higiene e até mesmo com a segurança dos colaboradores. Então, se você quer saber mais sobre o assunto e entender como escolher um bom uniforme para oficina mecânica, continue a leitura!
Vale a pena ter uniforme na oficina mecânica?
Em oficinas mecânicas, o uso de uniformes é quase tão importante quanto a utilização de equipamentos de segurança, por exemplo. A vestimenta, que padroniza a imagem da equipe, também serve para proteger os colaboradores do contato direto com ferramentas e produtos que podem oferecer risco ao profissional.
Ferramentas pontiagudas, produtos corrosivos e até mesmo a alguma peça com avaria podem ferir de alguma maneira os trabalhadores. Porém, quando eles utilizam vestimentas seguras, como macacões, pequenos acidentes podem ser evitados.
Além disso, há toda a questão estética. Uma empresa com funcionários uniformizados transmite mais credibilidade do que uma que não tem essa característica. Sem contar que os uniformes na coloração certa podem passar uma impressão de mais higiene no local.
Se a oficina for setorizada, ainda existe outra vantagem importante. Os setores podem ser rapidamente identificados conforme a cor dos uniformes. Assim, todos os departamentos ficam melhor organizados, até mesmo para facilitar a rotina dos trabalhadores.
Como escolher uniforme para sua oficina mecânica?
A escolha dos uniformes para oficina vai depender de vários fatores. As peças precisam se adaptar às necessidades dos trabalhadores de cada setor. Quem vai colocar a mão na massa, precisa de macacões e jalecos resistentes. Já quem atende em balcão pode ter um uniforme composto por camisa social ou polo, por exemplo.
Mas, afinal, como garantir o que cada um precisa? Confira algumas dicas!
Proteção em primeiro lugar
O primeiro aspecto a ser considerado é a questão de segurança dos trabalhadores. Quem tem mais contato com materiais abrasivos deve utilizar uniformes que cubram a maior parte do corpo, como os macacões.
Já quem trabalha com peças específicas e em mesas, mas não na montagem dos veículos, por exemplo, pode optar por usar apenas um jaleco. Os demais, que trabalham com atividades mais “leves”, podem usar calças e camisas convencionais.
O material do qual o uniforme é feito também deve proporcionar segurança para os trabalhadores. Os tecidos de brim são bastante recomendados por serem mais resistentes e grossos, assim, têm mais potencial para proteger o corpo.
Conforto também é importante
Assim como é importante recorrer a uniformes de boa qualidade, também é preciso proporcionar conforto ao mecânico. Por isso, é fundamental pensar em peças que não fiquem tão justas no corpo e que deem mobilidade.
Isso é relevante especialmente para quem precisa se esgueirar para conseguir alcançar pontos específicos de um veículo ou que deve levantar pesos e afins. Portanto, sempre que for pensar no uniforme da equipe, certifique-se de eleger peças confortáveis.
É preciso pensar se a vestimenta é fácil de vestir e de tirar, se o tecido permite que a pele respire, se o modelo possibilita uma certa amplitude de movimentos e assim por diante. Pense na escolha do uniforme como contratar uma pessoa: se corresponder aos seus requisitos, é uma boa alternativa.
Setorização ajuda na organização
Como você já viu, é importante que os uniformes também funcionem como uma estratégia de organização dentro da empresa. Por isso, é preciso optar por modelos diferentes de acordo com a área de atuação de cada um.
Se a sua empresa tem uma identidade visual com base em tons de branco, laranja e cinza, por exemplo, utilize uma variação de cores principais para cada área. Por exemplo:
- Adote camisas brancas com detalhes em cinza e laranja para quem trabalha no escritório
- Utilize camisas polo ou jalecos laranja para quem trabalha no atendimento ao público
- Opte por macacões em tons escuros de cinza para quem trabalha diretamente na oficina
Obviamente, essas são apenas algumas ideias, mas ajudam na rápida identificação de quem procurar em cada situação.
Praticidade também conta
Não se esqueça de optar por modelos versáteis e que atendam às principais necessidades que cada trabalhador. Uma dica é apostar nos bolsos para facilitar o trabalho no dia a dia.
Mecânicos carregam muitas ferramentas junto ao corpo, por isso, é uma excelente ideia que eles possam colocar alguns desses itens em bolsos grandes. Já os atendentes e vendedores carregarão consigo alguns blocos de anotações e canetas, por exemplo, exigindo bolsos menores.
A simples disposição adequada desses compartimentos pode facilitar o dia a dia do seu time. Assim, o uniforme se transforma também em uma grande utilidade e em uma motivação para a equipe de trabalho.
Como planejar a compra dos uniformes para a oficina?
Parte da gestão de pessoas na oficina é a parte de planejamento da compra de uniformes, afinal, essa é uma necessidade dos trabalhadores. Então, para que você realmente atenda à demanda e aproveite os benefícios dessa iniciativa, nada melhor do que traçar um plano.
É importante escolher bem os modelos, as cores, os tecidos, os tamanhos e os fornecedores dos uniformes. Tudo isso vai afetar o resultado da iniciativa (e acompanhar seus trabalhadores por um bom tempo).
Aqui vão algumas dicas extras:
- Defina o objetivo dos uniformes, que imagem eles devem transmitir e quais necessidades devem suprir
- Pesquise os modelos mais adequados para este segmento de atuação, já que eles devem ser adequados ao tipo de trabalho que os funcionários realizam na oficina
- Escolha alternativas confortáveis, práticas, resistentes e seguras, sempre conforme as normas técnicas e regulamentações do setor
- Eleja as cores e os tecidos, que devem combinar com o ambiente da oficina e com a imagem da empresa
- Faça um levantamento dos tamanhos para garantir que os uniformes sirvam bem nos funcionários, evitando desperdício, trocas e ajustes desnecessários
- Negocie com fornecedores confiáveis, com bom preço, prazo de entrega e garantia em caso de defeitos ou problemas
Com essas dicas, você já pode escolher um bom uniforme para a sua equipe. Assim, toda a sua empresa ganha em termos de confiabilidade e autoridade em relação à concorrência, o que pode ser um excelente diferencial competitivo.
Quer continuar ampliando seus conhecimentos sobre a equipe? Então, confira nosso guia — Gestão de Pessoas na Oficina Mecânica: Tudo (e mais um pouco) que você precisa saber