Aprenda a calcular o gasto de gasolina do seu carro!

O carro é um dos principais meios de transportes no Brasil e no mundo. Afinal, apresenta vantagens que outros meios não detêm, como fornecer maior conforto. Mesmo nos dias de hoje, ainda é possível encontrar motoristas que não entendem muito sobre os aspectos funcionais desse meio de transporte. Também encontramos motoristas com dificuldades para calcular o gasto de gasolina do seu veículo.

Ter uma noção sobre alguns temas contribui para que o motorista prolongue a vida útil do veículo. E contribui também para que tenha maior economia.

A esse respeito, como falamos acima, podemos citar a importância de calcular o gasto de gasolina do seu carro. Em tempos de alta no valor do combustível, saber realizar esse procedimento contribui para que você identifique ações e estratégias visando controlar esse gasto.

Preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual é a importância de calcular o gasto de gasolina do carro?

O consumo de combustível é uma das principais despesas apresentadas por um veículo. Normalmente, ao adquirir esse bem, o proprietário apenas se preocupa em controlar os gastos com revisões preventivas dos sistemas mecânicos. Manutenções corretivas dos componentes, entre outros, e acabam se esquecendo de medir as despesas com gasolina.

A esse respeito, mesmo que os outros fatores sejam de total relevância quando o assunto é economia, não podemos esquecer de mensurar o consumo do veículo.

Afinal, nas últimas décadas, o preço da gasolina foi um dos que mais sofreram ajustes. De modo a apresentar nos dias atuais uma média de valor considerado alto ao ser comparado com outros países. Houve um momento na história em que a preocupação com o consumo não era algo comum, visto que os preços eram relativamente baratos.

Por isso, a fabricação de veículos com baixa média de km/l, agradaram o mercado. No entanto, a realidade atual é bem diferente. Seja seu veículo a diesel, gasolina ou etanol, é sempre importante ficar atento aos valores de km/l produzidos pelo automóvel.

Com esse parâmetro, você identifica facilmente se o seu modelo está apresentando uma relação positiva de quilômetros por litro. Ou ainda, se há a necessidade de realizar manutenção e check-up do carro para estabelecer o consumo ideal. Você também pode conferir por meio do cálculo se o seu modo de condução está favorecendo maior gasto de combustível. Trataremos este assunto mais adiante.

Como esse cálculo deve ser feito?

Agora que você já sabe a importância de inspecionar o consumo de combustível do seu carro, vamos mostrar como realizar esse procedimento.

Basicamente, é preciso tomar como base um valor de litros de gasolina para realizar o teste. Dessa forma, você pode efetuar o abastecimento quando o veículo chegar na capacidade reserva. Verifique o valor em litros de combustível registrado na bomba do posto de gasolina.

Utilize normalmente o veículo e, ao chegar na capacidade reserva de novo, registre o número de quilômetros percorridos pelo automóvel. Esse valor será dividido pela quantidade de litros abastecida. Como exemplo, imagine que um carro contenha em seu tanque 10 litros de gasolina e percorra uma distância de 100 km até chegar na reserva. Sua autonomia será:

Autonomia = 100 km / 10 l

Ao realizar esse cálculo, encontramos o valor de 10 km/l, ou seja, a cada litro de gasolina, o veículo é capaz de andar 10 quilômetros. Vale pontuar que já existem sistemas tecnológicos em alguns modelos atuais que disponibilizam o consumo médio do veículo por meio de um computador de bordo. Isso facilita muito o trabalho do condutor e permite que ele tenha uma atualização constante de como está a eficiência do seu automóvel.

Em alguns carros importados, a relação de consumo é um pouco diferente. Isso porque eles indicam o valor utilizado em litros pelo motor a cada 100 km rodados. Assim, é necessário realizar um cálculo rápido semelhante à primeira situação mencionada. Imagine, por exemplo, um carro que apresentou um registro de 12 l / 100 km. Para saber sua autonomia, basta efetuar a divisão de 100 km pelo valor em litros:

100 / 12 = 8,3 km/l

Quais fatores podem interferir no consumo do combustível?

Agora que você já entende a importância de realizar o cálculo do consumo de gasolina do seu carro, é necessário frisar quais os fatores que interferem nesse valor.

Os dois primeiros que podemos citar estão ligados ao modo de condução do motorista. Acelerações e desacelerações desnecessárias e passagem incorreta das marchas influenciam diretament. Quanto ao primeiro tópico, percebe-se que muitos condutores criam o hábito de conduzir o veículo realizando arrancadas bruscas e desnecessárias.

Isso, além de causar o desgaste prematuro de peças, como embreagem e pastilhas de freio, faz com que o carro gaste mais combustível devido às acelerações.

Já no procedimento de troca de marcha, é preciso estar atento à forma mais adequada de realizá-la para obter maior economia. O segredo é equilibrar o torque e o giro do motor com a progressão de marcha. Pois, “esticar” muito as marchas pode contribuir para o maior consumo do veículo.

Quanto aos outros aspectos, temos também o desgaste de componentes do automóvel, que pode gerar o alto consumo. As velas desgastadas, por exemplo, podem fazer com que a queima da gasolina na câmara de combustão não seja eficaz, o que reduzirá o aproveitamento do combustível.

Por fim, vale citar também a relação dos pneus com esse tema. Rodar com uma calibragem abaixo do recomendado ou com os pneus desalinhados aumenta a resistência do veículo ao movimento, o que eleva o esforço do motor e o gasto de gasolina.

Essas foram as principais informações sobre como calcular o gasto de gasolina no seu carro. Vale ressaltar que a busca por maior economia tem feito várias pessoas optar por adquirir carros híbridos. Uma vez que, esse modelo conta com propulsão de um motor elétrico além do motor a combustão, fazendo com que o carro gere valores satisfatórios de km/l.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso manual sobre como dirigir bem e fique por dentro de mais temas relevantes para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.