Carreta semirreboque, reboque e manutenção
Carreta semirreboque e reboque saiba a diferença
Você já se perguntou qual é a diferença entre semirreboque e reboque? Muitas pessoas confundem os dois termos, mas eles não são a mesma coisa! Está na hora de aprender a diferenciar esses dois recursos.
Neste post, vamos explicar as principais características de cada um e para quais finalidades eles servem. Além de citar os tipos de semirreboque e como é feita sua manutenção. Se você quer entender melhor o assunto, continue a leitura!
Qual é a diferença entre semirreboque e reboque?
Um semirreboque é um veículo que não possui eixo dianteiro e que se apoia na traseira de um cavalo mecânico. Ele é acoplado ao caminhão por meio da chamada quinta roda, que permite o giro e a articulação entre os dois veículos. Já o reboque é um veículo que possui minimamente 2 eixos um dianteiro e um traseiro e é puxado por outro veículo, como um caminhão ou uma caminhonete.
A principal diferença entre semirreboque e reboque é que o primeiro faz parte de caminhões de carga, enquanto o segundo é totalmente independente. Isso implica em algumas vantagens e desvantagens para cada um. Por exemplo:
- O semirreboque, geralmente tem maior capacidade de carga e melhor estabilidade, mas pode ter um custo maior de manutenção, as manobras são mais difíceis e ele também exige habilitação diferenciada
- O reboque, geralmente tem menor capacidade de carga, é menos estável, mas costuma ter um custo menor de manutenção, é mais fácil de manobrar e não exige habilitação especial.
- Carreta baú — conta com estrutura fechada, feita de metal ou de fibra, protegendo a carga das variações climática, de roubos e de outros eventuais danos
- Carreta sider — tem a estrutura aberta nas laterais, sendo coberta por uma lona que pode ser enrolada para facilitar o carregamento e o descarregamento
- Carreta tanque — conta com uma estrutura cilíndrica, geralmente de metal, que armazena líquidos ou gases
- O sistema elétrico
- Os pneus
- E as rodas