Controle de tração e estabilidade: diferenças e tecnologias
Controle de tração e estabilidade: diferenças e tecnologias
O controle de tração e controle de estabilidade são dois mecanismos fundamentais para manter um veículo na pista. Mas, apesar de servirem à mesma finalidade, funcionam de maneiras diferentes.
Neste post, vamos explicar como cada um deles atua e quais são as tecnologias mais avançadas nessa área. Então, fique de olho para ficar por dentro do assunto e garantir que o seu caminhão trafegue de forma mais segura. Aproveite!
O que é o controle de tração?
O controle de tração é um sistema que ajuda a impedir que as rodas do carro ou do caminhão derrapem quando o motorista acelera ou freia. Ele funciona por sensores, que detectam a velocidade e a aderência de cada uma das rodas e enviam sinais para o computador de bordo. Assim, essa tecnologia ajusta a potência do motor imediatamente, bem como a pressão dos freios para que o veículo fique estável.
Esse recurso é especialmente útil em situações de baixa aderência, como em pistas molhadas, escorregadias ou até mesmo com neve. Ele também melhora o desempenho do veículo em curvas, subidas e descidas.
Para aumentar a segurança dos ocupantes de um veículo, o controle de tração vem se tornando cada vez mais comum nos caminhões mais modernos, já que oferece muitas vantagens. Além de prevenir derrapagens e aumentar a estabilidade, ele também reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
O que é controle de estabilidade?
O sistema de controle de estabilidade automotiva, na prática, é capaz de detectar e corrigir desvios de trajetórias durante a condução, proporcionando mais segurança e conforto ao motorista.
Tal sistema não é mais um acessório diferencial dos modelos, mas sim um item obrigatório para todas as montadoras.
De acordo com a Resolução 567/2015 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o sistema de controle de estabilidade passou a ser considerado um item obrigatório em todos os carros novos fabricados e comercializados no país a partir de 2022.
Qual é a diferença de controle de tração e estabilidade?
Diferentemente do controle de tração, o controle de estabilidade é voltado para o fim de impedir que o veículo saia da trajetória desejada pelo motorista quando ele faz uma curva ou uma manobra brusca, por exemplo.
Imagine que você está em uma estrada sinuosa e entra em uma curva muito fechada. Se o seu veículo não tiver controle de estabilidade, ele pode derrapar ou tombar se você não reduzir a velocidade ou se virar o volante demais.
Agora, se o seu veículo tiver controle de estabilidade, o sistema vai detectar que ele está saindo da trajetória e vai aplicar os freios em cada roda, de maneira individual, ou reduzir a potência do motor para corrigir a direção do veículo. Assim, você tem mais segurança e precisão na hora de dirigir.
Sendo assim, podemos dizer que o controle de tração e o controle de estabilidade são sistemas complementares e atuam em situações diferentes, mas com o mesmo objetivo: manter o veículo sob o controle do motorista. Eles são muito úteis para evitar acidentes e melhorar o desempenho.
Lembrando que ambos os sistemas são muito importantes para a segurança dos ocupantes do veículo, mas não são infalíveis. O motorista deve sempre respeitar os limites de velocidade e as condições da via, além de manter em dia a manutenção preventiva do caminhão. Caso contrário, nem o controle de tração nem o controle de estabilidade poderão evitar um acidente.
Quais são as principais tecnologias para controle de tração e estabilidade?
Para proporcionar um maior controle de tração e estabilidade, os veículos vêm equipados com recursos tecnológicos importantes, que entregam todo esse desempenho e segurança.
ABS (sistema antitravamento dos freios)
Basicamente podemos dizer que tanto o controle de tração quanto o de estabilidade são controlados pelo sistema ABS é a sigla em inglês para Anti-lock Braking System, que significa Sistema Antitravamento dos Freios. Esse sistema eletrônico evita que as rodas do veículo travem durante uma frenagem brusca ou em pistas escorregadias, além do controle da rotação do motor.
Os principais componentes do controle de tração e estabilidade são:
- modulador hidráulico;
- sensor de velocidade da roda;
- sensor do ângulo da direção;
- sensor yaw;
- atuadores;
- unidade de controle.
Tecnologias para ficar de olho
Os caminhões são veículos essenciais para o transporte de cargas e pessoas, mas também apresentam riscos para a segurança nas estradas. Por isso, é importante que os motoristas e as empresas de caminhões estejam atentos às novas tecnologias de segurança que podem prevenir acidentes e salvar vidas. Algumas das tecnologias de segurança de caminhão que podem evitar isso incluem:
- Sistema de frenagem automática
- Sistema de alerta de saída de faixa
- Sistema de monitoramento de ponto cego
- Sistema de comunicação veicular
Estas são apenas algumas das tecnologias de segurança de caminhão para ficar de olho em 2024. Elas podem trazer benefícios tanto para os motoristas quanto para os pedestres, ciclistas e outros motoristas nas estradas.
Porém, é preciso lembrar que nenhuma tecnologia substitui a responsabilidade e a atenção do motorista, que deve seguir as normas e as boas práticas de direção. Afinal, a segurança é um dever de todos!
Gostou das informações que acabou de conferir? Então, aproveite para checar nosso material sobre Quais são os tipos de freios de caminhão!