EPI para oficina mecânica: 7 principais a serem usados
Os equipamentos de proteção individual ainda enfrentam resistência de empregadores e empregados, apesar de constituírem a melhor prática de segurança para trabalhadores que atuam em funções perigosas. Mais que isso, as dúvidas sobre o tema são comuns e impedem seu máximo aproveitamento.
Se você quer entender melhor o uso de EPI para oficina mecânica, que tal estar ciente das responsabilidades das empresas e dos colaboradores quanto a eles, saber quais são os principais ou conhecer os riscos de não utilizá-los?
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo que responde a todas essas questões. Confira e fique por dentro desse assunto!
O que são e para que servem os EPIs?
Os equipamentos de proteção individual são itens de segurança que visam garantir o bem-estar e a saúde dos trabalhadores quando medidas coletivas para a eliminação de riscos no ambiente profissional não podem ser tomadas.
Assim, servem para assegurar a integridade física de colaboradores que executam funções que apresentam algum nível de perigo pessoal, a fim de evitar danos, acidentes e doenças ocupacionais.
Qual é a importância do EPI para oficina mecânica?
Qualquer EPI para oficina mecânica, da mesma maneira que equipamentos pessoais para diversas outras atividades laborais, está sujeito ao que determina a Norma Reguladora número 06 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR-06/MTE).
Dessa forma, a primeira motivação para um empreendimento instruir e oferecer ou para os colaboradores utilizarem tais dispositivos é a legislação. Afinal, nela são atribuídas suas responsabilidades. Tais como:
- às empresas cabe disponibilizar os EPIs, realizar treinamentos e campanhas de conscientização sobre eles, registar e comprovar essas práticas etc.;
- aos profissionais compete, além de usar, guardar e conservar esses itens conforme a orientação fornecida.
Associado a isso, há a previsão legal de consequências para o descumprimento desses parâmetros, atingindo tanto o negócio — com multas, indenizações etc. — quanto o funcionário — que podem ser advertidos ou demitidos por justa causa. Assim, obedecer à lei significa evitar punições.
Mas, mais que atender as normas, a importância de recorrer a essa proteção é vista diariamente. Enquanto cabe aos empregados perceberem que são eles os maiores interessados em manter a própria saúde e segurança. Do ponto de vista empresarial, a prevenção é menos onerosa e mais fácil que reparar os danos.
Pois, nesse ambiente cheio de riscos — físicos, químicos ou biológicos — o afastamento provisório ou definitivo dos membros do grupo afeta a capacidade de cumprir os prazos de entregas aos clientes e demanda perdas financeiras.
Quais EPIs para oficina mecânica não devem faltar?
Quando se trata de EPI para oficina mecânica, eles são um conjunto de equipamentos para serem usados em diversas situações arriscadas do dia a dia dos mecânicos. Veja os 7 principais a seguir!
1. Óculos com proteção na lateral
Faíscas dos reparos na funilaria, pó oriundo dos processos de lixamento ou agentes químicos são alguns dos riscos aos olhos que os óculos de segurança com proteção na lateral evitam.
Além disso, quanto mais translúcido o material melhor será a visibilidade. Assim, deve-se manter esse EPI para oficina mecânica sempre limpo, garantindo qualidade da execução das tarefas.
2. Luvas
As mãos dos mecânicos estão sempre envolvidas em seu trabalho, uma vez que essa atividade exige a manipulação de ferramentas ou peças. Por isso, utilizar luvas diminui a possibilidade de danos. Porém, é preciso levar em conta a tarefa para escolher o material que deve ser:
- couro para a funilaria ou;
- impermeável para pintura.
3. Máscara
As máscaras de proteção que funcionam como respirador, filtro e purificador de ar são um EPI para oficina mecânica que atua contra a inalação de:
- radiações;
- odores;
- microorganismos;
- partículas;
- vapores;
- gases;
- ácidos.
Dessa maneira, desde os processos físicos até os químicos somente devem ser realizados com a segurança fornecida por esses equipamentos.
4. Protetor auricular
Os sons de máquinas em funcionamento, motores automotivos ligados, movimentação de peças e manipulação das ferramentas da oficina fazem parte do cotidiano dos mecânicos, certo?
O que pouca gente repara é que ficar exposto a eles por um longo tempo, como o da jornada de trabalho dos profissionais envolvidos com esse serviço, é danoso à audição. O protetor auricular resguarda os ouvidos disso.
5. Protetor facial
Diferentemente da máscara, que funciona como um filtro respiratório, o protetor facial serve de barreira física para toda a face contra partículas, faíscas, limalhas, graxas, solventes etc. Além disso, deve contar com lentes de ação contra a radiação ultravioleta para ser usado durante a solda.
6. Calçado
Por ser uma atividade que depende de ferramentas pesadas para ser realizada, o serviço de mecânico apresenta riscos para os pés dos trabalhadores, que podem sofrer fraturas se esses itens caírem sobre eles. Nesse cenário, um calçado de segurança — sapato ou bota — é a medida preventiva ideal.
7. Mangas e avental
Mais que o conhecido macacão de mecânico feito em tecido grosso, o uniforme desses profissionais também deve contar com aventais e mangas. Eles diminuem acidentes como queimaduras, cortes ou abrasões, sem restringir os movimentos dos colaboradores.
Quais as consequências de não usar ou de utilizar incorretamente os EPIs?
Como visto, não utilizar o EPI para oficina mecânica ou fazê-lo de modo incorreto, gera consequências negativas tanto para o andamento e a rentabilidade do negócio quanto para o bem-estar do profissional.
Seja pela não disponibilização desses equipamentos pela empresa ou pela recusa dos funcionários em usá-los, empreendimentos e equipes perdem com sua falta. Afinal, ninguém quer os possíveis danos decorrentes de acidentes ou doenças ocupacionais, não é mesmo?
Se isso acontecer a saúde dos colaboradores sofre e para a oficina só restam potenciais efeitos como:
- multas administrativas;
- processos judiciais;
- pagamento de insalubridade;
- indenizações;
- atraso na entrega de serviços;
- perda de produtividade;
- custos para contratar e treinar novos membros para a equipe.
Não só os 7 equipamentos de segurança pessoal que listamos são imprescindíveis, como qualquer EPI para oficina mecânica previsto em lei é essencial. Eles devem ser oferecidos e utilizados, evitando riscos, danos e consequências. Assim, este conteúdo oferece diversas razões para que negócios e colaboradores adotem essa prática.
Achou este artigo útil e quer acompanhar outras publicações como esta? Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro do que postamos por lá!