Saiba quando realizar a troca do filtro de ar do carro

Um carro exige cuidados para prolongar a sua vida útil e manter o bom funcionamento das peças. As revisões periódicas são indispensáveis para evitar transtornos nas estradas e evitar possíveis acidentes relacionados ao desgaste dos seus componentes. O filtro de ar do carro é um dos elementos que necessita de troca para impedir a ocorrência de problemas na direção.

O filtro de ar do carro tem a sua própria função e pode ser revisto durante a manutenção preventiva. Neste post, vamos mostrar qual é a hora certa para trocar esse componente e qual é a importância desta peça ser de qualidade e estar em conformidade. Por fim, explicaremos para que ele serve e como é o seu funcionamento.

Deseja compreender como o filtro de ar interfere na segurança e no funcionamento do carro? Prossiga!

Entenda o que é o filtro de ar do carro e para que ele serve

O filtro de ar do carro é uma peça indispensável para o funcionamento adequado do motor dos automóveis. Esse componente tem a função de impedir a entrada de impurezas em áreas que devem ser protegidas. Existem modelos descartáveis e que são fáceis de substituir. Porém, há outros tipos com maior durabilidade e qualidade melhor.

Eles funcionam como uma barreira contra as sujeiras que ficam no ar e não deixam que as poeiras, detritos e a poluição cheguem até a câmara de combustão. Caso isso aconteça, o desempenho do motor diminui e o consumo dos combustíveis aumenta. O filtro deve filtrar as impurezas do ar que é misturado ao combustível pelo sistema de injeção eletrônica.

Esse componente fica localizado no capô sobre o motor e a sua forma pode variar de acordo com o modelo do veículo. Sem o filtro de ar, os grãos de terra seriam empurrados para o motor e poderiam causar arranhões, vazamentos, rachaduras e fazer a máquina emperrar. As impurezas diminuem a potência, atrapalham a explosão e ocupam espaço.

Confira a importância de trocar o filtro de ar

Um filtro de ar de qualidade é muito importante para o funcionamento e a segurança do automóvel. A peça não permite que a sujeira se acumule no sistema de injeção dos veículos e impede a ocorrência de vários danos que diminuem a durabilidade do motor. Mas esse componente depois de certo tempo realizando a sua função pode ficar sujo.

Em virtude disso, uma quantidade insuficiente de ar chega até o motor, fato que causar prejuízos. Ao perceber que o filtro está impregnado de impurezas, tenha em mente que o seu veículo perderá desempenho e consumirá mais óleo lubrificante. Além de gastar mais combustível e prejudicar o orçamento do motorista.

Se o proprietário do veículo passar um período muito longo sem trocar o filtro de ar, os problemas podem se agravar e o carro parar de funcionar. A demora na troca desse componente faz com que o sistema trabalhe intensamente e pode causar a queima do motor. Essa força extra para funcionar pode acarretar em enormes prejuízos financeiros.

Veja como saber a hora certa para a troca do filtro do ar

Os filtros de ar são fabricados em formato de sanfona, com diversas camadas de papel, as quais devem ser trocadas periodicamente. O componente também contém fibras de algodão que normalmente podem ser higienizados para a sua reutilização. Elas formam a barreira para reter todas as impurezas do ar. Veja a seguir como perceber o momento de trocar o filtro!

Aparência de sujeira

O primeiro indicativo de que o filtro de ar do carro está saturado e precisa ser trocado é a aparência de sujeira que ele apresenta. As camadas desse componente retêm um enorme volume de resíduos compostos por partículas bem pequenas que podem ser do tamanho de 1 mícron, ou seja, a quantidade de 1 milímetro dividida por 1.000.

Observe com atenção a cor do filtro de ar do carro e a existência de excesso de poeiras, fuligem, areia etc. Caso tenha dúvidas sobre o comprometimento do componente, vale a pena pedir a opinião de um profissional especializado. Afinal, esses cuidados evitarão uma série de danos que poderão causar a troca de outras peças do motor que custam mais caro.

Sinais de desgaste

O componente precisa ser trocado assim que apresentar os sinais de desgaste. Essas condições podem ser percebidas visualmente, basta o condutor verificar a quantia de sujeira presente nessa peça. O filtro não permanece limpo devido à sua função, mas se ele estiver com excesso de detrito, é hora de trocá-lo para ter certeza de que o motor funcionará normalmente.

Outro sinal que pode ser facilmente percebido é o aumento do consumo do combustível, assim como a elevação da temperatura da área interna do automóvel. As falhas nas primeiras marchas, chiado e ruídos no motor também apontam para a necessidade de troca do filtro de ar. Se houver algum dano, o condutor perceberá fumaça dentro do carro.

Tempos de uso indicados

Todas as peças dos veículos têm um tempo de uso indicado. No caso do filtro de ar do carro, a validade varia conforme o modelo do carro e a necessidade de limpeza. Por esta razão, é necessário verificar o manual do fabricante e seguir as instruções contidas nesse documento. Um fator que influencia na durabilidade desse componente é o local de circulação.

Caso o automóvel seja utilizado para rodar em regiões com muita poluição ou estradas de terra, os filtros ficam saturados em menos tempo. Mas há uma média que os condutores podem aplicar: a cada 5.000 quilômetros rodados nas áreas rurais e a cada 10.000 quilômetros em áreas urbanas, deve ser realizada a troca desse componente.

Dicas de como fazer uma manutenção

A manutenção preventiva desse componente pode ser feita em casa, desde que o automóvel esteja frio e desligado. O equipamento retém calor, razão pela qual o motorista precisa ter cuidado para evitar queimaduras. Verifique se ele está em uma caixa retangular ou quadrada na cor preta, que fica localizada perto do para-brisa.

O filtro de ar precisa ser retirado e sacudido para eliminar o excesso de sujeira. A sua cor geralmente é amarela ou branca, entretanto, se o componente estiver saturado, terá outra tonalidade que indicará a hora da sua troca. A lavagem pode danificar a peça e, sendo assim, é mais indicado substituí-la por uma nova.

Agora você já sabe quando é o momento trocar o filtro de ar do carro! Saiba que essa revisão gera economia de dinheiro, tendo em vista que reduz as despesas com combustível. Se você tiver dúvidas, procure uma oficina mecânica da sua confiança e peça para um profissional especializado verificar a necessidade de troca e fazer a substituição do componente.

Gostou das nossas dicas? Então convidamos você a curtir nossa página no  Facebook  e acompanhar as nossas publicações diárias!

Chamadas sociais

Gostaria de compreender o que é filtro de ar e para que ele serve? Confira este conteúdo agora!

Deseja entender a importância de trocar o filtro de ar do carro? Leia este artigo!

Quer conhecer os sinais que indicam a necessidade de trocar o filtro de ar? Leia este post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa