O que pode acontecer se o disco de freio estiver raspando na pastilha?
Nos sistemas de freio a disco, a frenagem do veículo é promovida pela atuação conjunta do disco e da pastilha. Porém, essa interação só deve ocorrer no momento em que o pedal é acionado pelo motorista. Ou seja, se o disco de freio está raspando na pastilha e o pedal não foi acionado, esse é um grande indicativo de que algo não está funcionando corretamente no sistema e precisa ser corrigido.
Por se tratar de uma falha que ocorre em um sistema extremamente importante e que se relaciona diretamente com a dirigibilidade e segurança do veículo, quem atua no ramo de reparação automotiva precisa estar sempre bem informado sobre as causas, os danos e possíveis soluções para evitar que o disco de freio fique raspando na pastilha continuamente.
Pensando nisso, preparamos este artigo para abordar esse tema e mostrar a você quais são os danos que esse tipo de problema pode ocasionar para o sistema de freio. Continue a leitura e confira!
Como a pastilha e o disco de freio atuam?
Antes de qualquer esclarecimento adicional, é muito importante que você entenda como a pastilha de freio e o disco interagem no momento da frenagem. Esses componentes, apesar de simples, têm uma grande importância, pois garantem a segurança dos passageiros, possibilitando a desaceleração do veículo em diferentes situações.
Assim, de forma simplificada, em um sistema de freio a disco, a frenagem ocorre em razão do contato da pastilha com o disco de freio. O atrito gerado por esse contato dificulta o movimento das rodas, que desacelera à medida que a força aplicada no pedal aumenta e, consequentemente, a pressão da pastilha sobre a superfície do disco também.
A pastilha é fabricada a partir de compostos específicos que apresentam um alto coeficiente de atrito. Isso significa que sua composição é pensada para aumentar o atrito quando em contato com outras superfícies. Por essa razão, mesmo quando o pedal é acionado de leve, já é possível perceber que o veículo desacelera.
Disco de freio EMPENADO: o que esse problema pode causar?
Como dito, a frenagem do veículo acontece a partir do contato entre pastilha e disco de freio. Porém, esse contato só deve acontecer no momento exato, ou seja, quando o motorista pisa no pedal. Qualquer contato fora dessa situação representa um problema no sistema e precisa ser corrigido.
Na prática, muitos proprietários de veículos, e até profissionais do ramo automotivo, não têm a devida compreensão sobre os problemas que um disco de freio raspando na pastilha continuamente pode ocasionar.
Diante dessa realidade, queremos não só orientar, mas abrir os seus olhos em relação aos riscos que esse tipo de situação pode causar. Confira, a seguir, o que pode acontecer se o disco fica raspando na pastilha!
Superaquecimento do sistema
Como destacado, a pastilha de freio é fabricada a partir de compostos com alto coeficiente de atrito. Isso significa que a sua superfície resiste bastante a qualquer deslizamento. Por essa razão, um dos efeitos físicos naturais do aumento do atrito é o aquecimento da superfície — para comprovar, basta esfregar uma mão na outra de forma contínua. Certamente notará que a pele aquecerá. O mesmo acontece com a pastilha e o disco.
Assim, se a pastilha fica friccionando com o disco a todo tempo, o atrito faz gerar calor. Dessa forma, a depender do tempo em que esse contato ocorre e da velocidade em que o veículo está, pode chegar ao extremo de as peças se empenarem ou até mesmo se incendiarem.
Um sinal de que o disco de freio está ruim e empenado é a trepidação do volante e do pedal do freio ao ser acionado.
Desgaste precoce das peças
Por serem componentes rígidos e resistentes ao atrito, qualquer contato ocorrido entre pastilha de freio e disco gera um desgaste — inclusive esse é o motivo que faz com que seja necessária a substituição dessas peças de tempos em tempos.
Nesse sentido, se o disco de freio permanece raspando na pastilha durante todo o tempo, certamente haverá um grande desgaste antecipado desses componentes com o passar do tempo. A consequência direta dessa situação é diminuição do intervalo de troca da pastilha de freio e/ou do disco — ou seja, será preciso substituí-las em um tempo menor, o que aumenta os custos de manutenção do veículo.
Na prática, é como se o carro estivesse freando a todo momento, desgastando os componentes que sofrem o atrito.
Aumento do consumo de combustível
Quando o disco de freio fica raspando na pastilha, como dito, é como se o carro estivesse freando a todo momento. Assim, se existe algo dificultando o movimento das rodas, isso significa que o motor terá que fazer um esforço maior para mover o carro.
Quando isso acontece, um reflexo comum é o aumento no consumo de combustível. Na prática, o atrito gerado pelas pastilhas sobre o disco, mesmo quando o pedal de freio não está acionado, torna o carro mais “pesado”, refletindo diretamente no seu consumo de combustível.
Presença de um chiado constante
Outro sinal do disco de freio empenado é a presença de um chiado constante durante a circulação do veículo. Esse ruído ocorre pelo simples fato de que peças metálicas estão em contato.
Além disso, esse ruído pode ficar mais agudo e alto quando a pastilha de freio está totalmente desgastada. Nesse caso, a base da pastilha, que é mais rígida, é que entra em contato com o disco, podendo danificá-lo mais com o passar do tempo.
Como corrigir esse problema?
Como visto, a origem do problema pode estar relacionada a diferentes situações. Por isso, ao atender um cliente com essa queixa, o primeiro passo é investigar o que pode ter causado a falha, realizando uma checagem completa no sistema de freio.
É preciso avaliar quais componentes estão danificados e/ou desgastados, quais deles necessitam ser substituídos e quais podem ser recuperados. Feito isso, certamente fica mais fácil dar uma posição para o seu cliente.
Além disso, é muito importante orientar o proprietário do carro sobre os cuidados básicos para se prolongar a vida útil dos freios, destacando, principalmente, a importância das manutenções preventivas e da utilização de peças e componentes de boa qualidade.
Nesse ponto, quem atua no ramo de reparação automotiva precisa saber da importância de sempre trabalhar com produtos de procedência, que contribuam com a experiência do cliente e com a qualidade e confiabilidade dos serviços realizados pela oficina. Um grande exemplo disso são os produtos oferecidos pela Fras-le, empresa referência em autopeças e produtos automotivos de qualidade.
Esclareceu suas dúvidas sobre disco de freio raspando na pastilha e tem interesse em garantir as melhores autopeças para os clientes da sua oficina? Então não deixe de conferir o novo catálogo de produtos da Fras-le!