Como elaborar um orçamento de oficina mecânica?

Uma das melhores dicas de organização no caso de oficinas mecânicas é investir em uma gestão sólida de desenvolvimento interno. Com ela, é possível obter ganhos em produtividade e evitar erros e despesas no processo de administração do negócio. A esse respeito, um dos assuntos que merece destaque é a elaboração de orçamento de oficina mecânica.

Isso porque sabemos que o setor financeiro é um dos departamentos vitais na sustentabilidade de qualquer empresa. Sendo assim, saber realizar uma boa gestão de despesas da oficina é fundamental para evitar deficits e desordem ao se tratar de contas de serviços mecânicos.

Mesmo sendo um assunto de grande importância, muitos gestores ainda não têm noção sobre a necessidade de mencionar os gastos em cada operação de reparo. E isso prejudica os lucros e aumenta as despesas. Então, para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, organizamos as principais informações de como elaborar um orçamento de oficina mecânica. Confira!

Qual é a importância de elaborar um orçamento financeiro?

É comum encontrar profissionais que, ao lidar inicialmente com um cliente, pedem um valor qualquer pelo serviço, visando fechar o acordo a qualquer custo. Essa atitude pode não ser tão vantajosa à empresa, já que há a possibilidade de o preço total do serviço ultrapassar o valor previamente estipulado ao consumidor.

Por isso é necessário ressaltar a importância de elaborar um orçamento financeiro em sua oficina mecânica. Esse recurso garante uma maior organização das atividades quanto aos custos envolvidos no processo de reparação. É possível até idealizar a formação de preços para executar uma determinada manutenção. E assim, levar em consideração valor das peças do reparo, materiais utilizados no trabalho e mão de obra.

Como elaborar um orçamento de oficina mecânica?

Mesmo que pareça ser um procedimento relativamente simples este é muitas vezes até negligenciado pela maioria dos profissionais. Você deve atentar para alguns pontos específicos na hora de elaborar um orçamento de oficina mecânica. Confira agora os principais!

Considere os custos e despesas

Normalmente, ao estipular valores para o serviço de reparação, os profissionais têm como principal base a média de preços de manutenção da sua concorrência. Entretanto, nem sempre essa deve ser a forma mais adequada de propor a precificação de um serviço.

Isso porque a sua oficina pode apresentar custos e despesas adicionais que outros negócios não possuem. Um exemplo é a cultura de atendimento a qualidade do trabalho, que exigem um maior investimento em equipe e peças de boa procedência. Assim, o valor final da manutenção pode ficar um pouco acima da média, não acha?

Calcule o preço da hora de trabalho dos mecânicos

Ao elaborar o orçamento de oficina mecânica, também deve ser levado em conta o preço da hora de trabalho dos colaboradores. Esse parâmetro tem uma grande influência da média de pagamento do mercado, mas deve ser modelado segundo a realidade da sua empresa. Ou seja, você deve calcular os valores de produção dos mecânicos, por exemplo, com base na qualificação, experiência e proatividade desses profissionais.

Gestão de oficina e tecnologia

Logicamente, quanto mais capacitado for o trabalhador, mais cara será sua hora de trabalho. Tendo isso em mente, você deve criar um orçamento de serviço que leve em consideração qual integrante da equipe mecânica vai realizar o trabalho, bem como o valor referente à sua hora de trabalho. Assim, os valores podem ser pontuados de forma correta.

Calcule o custo de cada peça trocada ou reparada

Outro ponto que muitas vezes acaba sendo esquecido no momento de contabilizar o orçamento de oficina mecânica é o custo referente à aquisição dos materiais e peças da manutenção. Afinal, nem sempre a oficina terá o produto necessário disponível no estoque. Nessa situação, é preciso fazer o pedido — o que pode demandar valores adicionais, como é o caso de frete e outros detalhes.

Quando o profissional não realiza essa análise, os lucros proporcionados pelo serviço podem ser comprometidos. Por conta disso, sempre realize o cálculo de cada peça trocada ou reparada, com antecedência, a fim de chegar em um número ideal de orçamento bom para a empresa e o cliente.

Calcule o markup

Antes de falar propriamente do cálculo de markup é interessante pontuar o que significa essa expressão. O termo nada mais é que uma forma de avaliar o custo total, bem como a lucratividade esperada com um determinado serviço. Assim, esse parâmetro pode ser encontrado por meio da utilização da seguinte fórmula:

100 ÷ [100 – (DV + DF + LE)]

Lembrando que o DF representa as Despesas Fixas, o DV diz respeito às Despesas Variáveis e o LE representa o Lucro Esperado. Com essa fórmula é possível encontrar a porcentagem das despesas. Com o resultado, consegue-se chegar à soma total do serviço. O orçamento, então, será a soma do custo do produto usado com as horas trabalhadas e o markup.

Como elaborar um orçamento quando a compra é parcelada?

Por fim, devemos falar também sobre como elaborar um orçamento de oficina mecânica em casos de quando a compra é feita no parcelamento. Isso pode ser algo comum no ramo, já que nem sempre o seu cliente vai ter condições de realizar o pagamento à vista — por se tratar, na maioria das vezes, de imprevistos com o veículo.

Ao oferecer, por exemplo, a opção de parcelar o serviço em até 12 vezes, você dará ao seu cliente uma alternativa de “contratar” a sua empresa. Nesse caso, você pode utilizar como recurso para melhorar a operação de compra uma máquina de cartão. Assim, será possível ter uma maior segurança na negociação e tornar o atendimento da sua oficina mais completo e satisfatório ao cliente.

Agora que você já sabe como elaborar um orçamento de oficina mecânica e suas principais particularidades, deve ter notado que esse procedimento é de grande importância para a saúde da sua empresa. Por isso, ele deve ser feito com base em pontos estratégicos no cálculo de despesas e lucros, combinado?

Gostou do artigo? Então, confira também o nosso post com as principais dicas para aumentar as vendas na sua oficina e fique por dentro de mais temas relevantes ao seu negócio!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.