4 dicas para fazer a precificação de serviços da oficina
Hoje, os carros estão cada vez mais modernos e, com isso, as peças acabam sendo comercializadas por um valor de mercado maior do que o praticado há alguns anos. Por conta disso, muitas oficinas vêm recebendo questionamentos sobre a precificação de serviços e produtos.
Estipular o preço de um serviço não é uma tarefa fácil. É preciso encontrar o ponto certo para não perder clientes e, ao mesmo tempo, alcançar o maior lucro possível para o negócio. Dessa forma, é muito importante que o dono de uma oficina saiba definir corretamente o preço de seus serviços.
Dada a relevância do assunto, neste post vamos explicar o que, de fato, é a precificação de serviços e o que você deve levar em conta nessa prática. Aqui, daremos 4 dicas para ajudá-lo a estipular o preço adequado para os serviços oferecidos em sua oficina, abordando pontos como o levantamento de custos, público-alvo e situação do mercado.
Além disso, vamos expor outros componentes que interferem na precificação de serviços de uma oficina. Pronto para conhecer mais sobre esse tema? Então, venha conosco!
Precificação de serviços em oficinas
Como o próprio nome diz, a precificação de serviços se trata da definição de um preço para uma determinada tarefa desempenhada. No caso de uma oficina mecânica, os principais fatores que determinam qual será o preço cobrado por um serviço são:- custo do material ou da peça trocada (se houver);
- custo da mão de obra;
- lucro estipulado para o serviço etc.
1. Faça um levantamento de custos
No momento de definir um preço é muito importante saber o quanto se está gastando direta e indiretamente com o serviço. Veja a seguir alguns custos que você deve incluir na precificação final:- preço da peça utilizada e do frete;
- valor das horas do mecânico;
- pagamento de salários de outros profissionais (recepcionistas, gerentes, gestores);
- custos trabalhistas (demissões, contratações etc.)
- custos fixos com o local (água, energia, aluguel, manutenção de equipamentos etc.);
- investimentos em estratégias de marketing;
- gastos com treinamento de pessoal;
- custos variáveis (impostos).