filmesdecaminhoneiros

6 filmes de caminhoneiro para você se inspirar

Para aproveitar os importantes momentos de descanso, nada melhor do que se acomodar em frente à televisão e assistir a bons filmes de caminhoneiro, não é mesmo? Essa é uma excelente maneira de relaxar enquanto descobre histórias incríveis dessa rotina na estrada que conhecemos tão bem.

É justamente a representação das situações vivenciadas no dia a dia que chama a atenção desses profissionais para esses títulos. Para agradar a todos os gostos, há opções dos mais variados gêneros, como aventura, ação, drama, suspense e terror.

Confira agora os 6 filmes de caminhoneiro que selecionamos para você assistir e se inspirar!

1. Comboio (1978)

Esse verdadeiro clássico conta a saga de um motorista de caminhão que decide se rebelar contra a corrupção policial. Corrupção essa que tomava conta das estradas do Arizona e do Novo México, nos Estados Unidos. O estopim para a revolta de Rubber Duck, o protagonista, foi a humilhação que sofrera ao ser agredido e assaltado por um dos agentes da lei, o xerife Lyle.

Para colocar sua vingança em prática, ele convoca seus aliados de estrada em um grande protesto da categoria. Diversos temas sociais também servem como enredo para a trama, como preconceito de raça, de gênero, desigualdade e luta de classes. O ponto alto do filme fica por conta das ótimas atuações e das cenas de perseguição, que são repletas de ação.

“Comboio” foi inspirado na canção de C.W. McCall chamada “Convoy”, que é também o título original do filme. Ele pode ser encontrado em plataformas de streaming especializadas em filmes antigos, como o Oldflix.

2. As Aventuras de B.J. (1979)

Para os que preferem acompanhar uma série, “As Aventuras de B.J.” é a recomendação ideal. A produção conta as divertidas histórias vividas pelo caminhoneiro Billie Joe McKay na companhia de Urso, o seu macaco de estimação, pelas estradas americanas.

Na boleia do icônico caminhão vermelho e branco, os dois enfrentam diversos caminhoneiros rivais, policiais corruptos e bandidos que encontram pelo caminho. Ele ainda precisa lidar com o xerife Lobo, que vive atrás de um motivo para prender B.J.

Seus 48 episódios trazem sempre um humor inocente em conjunto com uma boa dose de aventura, fazendo da série uma boa opção para assistir com toda a família. Nos anos 1980, ela chegou a ser exibida em TV aberta no Brasil. Atualmente, é possível encontrar vários capítulos completos e dublados no YouTube.

3. Estrada Alucinante (1998)

Após se envolver em um grave acidente na estrada, o caminhoneiro Jack Crews, estrelado por Patrick Swayze, é condenado pela Justiça e perde o direito de dirigir. Colocado em liberdade condicional, ele passa a trabalhar como mecânico e reconstrói sua vida ao lado de sua mulher e filha.

No entanto, sua nova rotina tranquila é abalada quando ele se vê diante de uma dívida de 9 mil dólares, que deve ser paga para evitar a execução da hipoteca de sua casa. Para conseguir esse dinheiro, Crews decide aceitar o frete mais arriscado em que já trabalhou. Afinal, além de arriscar sua liberdade condicional por não poder mais dirigir, ele descobre que a carga se trata de diversas armas ilegais que serão traficadas.

O filme era frequentemente exibido na TV em meados dos anos 2000, o que ajudou a torná-lo conhecido do grande público. Para conferi-lo hoje em dia, é preciso adquirir uma cópia em DVD, já que ele não está disponível em nenhuma plataforma de streaming nacional.

4. Falcão: O Campeão dos Campeões (1987)

Provavelmente, esse está entre os primeiros títulos que nos vêm à mente quando falamos em filmes de caminhoneiro. Com Sylvester Stallone no papel do protagonista Lincoln Falcão, o longa garante muita ação e uma história envolvente do início ao fim.

A história retrata uma das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais das estradas, que é a distância da família. Após a morte de sua mulher, Falcão tenta reconstruir a relação com seu filho, Michael, de quem se afastou anos atrás.

Juntos em uma longa viagem, os dois buscam formas de lidar com seus problemas familiares do passado. Em Los Angeles, um torneio de queda de braço pode ser a oportunidade ideal para fortalecer essa reaproximação.

O filme é elogiado sobretudo por aspectos como sua trilha sonora e pela excelente atuação de Stallone, que vivia o auge da sua carreira. Atualmente, ele está no catálogo da plataforma de streaming Telecine Play.

5. Caminhoneira (2008)

Esse filme prova que o gênero pode combinar muito bem com uma protagonista feminina. No drama “Caminhoneira”, a protagonista Diane (Michelle Monaghan) é uma motorista que adora levar a vida rodando pelas estradas e passar o tempo com seus companheiros de profissão.

Tudo isso muda radicalmente quando seu filho, Peter, de apenas 11 anos, é colocado sob sua responsabilidade. Enquanto, seu ex-marido tenta se recuperar de um câncer. Para lidar com essa nova realidade, ela é obrigada a exercer de fato o papel de mãe, transformando a maneira como encara sua vida.

Uma curiosidade interessante é que a atriz Michelle Monaghan teve de aprender de verdade a dirigir caminhões para gravar as cenas, o que rendeu a ela prêmios de atuação pelo trabalho. Se você se interessou pelo longa, precisará procurar por uma cópia física em DVD para assisti-lo.

6. O Sal da Terra (2008)

Representante do cinema nacional em nossa lista, “O Sal da Terra” é baseado em uma história real de um padre caminhoneiro. Ao longo de suas viagens pelo Brasil na boleia de seu caminhão-capela, padre Miguel se depara com pessoas de todos os tipos. O que o faz compreender melhor a diversidade humana.

Para ele, essa jornada é uma verdadeira missão que tem o objetivo de amparar os que precisam às margens das estradas. Esse enredo único e cativante fez com que o filme vencesse o prêmio European Spiritual Film Festival. Foi vencedor também do Margarida de Prata, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O título está disponível por meio do Google Play Filmes e também do YouTube, onde é possível adquiri-los para ter acesso vitalício em diferentes dispositivos.

Além de entreter, os filmes de caminhoneiro podem transmitir diversas lições, como a importância da segurança nas estradas e também de um bom planejamento para evitar problemas durante as viagens. Ou seja, assisti-los durante as horas livres garante diversão e pode até mesmo aprimorar o seu desempenho como motorista profissional.

Gostou deste conteúdo? Então, assine a newsletter e receba as nossas novidades em sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.