Como ter uma oficina moderna? Aprenda as principais dicas para destacar o seu negócio

Quando está procurando uma oficina mecânica, é natural que o cliente opte pelas empresas mais atualizadas. Deseja também encontrar equipamentos com tecnologia de ponta, atendimento ágil e personalizado e peças de qualidade. Para quem é empresário, investir em uma oficina moderna é indispensável, especialmente, na época em que vivemos.

Durante a pandemia do coronavírus na qual o isolamento social se tornou obrigatório, as pessoas consolidaram o hábito de pesquisar a reputação das companhias. Assim como, a qualidade de seus serviços. Naturalmente, quem precisa realizar reparos ou manutenções em seu veículo procuram um lugar de confiança e com preço justo.

Desenvolver uma oficina moderna requer um trabalho constante e estratégico, mas, se seu objetivo é ter clientes fiéis e satisfeitos, vale a pena. A Fras-le preparou este material especial para quem deseja se diferenciar nesse segmento. Confira a seguir!

1. Afinal, o que é uma oficina moderna?

Se existe um setor que está sempre se modernizando é o automotivo. A mobilidade diversificada, a condução autônoma, a conectividade e a eletrificação são algumas das tendências que têm impactado esse mercado nos últimos anos. São nesses assuntos que os donos de oficina precisam ficar de olho, pois, influenciando o setor, influencia-se o modo de trabalho, os consumidores e a cadeia como um todo.

A McKinsey, uma empresa internacional de consultoria de gestão, desenvolveu um estudo há alguns anos, apontando quais seriam as práticas mais promissoras para esse mercado até 2030. Entre elas, pode-se citar a adesão massiva aos carros elétricos (de acordo com a pesquisa, em cidades mais densas, pode chegar até a 50%), um crescimento ainda maior dos serviços de mobilidade (como uber) e a atuação de startups no segmento.

Para modernizar uma oficina, tendências como essas devem ser levadas a sério. Acompanhar as novidades e atualizações da área é fundamental para se adaptar e diferenciar em um setor tão competitivo. Um negócio moderno não se limita à tecnologia, embora boa parte das mudanças a tenham como base. Uma oficina moderna tem credibilidade em seus serviços e mais facilidade para se engajar nas mudanças que o futuro proporciona.

2. Por que é importante investir em modernização?

Toda empresa passa por uma modernização. Trata-se de um processo inevitável e, quando ele não acontece, é provável que o negócio não sobreviva. Isso se deve às demandas atuais do mercado, bem como as constantes atualizações tecnológicas. O comportamento do consumidor muda, com isso, o mercado precisa acompanhar, e vice-versa.

Com o tempo isso se tornou necessário, porque passou a representar mais que uma oportunidade de lucratividade: é uma chance de reduzir custos, atrair mais clientes para a empresa e tornar sua experiência diferenciada. Entenda melhor esses motivos abaixo.

2.1. Redução de custos operacionais

A maioria das companhias está constantemente considerando novas maneiras de reduzir seus custos operacionais e aumentar sua lucratividade. Um dos meios mais simples de economizar — por meio da modernização da oficina — é substituindo as lâmpadas convencionais pelas de LED. Pode parecer pequeno, mas considerando a alta histórica pela qual o serviço passou esse ano, essa mudança pode ser significativa no fim do mês. Além dessa conta, há outras despesas que podem ser reduzidas, como o consumo de internet, telefone (especialmente quando se trabalha com planos de operadora) e água.

Uma alternativa é trocar o regime de trabalho dos empregados. Com a reforma trabalhista, a alteração de CLT para PJ (pessoa jurídica) ficou menos burocrática. A modificação pode trazer benefícios para os dois lados, e o empresário consegue economizar com os encargos trabalhistas.

2.2. Melhora da experiência do cliente

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Proporcionar uma experiência marcante é uma forma de cativá-los e conquistar sua fidelidade. O relacionamento com eles precisa ser preservado e conduzido estrategicamente para render bons frutos. Com a modernização, é possível aumentar o índice de atração e retenção, potencializando as oportunidades de venda e melhorando a satisfação deles.

Investir em modernização e experiência do cliente ajuda a promover a marca, principalmente de forma orgânica, por meio das redes sociais, por exemplo. De quebra, seu negócio ainda é beneficiado pelo marketing de indicação. A melhor maneira de começar é implementando pesquisas que o auxiliem a obter informações como o NPS – Net Promoter Score.

Esse indicador possibilita conhecer mais sobre seu consumidor, inclusive se ele é leal. Depois é preciso trabalhar esses dados, associando-os a outras métricas, para identificar pontos de melhoria e desenvolver um plano de ação. Os feedbacks de quem consome seus serviços são essenciais para melhorá-los.

2.3. Atração de novos clientes

A chegada de novos clientes é um dos objetivos do investimento na experiência, mas a modernização da oficina, como um todo, promove esse resultado. Sabe aquela frase “propaganda é a alma do negócio”? Uma das consequências de ter uma oficina moderna é passar a investir em marketing – e a promoção acontece como consequência.

Todo negócio deseja ser visto e lembrado. As redes sociais são um bom exemplo de como isso pode ser potencializado. Quanto mais se investe em atualizar seus processos, mais se ganha tempo para atrair mais clientela, seja anunciando, criando parcerias e ações promocionais ou estreitando o relacionamento com a lista que já tem.

2.4 Aumento do ROI do negócio

ROI é a sigla em inglês para a expressão retorno sobre investimento. Trata-se de uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou a partir dos investimentos que fez. Ela é usada, principalmente, para as ações de marketing. O uso desse indicador é muito útil, visto que, há alguns anos, era menos viável entender o que estava dando resultado nesse setor.

A utilização de indicadores já funciona como uma modernização do negócio, porque demonstra sua preocupação e prática para melhorar os resultados por meio de métricas, de análise e pesquisa. Para aumentar esse índice, é indispensável investir em marketing e tecnologia.

3. O que não pode faltar em uma oficina moderna?

Para classificar uma oficina como moderna, não são só seus procedimentos que precisam ser atualizados. Seus equipamentos e meios de trabalho também devem confirmar essa condição. Mas por onde começar?

3.1. Virtualização de processos

Se tem uma atividade que toma tempo é a operação manual. Por ser repetitiva, ela acaba tomando horas que poderiam ser dedicadas a outras ações mais relevantes e estratégicas para o negócio. Uma oficina moderna entende a necessidade e importância de se gerenciar melhor o tempo, principalmente, quando ele representa dinheiro desperdiçado.

Virtualizar os processos proporciona a redução de custos e auxilia a aumentar a produtividade. Com isso, o índice de erros operacionais também é diminuído com a padronização, gerando relatórios precisos com a integração das plataformas. De modo geral, há mais consistência e rapidez em todas as operações.

3.2. Equipamentos novos

Foi-se a época em que a imagem de uma oficina mecânica era formada por paredes sujas de graxa e chão coberto de equipamentos desgastados. Hoje, quando se encontra uma cena assim, a impressão que o cliente pode ter é que aquela empresa não é digna de credibilidade ou capaz de cuidar do seu veículo.

Qualquer empresa, independentemente do seu porte, deve levar a sério a limpeza e organização de suas instalações, assim como a qualidade dos seus equipamentos, se são modernos e duradouros. Seus materiais precisam ser tão bons quanto a sua mão de obra, de forma que seja possível dar visibilidade a sua procedência.

Uma das responsabilidades do setor de compras é se informar sobre quais são as marcas com maior credibilidade no mercado, garantindo que o cliente final confie de olhos fechados no que está sendo feito em seu veículo. Com equipamentos novos e funcionários qualificados, não tem como dar errado.

3.3. Conectividade

Sem dúvida estamos vivendo a era da conectividade. Smartphones, smartwatches e demais aparelhos eletrônicos estão interligados, promovendo nossa conexão com o mundo. Na própria oficina mecânica já se pode conectar os equipamentos para que trabalhem entre si, cada um com sua respectiva função, economizando tempo e facilitando o trabalho do mecânico.

Atualmente pode-se contar com aparelhos de alta tecnologia, que substituem o computador tradicional e são portáteis, permitindo que o profissional atenda ao cliente em qualquer lugar. Alguns modelos são à prova d’água e até de graxa. É possível conectar os equipamentos, favorecendo o processo de diagnóstico, análise e solução, já que reúne todas as informações em um único lugar.

3.4. Produtos referência no mercado

Trabalhar com produtos que são referência no mercado também é um meio de deixar o trabalho do mecânico mais fácil e a oficina, mais moderna. A Fras-le exerce essa função com excelência, disponibilizando um catálogo de peças que atende de caminhões a aviões e trens.

Contar com um parceiro como a gente é fundamental para oferecer um serviço de qualidade, que entregue o melhor para o cliente e favoreça seu retorno e fidelidade. A Fras-le é uma das marcas mais consumidas e lembradas do segmento automotivo, tendo sido premiada, recentemente com o Prêmio Inova, promovido pelo jornal Novo Varejo.

4. Como modernizar a oficina?

Agora que já sabe os benefícios de modernizar a oficina, vem a vontade de dar início ao processo o quanto antes, não é? Veja nossas dicas para começa-lo já!

4.1. Faça um diagnóstico do negócio

Quão bem você conhece sua empresa? Na hora de fazer um diagnóstico, o gestor deve estar por dentro de todos os processos. Esse procedimento vai evidenciar problemas e necessidades da organização, para, então, possibilitar a criação de um plano de ação.

O primeiro passo é coletar informações. Converse com os outros gestores, analise relatórios e observe de perto como funciona o dia a dia da sua empresa. A segunda fase é a de estudo dos dados e identificação dos problemas. Feito isso é o momento de por a mão na massa e traçar as soluções junto com as demais áreas estratégicas do negócio.

4.2. Defina o planejamento estratégico

O conceito do planejamento estratégico é muito difundido, mas nem toda empresa o leva a sério e, por isso, não consegue alcançar os resultados almejados. Esse relatório deve reunir informações sobre a situação atual da empresa, onde ela quer chegar e, principalmente, o que as pessoas envolvidas precisam fazer para que isso se cumpra.

Com a ajuda de um planejamento estratégico, é possível melhorar o posicionamento da marca, diversificar os canais de venda, otimizar a gestão financeira e aumentar a lucratividade. Antes de iniciá-lo, é necessário ter o diagnóstico preparado, porque ele serve como base para esse plano.

4.3. Tenha um plano de ação

O plano de ação é o passo a passo que as áreas vão seguir a fim de alcançar os resultados propostos. Para essa fase é preciso contar com a disciplina e o comprometimento de todos os envolvidos. Na hora de estabelecer as metas, seja objetivo e realista. Isso é essencial para evitar frustrações e o descumprimento do planejado.

Outro ponto que merece destaque são os prazos. Se as ações foram delegadas a um setor específico, ele é quem deve definir em quanto tempo vai finalizar. Claro, medidas urgentes são uma exceção, porém quando não for o caso, os responsáveis, que já sabem como é sua rotina de trabalho e como darão andamento ao solicitado, devem ter autonomia para essa decisão.

4.4. Faça benchmarking

Primeiro vamos conceituar essa expressão. Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas utilizadas por outras empresas do mesmo que segmento que a sua. Em outras palavras, é a busca por referências com o objetivo de aprimorar os processos, serviços e produtos.

Vale ressaltar que benchmarking não é plágio. Até porque cada empresa tem uma realidade e necessidade diferente. O que acontece nessa pesquisa é a observação e avaliação do que pode ser adaptado ao seu negócio. Por isso é uma prática bem-vista no ramo corporativo – quando executada com legalidade.

Se você conhece outros gestores desse segmento, converse com eles. Se possível, marque uma visita para conhecer sua oficina e ver como funciona. Lembre-se que sua referência é uma oficina moderna. Nos tópicos anteriores já foi especificado o que se vê em uma. Então, são negócios com essas características que você deve procurar.

4.5. Invista em parcerias estratégicas

Falando em conversar com outros empresários, uma boa dica é participar de eventos do seu segmento a fim de conhecer e fazer parcerias estratégicas. Também é uma forma de trabalhar seu marketing pessoal e desenvolver suas habilidades de negociação.

Parcerias são bem-vindas desde que façam bem aos dois lados. Se seu intuito for praticar benchmarking, poder contar com colegas do ramo, que tenham desafios similares aos seus, é positivo e gratificante. Por isso vale a pena investir seu tempo nessa prática.

4.6. Tenha uma cultura Data driven

Já ouviu falar em cultura data driven? Trata-se de uma metodologia que se orienta pela análise de dados. Uma empresa com esse tipo de cultura considera estatísticas, métricas e todo tipo de dados em seu processo de tomada de decisão. Muito se fala sobre analisar as informações, mas mais que isso, é importante transformá-las em estratégias que tenham impacto no negócio. Sem dúvida uma oficina moderna faz isso.

No setor de marketing, por exemplo, o data driven pode permitir criar ações mais personalizadas para clientes, aperfeiçoando esse relacionamento. Além disso, é uma maneira de reduzir os custos com o funil de vendas, identificando novas oportunidades e tendências para melhorar de forma contínua.

5. Quais cuidados são necessários?

Para ter uma oficina moderna, não basta saber o que fazer. É preciso saber o que também não funciona para sua empresa e evitar ações que gerem desperdício de tempo ou operacional. Com o que se deve tomar cuidado? Entenda a seguir.

5.1. Tenha atenção com seu orçamento

A modernização da sua oficina não deve lhe deixar no vermelho. Se deseja comprar equipamentos novos, mais atualizados, pesquise bastante, sempre dando preferência a marcas que sejam referência no mercado — mas que sejam flexíveis e lhe ofereçam boas condições de pagamento. Aproveite essa oportunidade para criar boas parcerias com fornecedores e não comprometer seu orçamento.

5.2. Use metodologias ágeis no dia a dia

Quando estiver fazendo o diagnóstico e acompanhando a rotina de trabalho das áreas da oficina, atente ao que pode ser agilizado, quais processos podem ser automatizados e quais tarefas podem ser delegadas. Uma das premissas por trás de qualquer atividade deve ser a agilidade — sem abrir mão da qualidade.

5.3. Acompanhe as novidades do mercado

Inovação é uma das palavras-chave do setor automotivo. Isso quer dizer que, frequentemente, há novidades e tendências novas, que é importante acompanhar. Carros elétricos, autônomos, conectividade e mobilidade são algumas das pautas que todo gestor de oficina deve ficar de olho.

Se possível, reserve um tempo na sua rotina ou durante a semana para pesquisar a respeito. Sem dúvida o período aplicado nisso também conta como um investimento no seu negócio.

5.4. Busque a comunicação omnichannel

Uma comunicação moderna é omnichannel, ou seja, multicanal. Quando um negócio usa essa estratégia, existe um padrão do que é comunicado, seja dentro ou fora da organização. Na prática, a mensagem é a mesma, tanto para os empregados, quanto para os clientes.

Há uma conexão entre a estética, a linguagem e o objetivo. Os canais são integrados e, independentemente do que o cliente escolha para entrar em contato, ele vai receber o mesmo atendimento: ágil, gentil e focado em soluções.

5.5. Invista em CRM e ERP

Não é incomum que, após a conquista do cliente e finalização da venda do serviço, a empresa não retome o contato. O pós-venda costuma ser negligenciado e isso compromete qualquer outra ação de fidelização do consumidor. Uma ferramenta que pode ajudar é o CRM. Seu principal objetivo é gerenciar a relação com os clientes.

Além de melhorar a satisfação deles e o ROI do negócio, esse recurso centraliza informações e documentos da clientela, facilitando o contato e novas negociações. Com isso os leads gerados têm mais qualidade, ou seja, as vendas são mais efetivas, e a comunicação intersetorial é facilitada, evitando erros em outros processos.

O ERP tem habilidades semelhantes, mas voltado para áreas de gestão, como o financeiro (contas a pagar, emissão de notas fiscais etc.). Em uma oficina ele é igualmente necessário, pois aumenta a produtividade, auxilia na redução de custos, permite a análise de dados e centraliza as informações organizacionais.

5.6. Garanta a presença digital da sua loja

Antes, ao pesquisar por um produto ou serviço, o meio mais comum era perguntar a um amigo ou familiar a respeito. As propagandas nos meios de comunicação também tinham grande relevância. Hoje, geralmente, o consumidor busca referências online a respeito do que está prestes a comprar ou contratar.

Para os empresários, isso alerta para a necessidade de investir na presença digital. Não apenas nas redes sociais, mas em conteúdo relevante (em blogs que reforcem sua autoridade no assunto, por exemplo), em anúncios etc. Mais do que nunca, a máxima do “Quem não é visto não é lembrado” faz sentido e, nos negócios, é preciso se atualizar.

Você pode começar aperfeiçoando o site da empresa. Ele contém todas as informações necessárias para tirar as dúvidas do cliente e facilitar o contato? Está atualizado com a quantidade de serviços oferecidos na oficina? Lembre-se que ele deve ser de fácil navegação, tanto em tela de computador quanto de smartphone.

Outra opção simples, mas eficiente, de aumentar sua presença digital é cadastrar sua empresa no Google meu negócio. Com isso seu endereço é encontrado com mais facilidade. Lá existe a opção de ler as avaliações sobre uma companhia: para você, pode representar a oportunidade de entender como melhorar e o que seus clientes pensam sobre seus serviços.

Modernizar sua empresa não é mais uma opção: é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio em qualquer segmento. A era da transformação digital tem ditado as tendências e é importante se manter atualizado constantemente a fim de se diferenciar no mercado e aproveitar as melhores oportunidades de fechar parcerias.

Uma oficina moderna não investe apenas em tecnologia. A gestão deve aplicar verba e tempo na análise de dados, sistemas que agilizem seus processos do dia a dia e gerem economia de recursos, além de práticas estratégicas, que culminem nos resultados almejados.

Nossas dicas de como tornar a oficina mais moderna foram úteis para sua empresa? Assine a newsletter da Fras-le e fique de olho nas tendências desse mercado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa