Serviços automotivos: tendências para o sucesso da sua oficina

Abrir uma empresa e se destacar no segmento em que atua é o desejo de todo empreendedor que almeja sucesso. Mas o que faz com que apenas alguns alcancem esse objetivo é a disposição a se adaptar às exigências do mercado. Em uma oficina mecânica não é diferente. Em um mundo competitivo, é preciso buscar constantemente a evolução para oferecer diferenciais competitivos que superem a concorrência e atraiam a atenção do cliente através de serviços automotivos.

Essa necessidade é bastante perceptível no segmento automotivo, por exemplo. Embora seja um mercado muito amplo, existe uma quantidade significativa de oficinas mecânicas. Então, como garantir que a sua seja a melhor entre elas? Uma das formas mais eficazes de se tornar uma referência é implementando na sua gestão as principais tendências do mercado para os serviços automotivos.

Ao se ajustar a essas tendências, sua empresa passa a ter como diferencial a melhor consciência ambiental e a modernização dos serviços. Logo, essas características são suficientes para atrair e conquistar o cliente, uma vez que o perfil do consumidor também se adapta às mudanças do mercado.

Quer entender melhor a importância de acompanhar as tendências para o mercado de serviços automotivos e, principalmente, como introduzir essas mudanças na gestão da empresa? Então, acompanhe a leitura deste artigo.

A importância de acompanhar as tendências de mercado

Quem acompanha o mercado automotivo sabe que essa indústria é uma das mais inovadoras e dinâmicas do mundo, pois busca constantemente implantar novas tecnologias e recursos no desenvolvimento de veículos. Diante dessa evolução contínua, os serviços automotivos também estão em constante alteração, pois é preciso acompanhar as mudanças para lidar com elas.

Para que isso fique ainda mais claro, basta voltar algumas décadas no passado e observar que os modelos dos veículos fabricados naquele tempo são muito diferentes dos que usamos hoje. Essas mudanças foram consequência do avanço da tecnologia que ocorreu ao longo dos anos.

Note que, assim como os automóveis, as oficinas mecânicas também precisaram se adaptar a essas mudanças. Afinal, sem a capacidade de lidar com tais recursos, dificilmente se manteriam competitivas no mercado. Por esse motivo, conhecer e dominar as novas implementações feitas nos veículos se tornou uma necessidade a quem atua no segmento de reparação automotiva.

Ferramentas que acompanham as tendências

Devemos ressaltar que a importância de acompanhar as tendências do mercado não se deve apenas à necessidade de conhecer e de dominar as mudanças feitas nos veículos automotivos. Ela está ligada à capacidade de saber utilizar ferramentas de gestão. Um delas é o Business Model, que surgiu com o intuito de tornar o processo de administração da empresa mais eficiente, prático, econômico e preciso.

Ou seja, ficar por dentro das tendências para o mercado automotivo é uma forma de visualizar as oportunidades de crescimento para a sua empresa. Tal atitude amplia a visão sobre as possibilidades de inovação que podem ser realizadas e implementadas no negócio, além de deixar você consciente das carreiras do futuro.

As mudanças no comportamento do consumidor

Como mencionamos, a tecnologia foi (e permanece sendo) a principal responsável por provocar as mudanças em todos os segmentos, especialmente no de automobilismo. No entanto, além de trazer inovação e diferenciais aos produtos e veículos lançados no mercado, o avanço da tecnologia influencia na maneira como o consumidor lida com essas transformações.

Graças ao acesso facilitado à informação e à diversidade de ofertas, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, pois não busca apenas adquirir um produto ou serviço que supra suas necessidades. Ele espera obter uma experiência de compra positiva ao investir na aquisição de um determinado item.

Fatores que influenciam em uma decisão de compra

Hoje, o consumidor, de forma geral, tem três fatores básicos que influenciam na sua decisão de compra.

  • psicológico;
  • emocional;
  • social.

Cada um desses fatores determina como cada consumidor reagirá diante de um novo produto ou serviço. Por isso a importância de a empresa analisar e observar o que influencia na decisão dos clientes no momento de comprarem algo baseado no que querem e no que precisam. Essa avaliação é o que determinará quais estratégias terão maiores chances de sucesso.

Para você ter uma ideia de como o comportamento do consumidor e o surgimento de novas tendências andam lado a lado, vamos mostrar algumas das principais mudanças. O objetivo sempre é atender ao novo perfil do cliente e se manter competitivo no mercado.

Maior tempo de garantia das montadoras

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de uma garantia válida por 90 dias a partir da data em que foi realizada a compra. No entanto, para chamar a atenção do cliente, as montadoras têm disponibilizado mais uma alternativa ao consumidor: a garantia contratual.

Por meio desse contrato, a empresa se responsabiliza por assumir os custos dos reparos necessários no veículo por um período que varia de um a cinco anos.

Ressaltamos que, ao optar pela garantia contratual, o consumidor não perde o período de 90 dias ao qual já tem direito. Mas vai um alerta: para não correr o risco de ter o custeio do reparo do veículo negado pela montadora, vale a pena incentivar a manutenção de todas as revisões em dia.

Isso porque, se for constatado que a falha surgiu por falta de cuidado, a empresa tem o total direito de não se responsabilizar pelos custos do conserto, mesmo que o veículo esteja dentro do prazo de garantia, ok?

Avanços tecnológicos

O avanço da tecnologia influenciou de forma direta no comportamento do consumidor e, consequentemente, na forma como as empresas se comunicam com seu público hoje.

Se analisarmos como a interação entre o cliente e a marca acontecia há alguns anos, percebemos que, conforme as informações se tornaram acessíveis e novos meios de comunicação surgiram, essa relação também se modificou.

Isso significa que, antes, a empresa ditava a forma como a negociação seria feita e à qual informação o cliente teria acesso. Hoje, com o uso de diferentes canais de mídia, como redes sociais, sites e blogs, o consumidor ganhou uma nova posição na qual passou a ser o centro da negociação.

Dessa forma, o cliente dita as regras, e a empresa busca maneiras de se adaptar a elas. Isso porque os consumidores estão conectados o tempo todo e, devido a isso, qualquer atitude da marca, positiva ou negativa, tem um alcance inimaginável na internet. Então, podemos entender que a reputação da empresa está diretamente ligada à forma como o cliente enxerga e compartilha a visão que tem sobre ela.

Consciência ambiental

Devido à maior conscientização, o consumidor tem visto a importância de introduzir em sua rotina hábitos sustentáveis e, por isso, tem feito escolhas mais conscientes no intuito de preservar o meio ambiente.

Essa mudança no comportamento faz com que as empresas se posicionem em relação ao assunto e busquem formas de se tornar de fato sustentáveis.

Dizemos “de fato” porque muitas empresas tentam aproveitar um movimento para convencer o cliente de que ela o entende e apoia seu estilo de vida ou posicionamento. Porém, na verdade, só estão querendo alcançar mais um público para aumentar a margem de lucros.

Querer defender uma ideia sem de fato abraçar a causa pode ser visto como uma estratégia falha. Afinal, o cliente consegue perceber quais são as empresas que realmente apoiam a preservação do meio ambiente e adotam ações ecologicamente corretas. Um exemplo é a implementação de uma gestão de resíduos na oficina.

Isso nos prova que o cliente não pode mais ser enganado de forma fácil. Logo, a solução está em aderir a um relacionamento mais transparente para conquistar a preferência e, consequentemente, a fidelização do consumidor.

As tendências para o mercado de serviços automotivos

No tópico anterior, mostramos que o comportamento do cliente e o surgimento de novas tendências estão interligados e, juntos, influenciam a forma como a empresa deve atuar no mercado.

Agora, vamos apresentar as principais tendências para o segmento de serviços automotivos nas quais você precisa ficar de olho.

Equipamentos de alta tecnologia

Com o passar do tempo, a automação dos serviços mecânicos de uma oficina tem se tornado mais comum. A utilização de ferramentas e de equipamentos de alta tecnologia garante que os serviços prestados pela empresa sejam feitos com excelência, de maneira que atendam com precisão às necessidades do cliente.

Sendo assim, o mercado automotivo tem investido pesado na criação de equipamentos que ofereçam o melhor resultado possível para a oficina. Logo, o gestor tem à disposição uma diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas conforme a sua realidade e necessidade.

Considerando que a alta competitividade entre as oficinas mecânicas obriga o gestor a buscar constantemente por diferenciais para se destacar e chamar a atenção do cliente, fica claro que investir em equipamentos de alta performance é uma das formas de alcançar esse propósito.

Gestão de oficina e tecnologia

Afinal, com o uso de ferramentas que auxiliam desde o diagnóstico do veículo até a reparação do problema, sua empresa passa a ser reconhecida pelo profissionalismo. Ela mostra ser capaz de lidar com os novos recursos implementados nos veículos e ter excelência no serviço.

Aliás, tornar-se capacitado para lidar com as inovações feitas nos veículos é um dos principais motivos para fazer uso de ferramentas que estejam à altura dessa tecnologia. Além de entregar para o cliente um serviço de excelência, dispor desse diferencial também proporciona vantagens como:

Mas vale ressaltar que, quando se ignora essa tendência, a empresa tem grandes chances de se tornar ultrapassada e logo esquecida pelo público. Se você não quer abrir espaço para a concorrência, então, é melhor se ajustar às novas exigências do mercado. E garantir que a sua oficina esteja sempre em conformidade com as mudanças que surgem ao longo do tempo.

Manutenção de carros de aplicativos

Devido à popularização de plataformas de transporte, como a Uber e a 99, as oficinas mecânicas precisaram se adaptar às exigências desse público. No geral, ele procura serviços de qualidade com prazos menores e ótimo custo-benefício.

Para dar conta de atender às necessidades desses clientes com os serviços automotivos, é preciso dispor de uma boa gestão de negócios e, sobretudo, de uma equipe altamente capacitada para lidar com as diferentes situações que surgirem.

Além disso, a utilização de ferramentas tecnológicas para garantir a qualidade e a agilidade do serviço prestado também faz toda a diferença no momento de conquistar esses clientes. Diante disso, percebemos que a busca pela constante melhoria e o aprimoramento das entregas é o que garante que sua oficina esteja preparada para lidar com diferentes exigências e necessidades.

Popularização de veículos autônomos

O surgimento de veículos autônomos é, sem dúvida, uma das promessas do mercado automotivo mais aguardadas pelo público, não é mesmo? Hoje, essa expectativa já é uma realidade e está muito próxima de se tornar popular, pois a presença de veículos autônomos nas ruas é uma tendência garantida para os próximos anos.

Quem acompanha o andamento desse projeto sabe que os primeiros modelos começaram a ser desenvolvidos há algum tempo. Durante esse período, diversos testes e modificações foram feitos até que a ideia se tornasse de fato uma possibilidade real.

Com a combinação perfeita de sensores, radares e câmeras, um veículo autônomo identifica situações que facilmente passariam despercebidas pelo condutor. Esse fator nos prova que essa tendência é tão segura quanto revolucionária.

No entanto, cada montadora terá liberdade para implementar essa inovação da maneira que achar mais viável em seus veículos. A forma como essa aplicação será feita é o que vai determinar a marca líder no mercado.

O impacto na sociedade

Então, com a popularização desse projeto de veículoa autônomos, é de se esperar um grande impacto na sociedade. Afinal, isso muda de forma radical a experiência do cliente. E faz também com que empresas que atuam no segmento dos serviços automotivos desenvolvam produtos e serviços direcionados exclusivamente para esse tipo de demanda.

Cabe ressaltar a importância das prestadoras de serviços como as oficinas mecânicas atentarem a essa tendência e já buscarem formas de se preparar para atender às necessidades desse público.

Veículos conectados

O segmento de TI (Tecnologia da Informação) é um mercado que também tem buscado oferecer ao seu público soluções inovadoras. Nesse sentido, a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) surgiu com o propósito de conectar objetos e dispositivos à internet.

Com base nessa proposta, a IoT já está presente no sistema automotivo dos novos modelos de veículos. Embora não saibamos até onde a tecnologia é capaz de ir, podemos perceber que o caminho que está sendo percorrido é o de garantir que tanto as pessoas quanto os objetos estejam cada vez mais conectados.

Combustíveis alternativos

Outra tendência que tem se destacado por ser uma das grandes promessas da indústria automotiva é a utilização dos propulsores elétricos. Isso porque se trata de uma tecnologia que mudará o tipo de direção dos veículos, pois esse projeto tem como objetivo reduzir e reverter os problemas ambientais causados pelo uso contínuo de combustíveis fósseis.

Dessa forma, os modelos de veículos com propulsores elétricos têm como diferencial uma direção mais eficiente, confortável e silenciosa. Além do mais, a emissão de poluentes pode chegar a zero. Por isso, o processo de energia elétrica é considerado limpo, logo, gera como expectativa que todo o processo de produção se torne mais sustentável com o tempo.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tendência que faz parte da rotina de muitas empresas. Embora tenha ainda um longo caminho pela frente, a tecnologia tem dado indícios de que veio para ficar.

Nos segmentos em que é utilizada, a impressão 3D tem como função desenvolver protótipos de peças nacionais e importadas com o máximo de perfeição e com o mínimo de investimento. Para você ter uma ideia, é perceptível uma redução significativa nos custos com usinagem e na otimização do tempo. Assim, evita-se que a empresa perca prazos com a realização de teste de matrix.

Além disso, a impressão 3D é bastante utilizada para recriar peças que não estão sendo mais fabricadas, como acessórios personalizados específicos para veículos de colecionadores.

Incorporando as tendências na sua oficina

Até aqui, vimos as tendências que estão fazendo parte da rotina das empresas e as previsões para os próximos anos. Conferimos também como essas mudanças impactam o comportamento do consumidor e a gestão das prestadoras de serviços.

Após se informar sobre tudo isso, você deve estar pensando: como introduzir essas tendências na gestão da oficina? Para responder a essa pergunta, separamos duas dicas essenciais para você se manter competitivo no mercado. Confira!

Invista em marketing digital

Mencionamos em diversos pontos deste artigo que o acesso à internet e a diversificação das soluções digitais foram os responsáveis por mudar a forma como nós consumimos informação atualmente.

E se você pensa que o ambiente online já não tem mais para onde crescer, saiba que está muito enganado — pois seu alcance continua se expandindo de forma exponencial.

Dessa forma, a visibilidade e o alcance das marcas que, antes, eram obtidos por meio do marketing tradicional, hoje, têm sido considerados mais eficientes no marketing digital devido aos seguintes fatores:

  • o número de pessoas conectadas à internet no mundo já soma mais de 4 bilhões, e a expectativa é que esse número aumente com o passar do tempo;
  • no Brasil, 140 milhões de pessoas utilizam as mídias sociais. Além disso, em 2020, foi registrado um total de 205,8 milhões de conexões móveis;
  • hoje, a média de tempo que um usuário permanece conectado à internet é de 6 horas e 43 minutos por dia.

Esses dados só comprovam que a internet tem sido um campo favorável para promover maior visibilidade e alcance de uma marca. Dessa forma, investir em estratégias de marketing digital para os serviços automotivos da sua oficina mecânica é uma solução eficiente, que tem se tornado essencial para garantir o crescimento e o desenvolvimento de uma empresa.

Tenha foco na experiência do cliente

A experiência do cliente, ou Customer Experience, diz respeito a todos os contatos que o consumidor manteve com a empresa durante as etapas do processo de vendas. Sendo assim, trata-se de uma estratégia que visa promover a marca e garantir a fidelização do cliente a partir da implementação de um pós-venda eficaz. As vantagens dessa ação são extremamente positivas para a sua oficina, pois um consumidor de fato satisfeito nunca se torna um difamador da marca.

Como vimos no tópico anterior, vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Assim como esse fator favorece o crescimento e a expansão de uma empresa, ele também é capaz de manchar, em pouco tempo, a imagem que ela construiu. Isso porque as pessoas já estão habituadas a compartilhar rotinas, pensamentos, posicionamento e críticas sobre determinados assuntos na internet.

Dessa forma, ao vivenciar uma experiência negativa com uma empresa, o simples compartilhamento dessa vivência nas redes sociais é o suficiente para que a marca perca a credibilidade perante o público. Afinal, em pouco tempo, milhares de pessoas terão acesso ao conteúdo. Fica claro, então, que garantir ao cliente uma experiência positiva é essencial para manter a imagem da empresa e assegurar a sua competitividade no mercado.

Cliente fiel a empresa

Outra vantagem que uma boa experiência do consumidor que os serviços automotivos proporcionam é a certeza de que um cliente satisfeito não será só mais um comprador. A partir do momento em que ele se torna fiel à empresa, passa a indicá-la a outras pessoas de forma espontânea, tornando-se, assim, um promotor da marca.

A opinião de um cliente influencia muito na decisão de compra de outros consumidores. Por isso, fique atento aos feedbacks dados sobre a prestação de seus serviços, aos comentários deixados nas redes sociais e em blogs e demais demonstrações do gênero.

Essas foram as principais tendências para o mercado de serviços automotivos. Como vimos ao longo deste artigo, ficar atento a essas mudanças é fundamental para o crescimento e a evolução do seu negócio.

Ressaltamos a importância de se manter atualizado, marcar presença online e não ser resistente a essas transformações para não correr o risco de ficar para trás, tudo bem?

Gostou do artigo e quer conhecer os produtos da Fras-le? Certamente, eles farão diferença para o sucesso dos serviços automotivos da sua oficina. Então, dê uma olhada em nosso site!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa