Entenda como garantir a qualidade de produto em uma oficina!

No passado, o formato de serviço de uma oficina mecânica era bastante limitado. Em se tratando dos aspectos de gestão, os proprietários se preocupavam apenas com a parte prática das manutenções mecânicas. Desse modo, era normal encontrar estabelecimentos marcados por desorganização, graxas e vestígios de produtos químicos espalhados pelo espaço de trabalho. Qualidade de produto não era uma prioridade.

Com o passar do tempo, notou-se que essa realidade impedia a empresa de crescer, além de prejudicar o bom atendimento ao cliente. A falta de planejamento e controle administrativo fazia com que, muitas vezes, o serviço fosse entregue sem a devida qualidade e garantia. Por causa desses impasses, os novos donos de oficinas estão cada vez mais preocupados com o nível de qualidade de produto trabalhado em sua empresa. 

Sendo assim, caso você queira obter um espaço nesse mercado e garantir o sucesso dos seus serviços é fundamental entender como implementar essa gestão. Sendo assim, preparamos um artigo contendo as principais informações sobre o tema. Confira!

Qual a importância de oferecer produtos de qualidade em oficinas mecânicas?

A princípio, é válido falarmos sobre o que significa a qualidade de produtos em atividades de oficina mecânica. Esse termo se refere ao nível de desempenho e eficiência que uma determinada peça ou até mesmo serviço prestado atinge a sua função preestabelecida. Ao analisar um público consumidor, percebemos algumas diferenças entre as pessoas que contratam os serviços de mecânica. 

Há aqueles que priorizam o alto nível de reparação e uso de peças, mesmo que isso exija um maior investimento financeiro. Por outro lado, existem aqueles que priorizam a economia e optam por serviços com uma menor qualidade. A esse respeito, é preciso salientar que mesmo existindo esse último perfil de cliente, suas atividades devem ser orientadas a oferecer o máximo de qualidade e eficiência nos trabalhos prestados.

Um dos motivos que justificam essa ideia é que a insatisfação de um consumidor provocado pelo mau serviço entregue. Isso pode fazer com que ele nunca mais volte à sua oficina, além de realizar críticas da sua marca para outras pessoas, o que prejudicará sua reputação e carteira de clientes. 

Por isso, utilize produtos de boa procedência e conte com fornecedores de confiança. Somado a isso, você deve atentar para a condição do atendimento. Isso porque mesmo tendo uma boa manutenção mecânica, se a relação inicial com o consumidor não cumpriu os requisitos básicos, a impressão final pode ser prejudicada. 

Como garantir a qualidade do produto em oficinas?

Agora que você sabe qual a importância da qualidade do produto em oficinas, é importante conhecer como essa estratégia pode ser implementada em sua empresa. Há diversas ações e práticas que permitem tornar os seus serviços mais produtivos, eficazes e condizentes com a necessidade do consumidor. Sendo assim, confira agora algumas dicas relacionadas a esse tema!

Entenda quais são os critérios importantes

Como já citamos, na sua oficina haverá diversos perfis de clientes. Cada tipo terá necessidades específicas e prioridades diferentes. Um consumidor A, por exemplo, que coleciona carros antigos e procura sempre por peças originais e de boa procedência. Para ele, reformar os seus veículos certamente melhorará o relacionamento com a sua empresa. Para isso, você oferecer os serviços no nível esperado pelo cliente. 

Por outro lado, um consumidor B que utiliza seu carro para trabalhos na roça e que não dispõe de muito dinheiro para ficar investindo em seu veículo certamente escolherá manutenções mais básicas e com peças de segunda linha. Sendo assim, você deve entender quais são os critérios importantes que serão levados em conta no momento de fechar o serviço com o cliente. 

Gestão de oficina e tecnologia

Vale lembrar que em todo caso, a sua equipe de profissionais deve priorizar o máximo de rendimento e eficiência nos trabalhos feitos. Até mesmo, para cliente no perfil do consumidor B. Isso possibilitará a satisfação e experiência positiva com o seu negócio. 

Entenda quais características faz um bom produto

Primeiramente, é válido citar que todos os itens comercializados têm características específicas que são importantes para mensurar se o produto é de fato bom. Isso dependerá principalmente da utilidade e funcionalidade do componente. Um óleo de motor, por exemplo, exigirá que os profissionais saibam mensurar fatores relacionados à viscosidade. 

Por outro lado, ao realizar a substituição de um pneu, os profissionais devem saber interpretar os valores de medida desse item, bem como a qualidade da borracha e conformação dos sulcos da banda de rodagem. Dessa forma, percebe-se que cada produto terá aspectos distintos para serem analisados.

Por isso, é importante que os mecânicos façam treinamentos voltados a aprender a julgar cada peça do carro e escolher aquela de melhor qualidade e condizente com a realidade do cliente. 

Escolha bons fornecedores de peças

Por fim, não podemos deixar de citar a importância de definir bons fornecedores para abastecer o estoque da sua oficina mecânica. Nada adianta investir no treinamento da equipe de manutenção e atendimento para oferecer um bom serviço, se os produtos trabalhados não são de boa qualidade. 

Lembre-se que, além dos outros requisitos para garantir a qualidade das peças, a reputação da marca dos produtos tem bastante peso e é um dos pontos mais importantes para julgar se um produto é ou não de boa qualidade. Sendo assim, para realizar essa escolha você deve estar atento ao mercado de oficinas a sua volta. 

Procure saber quais as empresas que fornecem peças para a sua concorrência. Além disso, pesquise a reputação de cada uma buscando saber quais são os pontos positivos e negativos sobre um determinado fornecedor. Nos dias atuais, já existem várias formas de saber sobre a fama de uma marca no mercado, principalmente pela internet. 

Dessa forma, antes de fechar contrato com o parceiro, pesquise seu histórico de vendas e os comentários de clientes que já utilizaram seus serviços. Fazendo isso, as chances de fechar uma parceria ruim é bastante pequena.

Portanto, essas foram as principais informações acerca de como garantir a qualidade de produto em oficinas mecânicas. Nota-se que além de priorizar a condição das peças da manutenção mecânica, é fundamental investir em um bom serviço de reparação automotiva, bem como no atendimento ao cliente. 

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.