Como evitar a inadimplência de clientes na sua oficina mecânica

Todo empreendedor deseja aumentar as vendas e garantir a produtividade do seu negócio. No caso de oficinas mecânicas, não é diferente. Nesse segmento de negócio, destacamos a relevância das operações de atendimento e da qualidade dele. Afinal, esses pontos, quando bem trabalhados, permitem aos gestores estimular a satisfação do consumidor e elevar o número de serviços. Com isso, aumenta-se a lucratividade e evitar a tão temida inadimplência de clientes.

As estratégias de ganho financeiro são comprometidas com a inadimplência de clientes da oficina mecânica. Caso os líderes não saibam como lidar da melhor forma com esse problema, podem acabar perdendo o controle do setor financeiro e, dependendo da taxa de inadimplência, até mesmo causar a estagnação do negócio.

Por isso, é fundamental avaliar os procedimentos mais adequados para lidar com um consumidor inadimplente e evitar que os lucros da oficina sejam reduzidos. Para ajudar você a lidar com o problema, preparamos este artigo contendo as principais dicas dentro da gestão de oficina. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Use um sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento

A primeira dica que podemos citar sobre como lidar com a inadimplência em sua oficina mecânica é implementar um bom sistema de gestão e de mapeamento dos processos de pagamento e cobrança de contas.

Nesse sentido, é possível encontrar no mercado diversas empresas que oferecem softwares ideais para realizar o controle de pagamento de clientes. Estes serão feitos por meio da emissão de boleto, ou pela emissão de carnês. Esses sistemas automatizados gerenciam muitas funções nos processos financeiros.

Assim, a equipe responsável por acompanhar os processos de vendas tem maior praticidade e eficiência ao realizar suas funções. Afinal, a tecnologia otimiza vários serviços do colaborador da área de forma a minimizar as taxas de inadimplência na empresa. Como exemplo de algumas funcionalidades do sistema de gestão, podemos citar a elaboração de relatórios completos sobre o andamento dos processos de venda de cada consumidor.

Com isso, a equipe de trabalho do setor de finanças consegue acompanhar de perto cada resultado de venda. Além disso, identifica quando os acordos de pagamento não estão sendo cumpridos, podendo planejar estratégias para evitar a inadimplência do consumidor.

Desse modo, percebe-se que a automatização de funções como essa contribui positivamente para que seu negócio tenha maior produtividade e controle dos lucros.

Verifique se há pendências em instituições como SPC e Serasa

Outra dica muito importante é pesquisar sobre o histórico de compras e o comportamento do consumidor antes de fechar as vendas. Sobre esse tópico, muitas vezes, é possível diminuir as taxas de inadimplência de clientes conhecendo qual o perfil dos seus clientes.

Normalmente, o consumidor que apresenta um histórico de mau pagador tem maior propensão a adquirir uma nova dívida com a sua empresa. Conhecendo esse aspecto, você deve evitar realizar negócios com o tipo de público.

Mas como identificar o cliente mau pagador? Você pode realizar uma pesquisa rápida em instituições específicas que disponibilizam a situação de um determinado cliente.

Gestão de oficina e tecnologia

Podemos citar organizações, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a Serasa, que relatam se há pendências ligadas ao indivíduo pesquisado. Com isso, a empresa pode optar por conceder ou não o crédito ao consumidor, de forma a realizar uma negociação mais segura.

Acompanhe os números diariamente

Para que seu setor de finanças não perca o controle dos processos de pagamento, é fundamental realizar o acompanhamento diário dos números referentes aos dados de cada cliente.

Ao estabelecer esse sistema de controle, você conseguirá ter uma visão clara sobre a situação de inadimplência no seu negócio. Ao detectar que o consumidor não cumpriu alguma parte do processo de quitação da dívida, você pode utilizar a intervenção mais adequada e evitar a inadimplência.

Os gestores podem, por exemplo, enviar recados via redes sociais ou por correspondência solicitando que o cliente regularize o débito junto à instituição. Dessa forma, será possível controlar essa taxa de despesas em sua oficina e assegurar a obtenção dos lucros.

Estimular os bons pagadores evita a inadimplência de clientes

Muitas vezes, os gestores direcionam esforços para somente aumentar o número de clientes em sua oficina, mas acabam esquecendo de nutrir os consumidores fiéis de sua marca. Sobre esse tema, é importante dizer que um cliente com histórico positivo de pagamentos deve ser valorizado, pois ele está dentro do público que você deve priorizar em sua loja.

Por isso, crie ações que estimulem esse consumidor a continuar optando pelos seus serviços. Isso pode ser feito por meio da disponibilização de descontos e bônus para aqueles apresentarem um bom histórico de pagamentos, bem como a elaboração de estratégias do tipo “cartão fidelidade”. Avalie a situação atual da sua oficina e verifique que ideias são aplicáveis e vantajosas no momento.

Tenha uma régua de cobrança efetiva

Por fim, também vale ressaltar a necessidade de ter uma régua de cobrança efetiva. Essa estratégia nada mais é que um método usado por organizações para padronizar as cobranças.

Ela cumpre a função de orientar as notificações de quitação de dívidas com prazo e vencimento próximos, bem como as cobranças que serão realizadas após o vencimento. Com isso, consegue-se sincronizar os recursos de automatização de cobranças, de modo a otimizar todo o processo e minimizar as taxas de inadimplência.

Vale lembrar que essa estratégia pode ser implementada em diferentes modelos de cobrança, como é o caso de boletos bancários e serviços de crédito. Dessa forma, a régua padroniza lembretes baseada nos prazos de pagamento que foram negociados. As mensagens podem ser passadas por meio de SMS, de e-mail ou por meio de atendimento telefônico. Tudo deve ser feito de forma apropriada, respeitando os direitos dos consumidores.

Evite inadimplência de clientes

Essas foram as principais informações sobre como evitar a inadimplência de clientes na sua oficina mecânica. Busque colocar em prática as dicas e veja os resultados. Vale mencionar ainda que é muito importante o gestor buscar apoio jurídico caso tenha problemas maiores com a inadimplência de clientes. Desse modo, você, em último caso, terá um apoio sólido para combater esse problema dentro do negócio.

Gostou do artigo? Você usa alguma dessas estratégias, ou tem uma tática que gostaria de compartilhar? Então, faça um comentário aqui no post!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.