Peças de caminhão: 7 peças que necessitam troca periódica

Você sabe quais são as peças de caminhão que exigem atenção? Existem alguns componentes de um veículo que costumam sofrer mais desgastes do que outros e, por isso, precisam ser trocados periodicamente.

Esses pontos merecem ainda mais atenção dos motoristas de caminhões, justamente pelos longos períodos que esses profissionais passam nas estradas que geram desgastes em seus veículos.

Pensando em ajudar você a conhecer mais sobre o tema, preparamos este post para apresentar as 7 peças de caminhão que precisam de troca periódica. Continue a leitura do post e descubra quais são elas!

1. Freios

O freio é, sem dúvidas, uma peça imprescindível para a segurança do caminhão, de seus ocupantes e até mesmo de terceiros, como outros carros que circulam na via.

Os freios de um caminhão devem ser eficazes porque o peso do veículo costuma fazer com que a frenagem seja mais difícil. Por isso, se eles estiverem muito desgastados, podem ocorrer acidentes.

Para evitar problemas, o ideal é sempre fazer testes para arrumar possíveis falhas do sistema de frenagem. Se for necessário, faça a troca do conjunto de freios (sapatas, pastilhas, modulador de frenagem, buchas, regulador de pressão, pinças etc.) antes de pegar a estrada, afinal, é melhor atrasar um pouco a viagem para ir em segurança que do se apressar e correr riscos.

2. Embreagem

A embreagem se desgasta conforme o peso do veículo, por isso, quanto mais pesado ele estiver, menor deve ser a vida útil da peça — motivo pelo qual nos caminhões esse item costuma dar problemas com certa frequência.

O que ocorre na prática é que sempre que o pedal é pressionado pelo motorista, o disco da embreagem se afasta do disco do motor para que ocorra a troca de velocidade. Contudo, como o funcionamento da peça se dá por atritos e sofre com temperaturas altas, o seu desgaste costuma ocorrer rapidamente.

Quando a embreagem não funciona corretamente, os demais componentes do sistema também podem ser prejudicados, já que quando o engate de marchas não está funcionando direito, por exemplo, a caixa de câmbio também sofre prejuízos contínuos. Ao chegar nesse ponto é preciso fazer a troca de todo o sistema, o que aumenta os custos do reparo.

3. Pneus

Os pneus também merecem atenção, já que eles fazem parte dos itens que demandam trocas periódicas. Uma prova disso são as famosas “cascas” de borracha que ficam nas bordas das estradas.

São diversos os motivos que o desgaste precoce do pneu, como excesso de carga, calibragem incorreta, fazer curvas em velocidades altas e os impactos com obstáculos, como desníveis e buracos. Mais um fator que costuma afetar os pneus é a deterioração natural.

Como se trata de um dos itens mais caros em manutenção, existem caminhoneiros que optam pelo uso prolongado dos pneus. O problema é que ao optar por não fazer a troca periódica as chances de eles furarem ou estourarem durante a viagem é muito maior.

4. Suspensão

A suspensão de um caminhão deve ser muito resistente, uma vez que se houver alguma falha no equipamento que gere oscilação em curvas, por exemplo, há grandes chances de acontecer um acidente grave.

Por isso, acompanhar o desgaste dos componentes da suspensão, como buchas e amortecedores, deve ser um hábito. Ao notar que as peças estão deterioradas, não hesite em trocá-las.

Se for preciso, procure usar outro caminhão enquanto aguarda o conserto, afinal, essa solução é melhor do que colocar sua segurança em risco ou perder a carga e o seu veículo.

5. Motor

A realidade é que o motor do caminhão não necessita de troca periódica, afinal, trata-se de um item caro e que foi feito para durar. No entanto, ele deve ser avaliado constantemente por funcionar como o coração do veículo.

Se o motor apresentar algum problema durante o percurso, o motorista corre o risco de ficar desamparado no meio da estrada. Por isso, é imprescindível fazer uma vistoria na peça antes e durante o trajeto.

Existem diferentes partes do motor que devem ser analisadas, como nível de torque (força), partida, injeção de combustível, entre outras. Nos casos em que a performance do caminhão fica abaixo do esperado, a tendência é que ele consuma mais combustível ou até mesmo trave ao transportar mercadorias muito pesadas.

6. Luzes e farol

Em geral, os faróis dos caminhões apresentam problemas frequentemente, o que costuma ocorrer por causa da má conservação das estradas brasileiras, já que o excesso de buracos e desníveis na via faz com que os componentes sofram com vibrações durante o percurso, o que gera a necessidade de trocas antecipadas.

Por isso, o ideal é que conjunto de iluminação do caminhão seja vistoriado periodicamente, uma vez que mesmo nos casos em que a suspensão é capaz de reduzir as trepidações, nem sempre é possível evitar que os plugues de faróis e lanternas se desconectem ou que os filamentos das lâmpadas arrebentem.

A boa notícia é que esses problemas podem ser facilmente resolvidos. Contudo, a depender do momento em que o farol não funciona, os riscos podem ser grandes, como ao dirigir em uma estrada sem iluminação à noite, por exemplo. Além disso, mais um motivo para prestar atenção às luzes do caminhão é porque, de acordo com a legislação de trânsito, trafegar com uma das lanternas apagadas é uma infração que pode gerar multas e pontos na CNH do motorista.

7. Palhetas do limpador

Os limpadores de pára-brisa são fundamentais para assegurar a visibilidade do motorista em dias chuvosos. Contudo, eles costumam deformar e ressecar em razão do contato com o sol e pela falta de uso.

Inclusive, não é indicado usar as paletas do limpador fora de seu estado ideal por muito tempo, porque elas podem riscar o pára-brisa — item que é caro para ser substituído em um caminhão. Por isso, não deixe de fazer trocas periódicas dessa peça.

Agora que você já sabe quais são as 7 peças de caminhão que precisam de troca periódica, lembre-se de verificar esses itens antes de pegar estrada. Assim, você não coloca em risco a sua segurança e preserva o seu veículo.

Entre em contato conosco para conhecer as peças para caminhões da Fras-le!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa