Por que e como escolher o revestimento de embreagem de caminhões?

Por que e como escolher o revestimento de embreagem de caminhões?

Quer saber como escolhe o revestimento de embreagem de caminhões de forma correta? Então, este artigo foi feito para você.

Embora a embreagem seja vista como uma peça automotiva simples, sua função é de extrema importância para garantir o bom funcionamento do veículo. Afinal, é ela que mantém a ligação entre o motor e a transmissão do carro. 

Para exercer seu papel com total eficiência, esse componente é composto por três itens: rolamento, disco de embreagem e platô. Com o passar do tempo, essas peças se desgastam e precisam ser substituídas.

Sendo assim, o revestimento da embreagem tem a função de sincronizar a velocidade do motor com a caixa de transmissão. Então, no momento de escolher o revestimento de embreagem do caminhão, é preciso conhecer bem a peça para não ser surpreendido depois, uma vez que influencia diretamente na segurança de suas viagens.

Aliás, devemos ressaltar que o revestimento de embreagem é responsável por garantir o amortecimento do veículo, ou seja, auxilia na rotação do motor e na vida útil da transmissão. Por esses motivos, a escolha da peça precisa ser certeira.

Para ajudar você a entender melhor a função do revestimento de embreagem para caminhão, preparamos este artigo com a ajuda de Ricardo Gilberto Lamb. Ele é um grande profissional do nosso quadro de engenheiros, que explica com detalhes as principais dúvidas sobre o uso dessa peça. Acompanhe a leitura!

Para que serve o revestimento de embreagem de caminhão? 

Como comentamos, o revestimento de embreagem de caminhão é um dos itens que compõem o kit de embreagem junto com o platô e o rolamento. Esse componente integra a parte central da embreagem e é composto por material de atrito de base orgânica, também conhecido como disco de embreagem.

Qual é a importância desse revestimento de embreagem?

Como visto, a embreagem é responsável por fazer a ligação entre o motor e a caixa de transmissão, logo, sua principal função é sincronizar a velocidade entre esses dois elementos. 

Além disso, como comentado na introdução, o revestimento auxilia no amortecimento do veículo, reduzindo a oscilação e a rotação feitas pelo motor. Assim, há também redução do desgaste da transmissão e eliminação da presença de ruídos. 

Essa função é fundamental para que haja uma troca de marcha suave, contribuindo também para a economia de combustível e o aumento da vida útil da transmissão.

Como escolher uma peça de qualidade? 

Para você acertar na escolha do revestimento de embreagem para caminhão que seja de qualidade, o engenheiro Ricardo Gilberto Lamb explica que é preciso observar se a peça promove:

·       acoplamentos suaves;

·       alta resistência mecânica;

·       estabilidade de atrito com temperatura;

·       Alta durabilidade.

Quais são os diferenciais da Fras-le nesse sentido? 

A linha de revestimentos Fras-le apresenta materiais para os diferentes regimes de aplicação considerando:

·       temperatura;

·       carga de veículos;

·       Atrito estável, independentemente da temperatura e do regime de trabalho.

Isso proporciona acoplamentos suaves e com baixas taxas de desgaste e, assim, promove alta durabilidade.

Por que investir em uma peça de qualidade?

Quando se investe em um revestimento de embreagem para caminhão de qualidade, você tem como vantagem o conforto proporcionado durante a utilização da peça e, principalmente, a maior durabilidade. Isso resulta na redução de trocas.

Lembrando que a possibilidade de realizar menos trocas permite que você economize mais tempo e dinheiro, pois, para realizar a manutenção dessa peça, é preciso que o caminhão fique um certo tempo parado na oficina.

No caso de parade de veículo, você poderá ter prejuízos como:

·       interrupção das suas atividades, consequentemente prejudicando a sua renda;

·       alto gasto com a manutenção do caminhão para realizar a troca das peças. 

Quais são os tipos de revestimentos existentes no mercado? 

Os revestimentos existentes no mercado atualmente são divididos em duas classes principais:

·       revestimentos projetados para o regime normal de aplicação, ou seja, veículos utilizados dentro da faixa média de carga e de trajetos mais concentrados em rodovias;

·       revestimentos feitos com materiais para regimes extremos com operação. Nesse caso, o veículo utiliza a carga nos limites e realiza grande troca de marchas em intervalos pequenos de tempo.

Como escolher o ideal para o caminhão?

Para escolher o revestimento ideal para o seu caminhão, é preciso, primeiramente, saber para qual aplicação o seu veículo está direcionado. Isso porque, em aplicações consideradas mais extremas, com alta carga e operações de troca constante de embreagem, por exemplo, é ideal utilizar peças com materiais Heavy Duty, ou mais conhecidos como HD.

Os revestimentos feitos com esses materiais foram projetados para operarem em regime intensivo e estão preparados para fornecer conforto e durabilidade em condições severas.

Uma peça ruim pode ocasionar que tipos de problemas? 

Uma peça de baixa qualidade pode provocar uma série de problemas para o caminhão e seu condutor. Podemos citar como exemplo: 

·       desconforto provocado pelas vibrações sentidas no volante do veículo; 

·       ruído durante a troca de marchas; 

·       aumento do consumo de combustível, principalmente quando a peça está muito desgastada, ou com nível de atrito muito baixo; 

·       Inoperância do veículo, pois, caso haja ruptura do material, é necessário fazer a parada imediata do veículo para realizar a manutenção da peça.

Com que frequência o revestimento deve ser trocado? 

A frequência de troca depende muito do regime de utilização da embreagem e, por isso, fica difícil determinar exatamente o ciclo de vida do revestimento. De forma geral, para aplicações mais leves ou em trânsito rodoviário, a tendência é que o revestimento tenha uma durabilidade maior.

Enquanto as aplicações com carga elevada e conjugada a um regime de operações de arranque, por exemplo, a tendência será de termos uma temperatura mais elevada de aplicação, provocando o desgaste acelerado do revestimento.

Quais são os riscos para quem compra peças de marcas duvidosas? 

Os maiores riscos de utilização de um revestimento inadequado são, primeiramente, o desconforto com vibrações durante a troca de marchas. Em casos mais extremos de desgaste, ocorre o escorregamento excessivo entre o revestimento e o volante do motor. Isso resulta na redução de potência de transmissão do torque.

Esse fator induz ao maior consumo de combustível e, em casos de desgaste elevado, provoca a ruptura do revestimento e a parada total do veículo.

Por fim, Ricardo Gilberto Lamb ressalta a importância do sistema de embreagem para garantir o bom funcionamento do veículo. Sendo assim, no momento de escolher os componentes do kit de embreagem, sobretudo o revestimento para caminhões, atente para a qualidade da peça. Com isso, você evita uma série de problemas e de prejuízos. 

Gostou do artigo e quer conferir as peças automotivas de qualidade da Fras-le? Então, dê uma conferida no nosso site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa