aplicativos de cargas e fretes

Os 5 aplicativos de cargas e fretes mais utilizados

A tecnologia tem feito parte de empresas de diferentes segmentos, especialmente do ramo automotivo. Com o objetivo de oferecer soluções que, além de inovadoras, proporcionassem agilidade e eficiência, surgiu no mercado uma variedade de aplicativos de cargas e fretes. Eles visam atender a demanda desse público e expandir o alcance das marcas.

Os aplicativos têm como função facilitar o contato entre empresas que precisam ter suas mercadorias transportadas e os condutores disponíveis para realizar o serviço. Por isso, pode ser visto como uma solução que atende às necessidades de ambos, favorecendo o aumento do alcance da oferta e procura do serviço.

Então, se você ficou curioso para saber como funcionam esses aplicativos de cargas e fretes, saiba que está no lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar 5 opções de aplicativos que você não pode deixar de conhecer. Acompanhe a leitura!

1. TruckHelp

Disponível em todo o território brasileiro, a TruckHelp está entre os melhores aplicativos de frete, por ser uma solução completa que atende o motorista a qualquer hora e lugar. Afinal de contas, sua função consiste em orientar os condutores de caminhões durante todo o processo de aquisição de peças, de solicitação de serviços e, especialmente, nos atendimentos emergenciais.

Sendo assim, quando acionado, o GPS do dispositivo móvel reconhece a localização do condutor e, em seguida, permite que o aplicativo selecione os locais de serviço mais próximos. Após analisar as opções e escolher a mais viável com base na proximidade e nas informações sobre a empresa, o condutor entra em contato com o fornecedor por meio de um chat disponível na própria ferramenta.

Além da praticidade, a TruckHelp tem como vantagens:

  • auxílio disponível 24h por dia para os atendimentos emergenciais durante os 7 dias da semana;
  • possibilidade de agendar manutenções em qualquer região do Brasil;
  • cotação de peças e de serviços;
  • agilidade na mediação entre os clientes e fornecedores.

Em suma, o aplicativo é gratuito para os usuários. No entanto, as empresas que se dispõem em atender os caminhoneiros podem se tornar uma parceira da plataforma por meio de uma assinatura mensal. Então, se você está procurando uma ferramenta que:

  • permite encontrar uma oficina mecânica (ou autopeças) a qualquer hora e lugar;
  • ajuda a economizar tempo e dinheiro;
  • oferece um atendimento personalizado e humanizado.

Saiba que a TruckHelp é o aplicativo certo para você!

2. Truckpad

Outro aplicativo que também é bastante utilizado pelos motoristas é o TruckPad. Isso porque, além de ser gratuito, essa ferramenta abrange todo o território brasileiro. Sua função se resume em permitir que caminhoneiros autônomos combinem entregas com as transportadoras. Logo, é possível ter uma garantia de serviço constante.

Para isso, basta que o interessado faça um cadastro na plataforma informando os seus dados pessoais e as principais características do veículo, como modelo, número da placa, tamanho da carroceria, etc.

Após a disponibilização dos dados, o aplicativo pede para que você escolha o local de origem do frete (pode ser cidade ou estado). Em seguida, disponibiliza as opções conforme o seu perfil.

O TruckPad também permite que o condutor entre em contato com a empresa interessada no frete por meio de um chat. Além disso, ao clicar no frete desejado, o motorista terá acesso às principais informações da empresa, inclusive, os contatos. Lembrando que as instituições ou pessoas que estão procurando transporte de carga devem fazer a solicitação no site do TruckPad. 

3. Quero Frete

O Quero Frete é uma alternativa simples e prática, pois basta que o motorista faça o cadastro e aguarde o contato da empresa interessada no transporte. Logo, podemos perceber que o aplicativo é mais voltado às empresas que estão à procura de motoristas para realizar entregas.

Sendo assim, ao entrar na plataforma, a empresa deve, primeiramente, adicionar uma carga. Em seguida, o aplicativo disponibiliza a lista de todos os motoristas disponíveis. Escolha o que mais se encaixa no perfil da empresa, entre em contato e faça a oferta.

A negociação é feita pela própria plataforma, e o pagamento é efetuado somente quando a carga é entregue. Nesse caso, é possível acompanhar todo o percurso do caminhão até o destino estabelecido. Uma das vantagens dessa ferramenta é que a empresa consegue economizar nas entregas sem afetar a qualidade dos serviços.

4. BuscaCargas

Rapidez e economia são as principais características do BuscaCargas. O aplicativo, também gratuito, tem como objetivo integrar empresas e transportadoras de forma segura, ágil e eficiente. Nesse caso, a plataforma pode ser acessada tanto por um dispositivo móvel quanto por um computador.

Para ter acesso às funcionalidades do BuscaCargas, o usuário precisa inserir sua localização no aplicativo para que ele liste todas as opções de frentes disponíveis conforme a localidade. Com uma interface simples e prática, o motorista consegue negociar diretamente com a empresa interessada no transporte.

O aplicativo permite também que o motorista faça e mande propostas de negociação para empresas e, em tempo real, envie o status do transporte de carga. Essa função contribui para que as embarcadoras fiquem cientes do andamento da entrega e saibam onde a carga está ou quando foi entregue ao seu destino.

5. CargoX

Considerado o maior marketplace de fretes do Brasil, a Cargo X surgiu com o propósito de facilitar a vida de milhares de caminhoneiros que percorrem as estradas do país sem a segurança de encontrar fretes disponíveis. Ao mesmo tempo em que existem empresas que necessitam do serviço de transporte, mas não encontram os motoristas certos.

Buscando atender aos dois lados, a Cargo X uniu os dois grupos em um só lugar no intuito de facilitar a negociação entre eles. Dessa forma, o aplicativo consegue otimizar o tempo dos motoristas e das empresas. Isso garante que ambos alcancem seus objetivos de maneira rápida, segura e prática.

Esses são os melhores aplicativos de cargas e fretes disponíveis para caminhoneiros e empresas atualmente. Percebemos que, diante das opções, você pode escolher o que mais se enquadra às suas necessidades ao mesmo tempo em que garante um bom serviço.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Basta assinar a nossa newsletter para ficar informado sobre tudo relacionado ao mundo de cargas e fretes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.