X

Tudo o que você precisa saber para se tornar um caminhoneiro autônomo

Você já trabalha como motorista de caminhão, mas deseja obter mais liberdade na profissão e alcançar ganhos maiores? Então, tornar-se um caminhoneiro autônomo pode ser uma ótima opção. Embora a modalidade apresente desafios que ainda precisam ser solucionados, o trabalho autônomo oferece a oportunidade de conquistar a independência financeira e dar início a um novo negócio.

Prova disso é que cada vez mais profissionais têm optado por esse estilo de trabalho. No entanto, para garantir o sucesso da sua carreira, é preciso ter em mente que trabalhar por conta própria requer bastante esforço e dedicação. Afinal, será você o responsável por administrar o seu serviço. 

Isso significa que a busca por clientes, o monitoramento da qualidade das suas entregas, o gerenciamento de contas, a organização da agenda, a elaboração de contratos e a criação do cronograma de manutenções do caminhão serão tarefas que você mesmo terá que desempenhar. 

Logo, é muito importante analisar se o trabalho autônomo condiz com o seu estilo de vida pessoal. Afinal, além das funções que são agregadas, é preciso saber administrar muito bem os seus ganhos. Um vez que, fará parte de sua realidade a possibilidade de não obter um salário fixo, principalmente em períodos de baixa demanda. 

A profissão de Caminhoneiro Autônomo

Quando iniciada de forma correta, a profissão de caminhoneiro autônomo também proporciona vantagens, como: 

  • com uma boa gestão financeira, é possível aumentar a margem de lucro;
  • permite trabalhar no próprio ritmo, dentro do combinado com o cliente;
  • possibilita passar mais tempo com a família, uma vez que você mesmo define o seu período de trabalho;
  • proporciona mais qualidade de vida.

Para ajudar você nessa questão, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para se tornar um caminhoneiro autônomo de sucesso. Acompanhe a leitura!

Elabore um plano de ação

Como mencionamos, ao optar por atuar como caminhoneiro autônomo, você passa a ser responsável por tudo. Logo, é de suma importância que você crie um plano de ação. Este terpa o intuito de garantir que todos os seus compromissos sejam realizados sem atrasos ou maiores problemas. 

O plano de ação consiste em organizar seus afazeres por itens e subitens, de modo que você consiga ter uma melhor noção das prioridades. Dispor desse recurso permite que você planeje e tome decisões com antecedência, assegurando, assim, mais acerto e a correção antecipada de eventuais problemas. 

Para você montar um plano de ação eficiente, é preciso atentar para três atos essenciais. Veja só! 

Definir foco da atividade

Ser objetivo e definir o foco das suas atividades é essencial para poder aproveitar melhor o tempo, eliminar o retrabalho e tornar suas ações mais eficientes. Quando se tem um propósito, automaticamente, você dispensa ações que não agregam em nada. Sendo assim, o foco vai ajudar você a ir direto ao que precisa ser resolvido, sem o risco de perder tempo com distrações.

Montar um cronograma

Montar um cronograma permite que você tenha maior consciência de todos os seus afazeres, sem correr o risco de deixar algum compromisso importante de lado. Além disso, ajuda você a manter a organização e a priorizar as atividades que precisam ser finalizadas logo.

Fazer um planejamento financeiro

Ter o controle das suas finanças é o que vai garantir que o seu negócio decole. Afinal, como caminhoneiro autônomo, é de suma importância saber controlar os seus gastos, para não correr o risco de ficar no vermelho. 

Dispor de um planejamento financeiro é uma forma eficiente de manter as contas em dia e não extrapolar o orçamento. Com este será possível vizualizar quais são as receitas e despesas previstas para um determinado período. Isso, porque você passa a ter uma visão real do que entra e sai, o que permite organizar todas as suas despesas e calcular o seu lucro.

Tendo em vista que você precisa saldar compromissos tanto financeiros quanto pessoais, fica clara a importância de fazer um planejamento. Além de considerar as despesas fixas — aquelas contas que devem ser quitadas todos os meses do ano e cujo valor não oscila —, é necessário separar uma parte para os imprevistos, que podem acontecer principalmente com o seu caminhão. 

Então, para não correr o risco de ficar sem saldo para assumir os compromissos e ainda dar conta de fazer novos investimentos e ter qualidade de vida, é preciso se planejar, economizar e, sobretudo, saber gastar na hora certa. 

Os passos para um planejamento financeiro eficiente são:

  • registrar todas as suas despesas fixas e variáveis e os investimentos que pretende fazer a curto, médio e longo prazo;
  • pensar em diferentes cenários. Como o objetivo, aqui, é se preparar para lidar com imprevistos, o ideal é considerar um cenário realista, um otimista e um pessimista;
  • trace um caminho para alcançar seus objetivos;
  • reveja sempre o seu planejamento, para identificar possíveis melhorias que podem ser feitas. 

Torne-se habilitado na categoria

Se você pretende permanecer atuando na profissão de motorista ou se está pensando em entrar para o ramo, saiba que um dos requisitos básicos para exercer a função é dispor de uma CNH válida. E, sobretudo, adequada para a categoria. 

Sendo assim, conforme as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para dirigir um caminhão é necessário que o motorista seja aprovado nas categorias C (para caminhões de carroceria única) e/ou E (para caminhões articulados, como a composição formada pelo cavalo mecânico mais implemento). 

Para habilitar-se nessas categorias, o motorista precisa seguir a ordem de aprovação. Esta é: começar pela categoria B e esperar um ano sem cometer infrações graves ou gravíssimas ou reincidir em infrações médias para, então, habilitar-se na categoria C. O mesmo tempo de espera e orientações valem para obter a categoria E.

Vale ressaltar que, independentemente de a habilitação ser na categoria C ou E, para obter a aprovação, mudar de categoria ou renovar o documento, o futuro caminhoneiro autônomo precisa se submeter ao exame toxicológico. Finalizado o processo, você pode utilizar a CNH Digital ou física, ok?

Dicas para se sair bem na avaliação

Para ajudar você a conquistar a sua aprovação, separamos algumas dicas para ir bem na avaliação. Confira!

Seja estudioso

Mesmo que você seja um motorista com experiência, é muito importante tirar um tempo para estudar o conteúdo que cairá na prova teórica. Como, normalmente, ele diz respeito à legislação de trânsito, é muito importante estar bem inteirado sobre o assunto, para conseguir a nota necessária e passar para a próxima etapa. 

Aliás, ter as regras de trânsito na ponta da língua fará toda a diferença no momento de fazer a prova prática — e de dirigir pelas estradas do país, garantindo mais segurança à sua atuação. 

Preze pela pontualidade

A realização das provas naturalmente desperta uma sensação de nervosismo e ansiedade. Quando você chega atrasado, esse sentimento só piora. Respeitar o horário é fundamental, portanto, porque, além de evitar que você perca a prova, permite que tenha tempo para se preparar e manter a calma. 

Tenha cautela

Tanto na prova teórica quanto na prática, é preciso que você tente controlar o nervosismo e manter a calma para conseguir concluir todas as etapas. Na prova teórica, por exemplo, ter cautela no momento de responder às questões evita que marque uma alternativa por engano. 

O mesmo vale para a prova prática: ser cauteloso faz com que você saiba o que tem que ser feito e não se perca por conta do nervosismo. Além disso, ajuda a lembrar com facilidade tudo o que estudou e aprendeu até ali. 

Tome cuidado com as pegadinhas

Outra dica sobre as provas teóricas do Detran diz respeito às “pegadinhas”. Muitas das questões podem dar a entender que as respostas são óbvias, mas, quando lidas com mais atenção, você percebe que não é bem o que parece. Por isso, tenha muito cuidado e, para ter certeza das respostas, sempre releia as perguntas, combinado?

Administre o seu tempo

Ambas as provas do DETRAN têm um limite de tempo para ser concluídas. Para não correr o risco de não conseguir terminar ou de precisar se apressar ao final, perdendo em capricho, é fundamental se organizar para administrar bem esse tempo.

Pratique para torner-se através da prova um caminhoneiro autonômo

Independentemente da sua experiência com o volante, praticar antes de fazer a prova é muito importante. Além disso, muitas das vezes, as manias que foram adquiridas como motorista podem atrapalhar o seu desempenho. Por isso, tirar um tempo para treinar o que foi aprendido nas aulas ajuda você a não se confundir na hora da prova.

Abra a sua empresa MEI

Há quem pense que, ao optar por ser caminhoneiro autônomo, o profissional perca os direitos que um trabalho formal oferece. Mas você sabia que é possível formalizar a sua atuação e desfrutar dos benefícios de um microempreendedor?

O Microempreendedor Individual (ou MEI) é o tipo de empresa mais simplificado que o governo oferece. Seu principal objetivo é permitir que o prestador de serviços tenha seu próprio CNPJ. Veja, a seguir, algumas dicas para abrir um MEI.

O que é necessário para abrir o MEI?

Como mencionamos, o MEI funciona com o mínimo de burocracia. Prova disso é que a maioria dos trâmites e processos pode ser feita pela internet. Nesse caso, basta acessar o site do governo federal, clicar na opção “Formalize-se” e seguir o passo a passo. 

Os documentos necessários para dar início à abertura do MEI são:

  • RG (número e órgão de emissão);
  • título de eleitor;
  • CPF;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • dados do endereço residencial completo;
  • dados para contato, como e-mail, telefone fixo e celular. 

Além disso, você deve acrescentar informações sobre o seu negócio, como:

  • o tipo de atividade que é realizada;
  • a forma de atuação. 

Como é feita a tributação do MEI?

Ao se tornar um Microempreendedor Individual e um caminhoneiro autonômo, você precisa estar ciente de que esse tipo de empresa requer o pagamento dos seguintes impostos:

  • INSS/Previdência Social – Instituto Nacional do Seguro Social;
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • ISS – Imposto de Renda sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Vale ressaltar que, se o MEI realiza atividades no ramo da indústria e transporte de carga interestadual, é cobrado R$1,00 de ICMS. Já para as atividades no ramo de transporte municipal e prestação de serviço, o município cobra uma taxa no valor de R$5,00 de ISS.

Todos esses valores já estão incluídos na contribuição mensal (DAS). Sendo assim, o valor final do boleto do DAS varia entre R$55,00 e R$61,00. Nesse caso, são valores acessíveis, que permitem que qualquer profissional autônomo possa ter um CNPJ.

Quais as vantagens de ser caminhoneiro autônomo pelo MEI?

A partir do momento em que você se torna um Microempreendedor Individual, tem como novas possibilidades:

  • emissão de nota fiscal;
  • ampliação da cartela de clientes;
  • acesso a descontos exclusivos na aquisição de peças e acessórios automotivos, quando comprados diretamente com o fornecedor;
  • facilidade para conseguir empréstimos e máquina de cartão, entre outros serviços financeiros.

Além disso, ser MEI permite que você tenha acesso aos benefícios da previdência (INSS). Ou seja, mantendo a sua contribuição mensal (DAS) em dia, você tem direito a:

  • aposentadoria;
  • auxílio-doença;
  • pensão;
  • salário-maternidade, para as mulheres caminhoneiras autônomas;
  • auxílio-reclusão.

Invista em cursos de especialização

Embora muitos pensem que a profissão de motorista e caminhoneiro atutônomo se limita apenas ao ato de dirigir um veículo, como profissional, você pode ir além da experiência. Busque por cursos de especialização que agreguem conhecimento. Afinal, investir na sua carreira é uma forma de obter diferenciais. 

Sendo assim, como caminhoneiro autônomo, você pode se especializar em:

  • materiais biológicos;
  • cargas perigosas;
  • direção defensiva;
  • manutenção e segurança;
  • transporte coletivo;
  • transporte de emergência.

Todas essas especializações permitem que o seu conhecimento seja expandido, pois você passa a entender melhor como funcionam os processos que envolvem seu trabalho e se torna capaz de lidar com todos eles de forma profissional. 

Faça parcerias de sucesso

No mercado empreendedor, ninguém obtém sucesso trabalhando sozinho. Sendo assim, a busca por parcerias que tenham a mesma visão que a sua é fundamental para ajudá-lo a promover o seu negócio. Então, como caminhoneiro autônomo, é importante que você procure os seguintes parceiros.

Marketplace de logística e transporte

O marketplace nada mais é do que uma plataforma digital que permite que diferentes varejistas anunciem seus produtos. Podemos citar como exemplo de marketplace as plataformas:

  • Olx;
  • Americanas;
  • Amazon;
  • Mercado Livre.

Ou seja, o marketplace tem a mesma proposta que um shopping center, com diversas empresas reunidas em um mesmo lugar para vender seus produtos. A diferença é que todo o processo de compra ocorre por meio digital. Devido às vantagens que esse modelo de serviço oferece, diversas empresas têm optado por aderir a ele.

Dessa forma, assim como existe um marketplace de varejo, é possível encontrar plataformas específicas para o serviço de transporte, com a oferta de serviços de transportadoras e caminhoneiros autônomos. Então, o marketplace de frete funciona como um intermediário entre a empresa e o caminhoneiro autônomo. 

Soluções integradas

Por ser uma solução que reduz os passos para a contratação, agiliza o processo de transporte e entrega e oferece maior controle sobre o serviço prestado, muitas empresas têm recorrido às opções oferecidas pelo marketplace de frete. Por esse motivo, estar inserido nesse tipo de plataforma é uma maneira de ganhar visibilidade e expandir suas possibilidades de contrato. 

E em qual plataforma você pode se cadastrar? Atualmente, existem diversas opções de marketplace de frete em que você pode anunciar seus serviços. No entanto, a mais conhecida entre os profissionais de transporte tem sido a Cargo X.

Considerada o maior marketplace de frete do Brasil, a Cargo X foi fundada em 2016 pelo argentino Federico Vega. Seu objetivo era desenvolver uma solução que atendesse à demanda gerada pela falta de conexão entre caminhoneiros e empresas. Ou seja, a plataforma surgiu para conectar caminhoneiros que estão em busca de serviços as empresas que necessitam de frete.

Manutenções em mecânicas de procedência

Não há dúvidas de que o caminhão é a sua principal ferramenta de trabalho. Isso significa que, para garantir a realização de seu serviço, você precisa prezar pelo seu bom funcionamento. Nesse caso, o primeiro passo para manter seu veículo sempre funcionando bem é criar um cronograma de manutenções e segui-lo à risca. 

O ideal, aqui, é realizar manutenções preventivas, a fim de evitar o surgimento de problemas na mecânica do caminhão que possam atrapalhar a sua rotina e causar ainda mais prejuízos. Além disso, é muito importante atentar para a qualidade das peças e componentes que são adquiridos. 

Embora as peças paralelas sejam mais acessíveis, nem sempre essa opção é vantajosa, pois são produtos de baixa qualidade, com pouca durabilidade. Por terem um tempo de vida útil menor, você precisa substituir as peças com mais frequência. Sem contar que sua utilização pode comprometer o funcionamento de outros componentes do veículo, resultando em um gasto ainda maior para o seu bolso.

Adquira peças originais

Por esse motivo, ressaltamos a importância de adquirir peças originais e que sejam fabricadas por empresas de confiança. A Fras-le, por exemplo, é uma fabricante de peças de fricção que preza pela qualidade, resistência e durabilidade dos seus produtos. Além disso, a marca disponibiliza para o seu público consumidor uma equipe altamente qualificada para ajudar a resolver falhas na manutenção do caminhão

Sendo assim, ao escolher fazer as manutenções do seu caminhão apenas com profissionais qualificados e que utilizem produtos de qualidade, principalmente os que compõem o sistema de freios, você está investindo na sua principal ferramenta de trabalho e garantindo a sua segurança e conforto. 

Cuide do seu marketing pessoal

As empresas que estão em busca de frete, obviamente, procuram um caminhoneiro autônomo que transmita confiança e, sobretudo, mostre que seu trabalho é de qualidade. Para garantir essa primeira boa impressão, é muito importante que você invista na sua imagem. Confira nossas dicas.

Esteja legalizado

Como caminhoneiro autônomo, você deve saber que, para trafegar com segurança e tranquilidade pelas estradas brasileiras. É preciso não só manter o cronograma de revisões do veículo em dia, como, também, cuidar da parte burocrática. Para exercer a profissão de forma legal, portanto, é essencial dispor de toda a documentação necessária.

Quando essa questão é negligenciada, as consequências podem ser grandes prejuízos financeiros para o seu bolso, além de prejuízos à sua imagem no mercado. Para você ter uma ideia, ao ser pego sem a documentação de transporte, você corre o risco de: 

  • ter as atividades suspendidas;
  • receber aplicação de multas;
  • ter o veículo o apreendido;
  • sofrer restrições no seu CNPJ.

Os documentos necessários para manter a legalidade do seu serviço são:

  • NF-e ― Nota Fiscal eletrônica;
  • DAMDFE ― Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais;
  • DANFE ― Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica;
  • DACTE ― Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  • MDF-e ― Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais;
  • CT-e ― Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  • RCTR-C ― Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas;
  • CRLV ― Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Trate o cliente com cordialidade

A maneira como você trata os seus clientes também influencia muito a sua reputação. Alias, oferecer um atendimento de qualidade, procurando ser cordial e o mais transparente possível, é crucial para conquistar a confiança do cliente e mantê-lo fiel a você.

Tenha um cartão de visitas

O cartão de visitas nada mais é do que uma estratégia que facilita a comunicação entre você e seu potencial cliente, pois é dele que constam todas as informações de contato de que o consumidor precisa para solicitar os seus serviços.

Tenha atenção com relação à parte jurídica

Ao longo deste artigo, falamos sobre as vantagens de abrir o MEI e a importância de manter a documentação em dia. Como caminhoneiro autônomo, você se torna responsável por agilizar todas essas questões burocráticas, mas isso não significa que não possa contar com a ajuda de especialistas para facilitar o processo.

Nesse caso, o apoio de um contador faz toda a diferença, pois esse profissional tem como função ajudá-lo a cuidar de questões financeiras, econômicas, tributárias e patrimoniais.

Essas foram as nossas dicas para você se tornar um caminhoneiro autônomo de sucesso. Com a atuação independente, ressaltamos mais uma vez a importância de prestar bastante atenção à parte financeira. Nossa orientação é que você registre todos os pagamentos e recebimentos e mantenha separado o dinheiro para uso pessoal do da “empresa”, ok?

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter! Assim, você receberá todos os nossos conteúdos em primeira mão e diretamente no seu e-mail!

Posts Realacionados