5 dicas para avaliar e escolher autopeças para o caminhão

A escolha de autopeças já é uma tarefa extremamente importante quando se trata da manutenção de carros de passeio. Ainda mais essa atividade se torna relevante quando falamos de veículos pesados, utilizados nos transportes.

Afinal, as autopeças para caminhão são submetidas a um estresse muito maior, visto que caminhões de carga tendem a rodar centenas, ou até milhares de quilômetros. Além de, estarem expostos a toda sorte de problemas que as rodovias brasileiras apresentam.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ensinar você, motorista autônomo ou frotista, como avaliar e escolher melhor autopeças para caminhão. A seguir, listamos valiosas dicas para ajudar nessa importante tarefa. Continue a leitura e confira!

Por que a escolha de autopeças para caminhão é tão importante?

Quando se trata de veículos de carga, como caminhões, os custos com manutenção estão entre aquelas que mais pesam no bolso do motorista autônomo ou do frotista. Como se sabe, os caminhões são submetidos a um grande estresse em seu uso, rodando com altas cargas por todo tipo de terreno e em diferentes condições climáticas.

Em razão desses e de outros muitos fatores, a manutenção de caminhões exige uma atenção a mais, seja por questão de segurança, seja por fatores econômicos. Nesse contexto, a escolha de autopeças tem um papel muito importante, pois elas têm uma interferência direta sobre o funcionamento do veículo, sobre os custos com manutenção e sobre a durabilidade dos diferentes componentes da máquina.

Ao escolher autopeças de qualidade, é possível obter um ganho significativo em termos de segurança e de redução de custos. Isso porque peças certificadas, de boa procedência, têm maior durabilidade, o que garante que a substituição seja feita em períodos maiores.

Além disso, autopeças de ponta são projetadas em conformidade com os padrões da fabricante do veículo, o que garante maior compatibilidade e performance de uso. Dessa forma, você tem a certeza de equipar o caminhão com peças muito similares às genuínas.

Como avaliar e escolher autopeças para caminhão?

A escolha de autopeças para caminhão não é uma tarefa complexa. No entanto, é preciso saber quais os critérios mais importantes a serem analisados no momento da escolha. Pensando nisso, listamos 5 dicas para tornar essa decisão ainda mais segura. Confira!

1. Faça um diagnóstico das necessidades do caminhão

Entender as necessidades de cada veículo é, sem dúvida, um passo importante na hora de escolher as autopeças. As características de um caminhão podem variar conforme tipo, modelo e ano. Então, um dos primeiros passos para uma escolha eficiente é entender quais são as necessidades de cada máquina.

Se você faz um diagnóstico da frota, por exemplo, poderá visualizar quais são os itens que mais desgastam em cada veículo. Também, quais demandam manutenções com mais frequência. Com essas informações, fica mais fácil ir em busca do fornecedor ideal, considerando as necessidades dos caminhões.

2. Avalie a rotina de utilização dos caminhões

Outro ponto que também precisa ser considerado no momento da definição do fornecedor de autopeças para caminhão é a rotina de utilização das máquinas. É fundamental entender a que tipo de estresse os veículos são submetidos com mais frequência.

A partir dessa avaliação, por exemplo, é possível buscar fornecedores que entregam peças compatíveis com o tipo de uso do caminhão. Por exemplo, se o veículo roda muito em trechos de descida, é natural que exija bastante de todo o sistema de freio. Logo, é preciso buscar autopeças que entregam ainda mais performance e durabilidade a esse sistema.

Da mesma forma, se o caminhão roda a maior parte do tempo em rodovias com pavimentação ruim ou em estradas rurais, é normal que a suspensão sofra com isso. Então, buscar autopeças para o sistema de suspensão que sejam mais resistentes e confiáveis certamente é uma forma de garantir uma boa escolha.

3. Entenda que o preço não é o ponto mais importante

Um dos erros mais comuns na hora de escolher autopeças para caminhão é focar apenas o preço dos produtos. Quando se trata de transporte de cargas, segurança e durabilidade são quesitos essenciais, de forma que não podem jamais ser esquecidos.

Então, no momento de escolher o fornecedor ideal de autopeças, saiba equilibrar melhor características como preço, qualidade e durabilidade. Em geral, peças de qualidade superior podem ter um custo mais elevado. Porém, os ganhos em relação à segurança e à durabilidade certamente podem compensar no longo prazo, apresentando melhor relação custo-benefício.

4. Procure fornecedores confiáveis

Como estamos falando de uma atividade que depende diretamente da segurança, confiabilidade e agilidade, na hora de realizar a manutenção do seu caminhão ou da sua frota, é muito importante contar com fornecedores de ponta, que tenham o máximo de compromisso e de respeito com você.

Diante disso, a dica aqui é bastante simples: busque sempre fornecedores confiáveis, profissionais e que tenham condições de atender às necessidades do seu caminhão ou do seu negócio de forma eficiente, ágil e qualificada. Afinal, sabemos que manter um caminhão parado por falta de peças para a manutenção pode custar caro e prejudicar muito as atividades.

Aqui, destacamos o diferencial da Fras-le como um dos fornecedores de autopeças mais qualificados do mercado. Com larga experiência e atuação nesse segmento, a empresa já está inserida no dia a dia de oficinas mecânicas e montadoras de veículo. Sobretudo, está presente na rotina de quem trabalha diretamente com transportes, sendo uma das principais referências em termos de qualidade e de confiabilidade.

5. Escolha sempre peças de boa procedência

Por fim, escolha sempre peças de procedência, fabricadas por empresas sérias, com boa reputação no mercado e que entreguem diferenciais importantes, como:

  • aplicação de materiais de qualidade na fabricação das peças;
  • atendimento aos requisitos e especificações do fabricante do veículo;
  • inovação e alta tecnologia;
  • preço justo e compatível com a qualidade e a durabilidade dos produtos;
  • garantia;
  • atuação consolidada no mercado, entre outros.

Nesse sentido, escolher autopeças Fras-le, sem dúvida, é uma excelente decisão. Com mais de 60 anos de atuação no mercado, a empresa entrega o que há de mais moderno e eficiente em termos de autopeças, garantindo ao usuário maior durabilidade e confiabilidade na manutenção de veículos de pequeno e grande porte.

Entre no site da Fras-le e confira autopeças para caminhão de alta qualidade, que vão entregar toda a performance e economia de que você precisa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.