como evitar clientes inadimplentes

6 dicas para evitar clientes inadimplentes na sua oficina mecânica

Um dos principais assuntos que os gestores devem ter atenção para assegurar o desenvolvimento do negócio é a demanda financeira e o equilíbrio entre investimento e lucros da empresa. E neste cenário, às vezes é preciso lidar com clientes inadimplentes.

Os líderes devem saber administrar bem as atividades da equipe, bem como aprimorar suas estratégias de vendas. Tudo isso para que haja o constante crescimento dos processos internos e a expansão do negócio frente ao mercado de serviços.

E um ponto bastante prejudicial à saúde financeira, que pode comprometer o rendimento da sua empresa, é a inadimplência. Quando essa taxa vai além dos valores considerados normais, o balanço de lucros terá uma redução, já que haverá um grande número de clientes que não cumprirão com a quitação dos serviços.

Devido aos grandes problemas causados à sua oficina mecânica, é preciso criar um planejamento a fim de inibir esse impasse. Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo com as principais dicas de como evitar clientes inadimplentes. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Tenha diversidade na forma de pagamento

Muitas vezes os serviços solicitados na oficina mecânica são originados de imprevistos que não faziam parte do orçamento mensal do cliente. Certamente, suas condições e formas de pagamento podem se tornar limitadas — o que é um grande potencial para ocorrer a inadimplência.

Por isso, uma maneira de aumentar as chances de o consumidor quitar a dívida é oferecendo mais alternativas de pagamento. Isso ainda permite que os seus clientes percebam que sua oficina conta com um atendimento completo e flexível às demandas e necessidades dos consumidores.

2. Ofereça descontos no pagamento à vista ou antecipado

A forma mais segura de garantir que a inadimplência não venha a se tornar algo real é incentivar e estimular o consumidor a realizar o pagamento à vista ou até mesmo de forma antecipada.

Percebe-se que, nos dias atuais, a cultura de consumo viabilizada por meio das facilidades de pagamento tem feito com que os clientes, mesmo com condições financeiras para realizar a quitação à vista, prefiram dividir e parcelar o valor do produto ou serviço.

Mas esse pode ser apontado como um dos principais potencializadores da inadimplência, não acha? Por isso é que você deve criar atrativos que estimulem o cliente a antecipar ou pagar sua conta à vista.

Uma boa dica é criar ofertas, descontos e promoções a quem realizar o pagamento imediato do produto ou serviço contratado. Isso certamente contribuirá para que os índices de inadimplência sejam minimizados na sua oficina mecânica.

3. Utilize vários meios de comunicação

Podemos dizer que o mundo hoje é digital. A cada dia vemos uma maior atuação da tecnologia na vida das pessoas, em especial com os dispositivos remotos, como tablets e smartphones, que possibilitam ter acesso a diversas informações a qualquer instante.

Gestão de oficina e tecnologia

Portanto, os gestores de oficinas devem acompanhar essa tendência e investir em recursos que possibilitem um maior contato com seus clientes — inadimplentes ou não. Além de estar presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram, invista na utilização do WhatsApp Business e e-mails.

Essas ferramentas, além de contribuírem com a melhora do relacionamento com o consumidor, podem ser um bom meio de combater a inadimplência. Com o envio de lembretes e avisos periódicos sobre os débitos e os prazos de vencimento, é possível reduzir o problema de forma significativa em sua empresa.

4. Faça uma análise de crédito

Atualmente já existem vários métodos para conhecer de perto o perfil de compra de cada consumidor. Com tecnologias de busca e pesquisa sobre o histórico de inadimplência do cliente é possível se prevenir e lidar com aqueles clientes mais complexos.

Além do mais, junto a isso você deve fazer a análise de crédito para saber se os consumidores de fato possuem fundos para quitar seus débitos. Isso é bastante necessário, pois permite evitar problemas no pagamento, como é o caso do famoso cheque sem fundos.

Essa estratégia se torna bastante útil, principalmente nos casos em que o pagamento será realizado por meio de boletos, cheques ou crediário. Ao adotar essa atitude, sua empresa consegue minimizar bastante as chances de lidar com aqueles clientes inadimplentes.

5. Emita corretamente contratos e notas fiscais

Um outro procedimento que você não pode deixar de considerar é formalizar todas as suas operações, como a emissão de nota fiscal. Isso porque essa estratégia possibilitará a você e sua oficina uma maior segurança nos casos de inadimplência.

Por mais que o cliente seja de sua confiança ou tenha um bom histórico de pagamento, é importante nunca abrir mão do contrato e da documentação da negociação. Isso porque esse pode ser um recurso a se usar em situações de cobranças judiciais.

Vale mencionar que a ação de emitir a nota fiscal protege seu negócio de crime de sonegação fiscal, bem como outras demandas e problemas à sua empresa. Por isso, ao avaliar os inúmeros impasses que podem ser desencadeados com a falta dessas documentações, é fundamental ter um cuidado especial com a parte contábil da sua oficina mecânica.

6. Estipule um tempo adequado de vencimento da fatura

Por fim, devemos pontuar que uma das causas da inadimplência é a incapacidade do cliente de quitar sua dívida por questões financeiras. Logo, uma das maneiras de controlar essa situação é definindo prazos mais adequados de pagamento das dívidas.

Cada cliente terá um dia do mês em que será mais propício efetuar o pagamento. Caso você marque outra data o consumidor pode se enrolar com suas finanças para tentar cumprir com o pagamento. E isso pode ser uma porta perigosa que se abre para a inadimplência.

Agora que você sabe das principais dicas de como evitar clientes inadimplentes em seu negócio, pode começar a se organizar melhor e otimizar seu caixa. Além de gerir a sua empresa com atenção nos indicadores da oficina mecânica, é essencial cuidar dos problemas associados à inadimplência. E vale destacar que é crucial focar na prevenção para que os esforços não se concentrem somente em recuperar prejuízos posteriores.

Se gostou do artigo, não deixe de assinar a nossa newsletter. Fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.