Você sabe como funciona o sistema de freio do caminhão? Explicamos aqui!

Engana-se quem pensa que um gestor de oficina mecânica precisa entender apenas de administração para exercer a função. Ao contrário do que muitos pensam, o bom líder precisa dominar tudo aquilo que envolve a sua empresa. Nesse caso, entender como funciona a mecânica automotiva é essencial para garantir uma gestão de sucesso. Em especial hoje vamos falar sobre o sistema de freio do caminhão.

A partir do momento em que você compreende como funciona o serviço dos seus mecânicos, fica mais fácil estabelecer uma linguagem mais próxima e empática com a equipe. Além disso, permite que você tenha uma visão mais realista do seu negócio, de modo que as estratégias e mudanças adotadas estejam de acordo com as condições atuais da empresa.

Como comentamos anteriormente para garantir uma gestão ainda mais eficiente, preparamos este artigo para explicar como funciona o sistema de freio do caminhão. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é sistema de freio?

O sistema de freio nada mais é do que um conjunto de peças e de componentes que trabalham em sincronia para garantir a desaceleração do veículo. Nesse caso, o processo de frenagem começa quando o motorista pressiona o pedal de freio. Essa ação gera a força necessária para provocar o atrito nas rodas, logo, é possível reduzir gradativamente a velocidade do caminhão, ou parar de forma busca em casos necessários.

Diante disso, não é preciso ser um expert no assunto para saber que o sistema de freios é um dos mais importantes do veículo. Então, é fundamental que as peças que compõem esse sistema estejam sempre em boas condições para evitar os riscos de acidentes e comprometer a segurança de quem trafega pela via. Afinal, para você ter uma ideia, a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito.

Nessa mesma pesquisa, desenvolvida pelo Instituto Scaringella Trânsito, mostra que cerca de 30% dos acidentes fatais poderiam ser evitados caso os caminhões estivessem com a manutenção em dia.

Outro dado importante apontado pela pesquisa é que, ao seguir com cronograma de revisão, o caminhoneiro não só contribui com maior segurança no trânsito, como também consegue reduzir até 30% das despesas com o veículo. Diante disso, fica clara a importância de sempre realizar as manutenções de caminhão. Mas de quanto em quanto tempo as revisões devem ser feitas?

Frequência da manutenção preventiva

O tempo para a realização das manutenções varia conforme a realidade de cada caminhoneiro. Ou seja, para definir um prazo adequado, é preciso considerar alguns fatores:

  • frequência de uso do caminhão;
  • condições às quais o veículo é submetido;
  • idade do caminhão;
  • peso da carga transportada etc.

Todos esses fatores influenciam diretamente na durabilidade das peças e, por isso, você precisa instruir o mecânico a explicar essa questão ao caminhoneiro. Em seguida, deve estabelecer um cronograma específico para ele. Sendo assim, optar pela manutenção preventiva é a forma mais econômica e segura de evitar o surgimento de uma falha.

Atecipando possíveis problemas

A manutenção preventiva do sistema de freio do caminhão trata de um tipo de revisão que visa antecipar possíveis problemas que podem surgir no futuro. 

Além disso, existem certas falhas que facilmente passam despercebidas pelo caminhoneiro. Logo, é por meio da manutenção preventiva que o mecânico consegue identificar o defeito. Assim também será possível aplicar uma solução antes que ele cause maiores prejuízos.

Então, a cada X mil quilômetros, é necessário realizar a manutenção preventiva no caminhão. Para encontrar esse número, é preciso levar em consideração os fatores citados acima e, sobretudo, consultar o manual do fabricante do veículo.

Como funciona o sistema de freio do caminhão?

O mercado automobilístico é um dos segmentos que mais buscam inovar nas suas criações com o objetivo de desenvolver produtos com mais eficiência, qualidade e sustentabilidade. Por isso, não surpreende o fato de existir mais de um modelo de sistema de freio para caminhão. Os tipos mais comuns são:

  • freio a tambor;
  • freio motor; 
  • freio a ar;
  • freio auxiliar;
  • freio ABS;
  • freio EBS;
  • freio a disco.

Cada um desses sistemas tem uma característica própria de funcionamento. Mas, de forma geral, todos têm o mesmo objetivo: garantir a desaceleração das rodas por meio da eliminação da energia criada pelo movimento do caminhão.

Funcionamentos dos diferentes sistemas de freio do caminhão

A força gerada para movimentar o veículo é transformada em calor. Dessa forma, nos caminhões com sistema de freio hidráulico, o servo freio é a peça responsável por multiplicar a força que o caminhoneiro aplica ao pressionar o pedal.

Após multiplicar a força, o cilindro mestre é acionado para transmitir essa energia até os pistões para que eles pressionem as pastilhas contra os discos. Nos veículos com sistema de freio a tambor, o processo de desaceleração é o mesmo, porém, os discos são substituídos por tambores, e as pastilhas, por lonas, ok?

Já nos sistemas pneumáticos, o processo de frenagem ocorre por meio das mudanças na pressão de ar que acontece dentro do cilindro mestre. No interior dessa peça, tem um pistão que utiliza a força do ar para movimentar a haste que está diretamente ligada às sapatas. Isso faz com que esse componente seja pressionado contra as rodas provocando, assim, a desaceleração.

Quais são os cuidados com o sistema de freio do caminhão?

Como mencionamos ao longo deste artigo, manter o sistema de freio do caminhão em perfeito funcionamento é fundamental para garantir a segurança do caminhoneiro e dos demais usuários da pista.

Sendo assim, além de seguir à risca o cronograma de manutenções, existem alguns cuidados aos quais você deve instruir seus clientes a adotar para preservar os componentes desse sistema.

Nesse caso, as orientações são as seguintes:

  • não ultrapasse o limite de carga do caminhão;
  • realize a manutenção preventiva com frequência;
  • fique atento as pastilhas de freio;
  • utilize o freio motor;
  • mantenha uma distância segura do veículo que está à frente;
  • observe se o pedal está baixo ou apresenta resistência para ser pressionado.

Qual é a importância de contar com peças de qualidade?

Outro cuidado que faz total diferença é a utilização de peças de qualidade. Como gestor de uma oficina, é fundamental que você preze por fornecer aos seus clientes componentes de marcas confiáveis que garantam a eficiência e segurança do serviço.

Quando você tem esse cuidado fica mais fácil cativar o consumidor e conquistar a sua fidelização, pois a utilização de peças originais faz com que o serviço tenha maior durabilidade e melhor desempenho

Essas foram as principais informações sobre o sistema de freio de caminhão que você precisava saber. Reforçamos a importância de continuar conhecendo cada vez mais sobre o funcionamento da mecânica de caminhão e buscar por parceiros de confiança, a fim de oferecer aos seus clientes produtos de qualidade. 

Nesse caso, nós da Fras-le somos uma empresa que entende bem a importância de desenvolver peças de fricção de qualidade, que sejam duráveis e resistentes. Quer conhecer os nossos produtos? Então, basta entrar no nosso site agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa