Tudo o que você precisa saber sobre modificação em carros
Você já ouviu falar sobre a modificação em carros, certo? Essa modalidade que está em alta atrai cada vez mais adeptos. No entanto, antes de colocar a mão na massa e fazer as mudanças desejadas em seu veículo é preciso conhecer alguns pontos relevantes sobre o tema, como o que é permitido ou proibido pela legislação.
Além disso, é fundamental saber quais peças costumam ser alteradas, como escolher uma oficina de confiança para fazer as modificações e aprimorar o desempenho do veículo.
Pensando em ajudar você a esclarecer todos esses pontos, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre modificação em carros. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura para conferir os detalhes. Não perca!
Entenda que tipo de modificação em carros é permitida
De acordo com a legislação, o dono de um veículo não pode realizar ou solicitar que sejam feitas mudanças nas características de fábrica do carro sem prévia autorização da autoridade competente.
Nesse sentido, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é responsável por determinar as regras sobre alterações em veículos. Assim, de acordo com a lei, antes de turbinar um carro é preciso ter autorização do Detran.
Caso contrário, o motorista que for pego andando em vias públicas com carros modificados sem que haja a notificação em seu documento comete uma infração de trânsito grave que gera uma multa no valor de R$ 195,23 e, ainda, perde 5 pontos na CNH.
Exigências e limites
Além disso, há previsão na legislação de que os veículos, tanto novos quanto usados, que passam por mudanças ou conversões devem obedecer às mesmas exigências e limites de emissão de ruído e poluentes previstos pelo CONTRAN e pelos órgãos ambientais competentes. Nesse caso, cabe à entidade responsável pelas mudanças e ao dono do carro a responsabilidade por cumprir as exigências.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem explicações para essas exigências. Na prática, antes de ser lançado no mercado um veículo é testado por um longo período por uma grande equipe de engenheiros da fábrica de automóveis. E, após muito trabalho, eles chegam até um produto que atende às normas estabelecidas e proporciona segurança.
Por isso, realizar mudanças drásticas no veículo depois da sua produção é capaz de comprometer a segurança proporcionada pela fábrica e pode fazer com que o item deixe de atender aos requisitos legais.
Assim, o carro pode dificultar a sua identificação, se tornar mais poluente ou atrapalhar a condução dos demais motoristas, por exemplo — motivos pelos quais o CTB conta com critérios para a alteração de veículos.
Modificação em carros, saiba o que diz a legislação sobre isso
A seguir, vamos apresentar um passo a passo sobre como se programar para fazer a modificação em um carro, de acordo com a legislação de trânsito.
Passo 1
Para fazer uma modificação em carros, o correto é seguir um cronograma. Antes de levar o automóvel a uma oficina mecânica automotiva, é preciso determinar o que você deseja realizar e ir até o Detran solicitar uma autorização, levando junto os documentos do carro. Após essa etapa, busque por um mecânico para realizar o serviço.
Passo 2
Já na etapa 2 é importante levar o carro a uma oficina credenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), local em que ele deve passar por uma avaliação para observar se o veículo ainda atende às normas estabelecidas pelo órgão.
Passo 3
Por fim, se o carro também for aprovado nessa etapa o dono do veículo deve ir novamente ao órgão de trânsito da sua cidade a fim de obter o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), sendo que esse número deve ser registrado no local em que são feitas observações no Certificado de Licenciamento de Veículos (CRLV)e no Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Conheça opção de modificação em carros que podem ser feitas
Agora que você já sabe quais são as modificações em carros que são permitidas por lei, vamos apresentar, a seguir, algumas alterações que podem ser realizadas pelos proprietários de veículos sem que ele enfrente problemas!
Motor com turbo
De acordo com o CTB, não é proibido ter um carro com motor turbo. No entanto, para fazer uma modificação em carros para o motor turbo da mesma forma que ocorre com as demais alterações, a lei define quais são os parâmetros necessários para que a segurança do veículo seja mantida.
O Contran determina que para realizar a troca do sistema de combustível é preciso cumprir com os requisitos que apresentamos anteriormente, de maneira resumida, são eles:
- ter autorização do Detran para as alterações desejadas;
- realizar a vistoria em uma oficina credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito;
- enviar o laudo para ser aprovado e concluir o processo.
Para melhorar ainda mais o desempenho do seu motor sobrealimentado, é importante considerar o uso de um intercooler. Seu papel é resfriar o ar que deve ser processado pelo motor, uma vez que os gases apresentam maior densidade ao ser resfriados, aumentando assim o volume de mistura de combustível e ar que deve ser admitida pelo motor, já que a quantidade de combustível é regulada pela centralina de maneira automática, o que resulta em incremento de torque e potência.
Filtros esportivos
Já a instalação de filtros esportivos é uma modificação em carros mais elementare que, em geral, costuma ser realizada em conjunto com a recalibração da injeção eletrônica — conhecida como chip de potência.
O ganho de velocidade acontece por causa da menor resistência para passagem do ar na admissão do motor. Um de seus principais benefícios é que se trata de uma modificação que é inteiramente reversível, bastando a recolocação da peça original.
No entanto, por outro lado, o ganho de potência não costuma ser muito alto e geralmente não é superior a cinco cavalos de potência. Nesse sentido, o máximo de ganho de potência permitido pela legislação é de 10% — regra que é válida para filtros esportivos, garrafas de nitro e turbina, por exemplo.
Fora essa restrição, não há previsão expressa na legislação sobre qualquer outra restrição para que você mexa no motor do seu veículo. Entretanto, ainda assim, é preciso obter a autorização de acordo com os passos indicados anteriormente.
Troca do sistema de injeção
O sistema de injeção é um item fundamental para o funcionamento do carro, uma vez que ele é responsável por definir a quantidade de ar e combustível que entram no motor para que a combustão seja realizada.
Além disso, esse sistema também controla fatores como o funcionamento das válvulas, que controlam a ignição e as emissões de gases poluentes — ou seja, trata-se de uma parte fundamental do veículo.
A injeção eletrônica é acionada no momento em que o motorista vira a chave na ignição e dá partida no veículo e o sistema transmite um comando para que a bomba de combustível passe a funcionar. Nesse momento, a luz que indica a injeção, no painel do veículo, costuma acender.
Já quando o carro entra em funcionamento, os pistões se movimentam e fazem com que o sensor de rotação identifique a atividade e informe a unidade de comando. Se tudo funcionar da maneira esperada, a luz do painel deve se apagar rapidamente.
A troca do sistema de injeção eletrônica costuma ser uma modificação em carros feitas em carro porque da mesma forma que os filtros melhoram o fluxo dos gases, a troca das bombas de combustível e dos bicos injetores incrementam o fluxo e pulverização do líquido na câmara de combustão — o que melhora o fluxo da mistura combustível e ar de maneira geral.
Assim, a aplicação da injeção direta é uma das modificações mais realizadas e, inclusive, uma alteração que é obrigatória no caso da instalação de uma turbina, em conjunto com intercooler.
Pistões e bielas de liga nobres
A instalação de pistões e bielas de liga nobres é uma alteração recomendada em motores turbos. Contudo, muitos proprietários se omitem em instalá-los em razão da complexidade do serviço e do alto valor das peças.
A sobrealimentação aumenta de forma drástica a carga sobre os componentes que, por sua vez, não foram feitos para aguentar cargas maiores e giros mais altos. Não colocar pistões e bielas de liga nobres costuma resultar em menores aumentos de potência, além de possíveis falhas e panes recorrentes, especialmente em situações de plena utilização, como em track days ou arrancadas.
Os pistões e bielas de liga nobres são melhores porque são mais leves do que os originais, o que diminui a inércia dos componentes e proporciona menor resistência para seu funcionamento. Como essas peças exigem menos energia para seu movimento com a mesma quantidade de combustível, o carro ganha ainda mais força por causa da diminuição do momento de inércia.
Rodas e pneus
Colocar em seu carro pneus e rodas distintas das que vieram de fábrica é uma das modificações permitidas, mas existem limitações para essa alteração, como o diâmetro do conjunto roda e pneu que, por sua vez, não podem ser diferentes do original.
Isso quer dizer que um veículo que saiu da montadora com rodas de 14 polegadas, por exemplo, e o proprietário deseja alterar para o aro de 16 polegadas, ele deve escolher pneus de alta performance mais baixos para que o diâmetro do conjunto seja mantido.
Mais uma limitação estabelecida pela legislação diz respeito a largura do conjunto, uma vez que não é permitido que pneus e rodas ultrapassem o limite do para-lama do veículo, pois aumenta o risco de impactos na lataria ao passar por lombadas, valetas e buracos.
Ou seja, apesar dos pneus e rodas serem peças que sofrem alterações de maneira constante, é preciso se atentar aos limites estabelecidos pela legislação. Além disso, é válido destacar que o CTB não permite o rebaixamento do veículo.
Equipamentos de som
É mais uma variável permitida por lei, é a instalação de novos equipamentos de som no carro. De acordo com as regras, os aparelhos que transmitem imagem, como DVD e TV, podem ser ligados apenas com o freio de estacionamento acionado.
Além disso, usar o seu equipamento de som em frequência ou volume acima do permitido pelo Contran é infração grave. De acordo com o CTB, a uma distância de meio metro do carro, o som deve ter até 104 decibéis — mais do isso não é permitido!
Dessa maneira, ao modificar o sistema de som do seu carro, assegure que ele está de acordo com o que é permitido pela legislação e, ao instalar alto-falantes potentes, lembre-se de não se empolgar no volume a fim de evitar multas.
Cor da pintura
O envelopamento de veículos que permite a personalização da cor do automóvel de maneira mais simples e prática se tornou moda em diversos locais. Contudo, apesar desse tipo de alteração ser autorizada, ela também não pode ser realizada sem qualquer critério.
Nos casos em que o envelopamento é realizado em até 50% da área pintada do automóvel, o dono do carro não precisa se preocupar, já que esse é o limite permitido pela lei. Assim, envelopar o teto do carro, por exemplo, é permitido.
Mais um caso que é permitido realizar modificação em carros sem ressalvas é a alteração do acabamento ou do tom do carro, desde que a sua cor não seja modificada. É o caso de um carro que muda a sua cor de preto brilhante para preto fosco, por exemplo.
Assim, envelopar o carro em mais de 50% da área pintada do automóvel só é permitido nos casos em que a cor do envelopamento for a mesma do veículo. Inclusive, essa é uma boa opção para mudar o carro e, ainda, proteger a sua pintura e lataria.
No entanto, as pessoas que desejam realizar uma alteração radical na pintura do veículo devem inicialmente procurar pelo órgão de trânsito e requerer uma autorização para a alteração da cor. Assim, essa informação passa a constar no documento do carro e não deve gerar transtornos.
Descubra como e porque procurar uma oficina confiável
Para realizar uma modificação em carros é comum que os proprietários de veículos precisem encontrar uma oficina confiável, afinal, esse é um ponto fundamental para que as alterações nos veículos sejam feitas de maneira segura.
Contudo, uma dúvida recorrente costuma aparecer nesse momento: como escolher um lugar de confiança? Afinal, o seu carro é um bem que você valoriza e deseja modificar para torná-lo ainda melhor e, portanto, não vale a pena deixá-lo em locais que não parecem seguros e corretos.
Se você está passando por uma situação semelhante vamos apresentar algumas orientações para que você escolha a melhor oficina mecânica para fazer as modificações desejadas em seu veículo. Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!
Observe a reputação da oficina mecânica
Quando procuramos pelos serviços de qualquer empresa, costumamos procurar por uma avaliação da reputação do local, não é mesmo? Com a oficina mecânica isso não deve ser diferente.
Para tanto, você pode observar se o estabelecimento opera de maneira regular a fim de excluir a excluindo a hipótese de que ele opere na clandestinidade. Além disso, o ideal é que a oficina seja um local organizado e tenha ao menos os equipamentos básicos necessários.
Para quem deseja fazer modificações em motores é interessante verificar se a oficina mecânica escolhida conta com o certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) — um documento criado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que é um indicativo de qualidade para a retífica de motores.
Busque os preços de mercado
É sempre válido realizar uma pesquisa dos preços de mercado. Assim, você consegue saber quanto as oficinas costumam cobrar normalmente para a realização de determinadas modificações.
Ao saber desse tipo de informação se torna mais difícil, por exemplo, ser enganado por algum mecânico, afinal, infelizmente podemos encontrar pessoas desonestas em todos os locais. Se um profissional cobra um preço muito elevado ou muito baixo por um serviço, é bom desconfiar.
Solicite um orçamento antecipado
Antes de fechar com um mecânico, o ideal é solicitar um orçamento formalizado à oficina que contenha informações como valor da mão de obra, serviços a serem feitos, preço de cada peça, garantia, entre outros.
Assim, é possível notar se serviços ou peças que não fazem parte do combinado estão sendo cobrados. Ou seja, esse é um bom método para evitar gastos indevidos e desnecessários.
O orçamento também pode ser usado para comparar os preços entre diferentes oficinas, afinal, solicitá-lo não quer dizer aceitar a proposta apresentada. No entanto, para evitar problemas é recomendado saber previamente se há algum custo avulso por esse documento, já que determinados lugares cobram pelo orçamento.
Busque por indicações de amigos e parentes para realizar a modificação em seu carro
Quando entramos no mundo das modificações de carros, costumamos conhecer outros apreciadores desse ramo. Por isso, procure por um amigo ou parente que já fez alterações em seu veículo em determinada oficina mecânica e solicite recomendações e dicas.
É importante procurar se informar a respeito de todos os detalhes, como, por exemplo, se ocorreu algum problema com o serviço, o que deixou a pessoa satisfeita, como é o atendimento prestado, faixa de preço, entre outros pontos relevantes.
A verdade é que quando recebemos a indicação de uma pessoa que confiamos se torna mais fácil escolher um estabelecimento adequado para fazer as modificações desejadas em seu veículo.
Analise a capacitação dos profissionais da oficina
É importante saber quem é o profissional que vai cuidar do seu carro, não é mesmo? Afinal, nada mais justo do que isso quando se está pagando por um serviço. Por isso, procure analisar a capacitação dos profissionais da oficina escolhida para ficar mais tranquilo.
Para tanto, você pode observar os serviços já executados pelos profissionais em outros veículos e as suas certificações da área mecânica, por exemplo, já que contar com pessoas capacitadas e experientes no assunto é importante para garantir a qualidade do trabalho.
Opte por um local que use peças de qualidade para realizar a modificação no seu carro
Entre os problemas mais comuns de quem deseja fazer modificações em carros podemos citar o uso de peças de má qualidade, uma vez que elas contam com vida útil muito inferior e, ainda, podem causar danos graves ao veículo.
Por isso, ao escolher uma oficina mecânica é imprescindível analisar se ela utiliza peças de boa qualidade, uma vez que um carro modificado exige componentes ainda melhores para manter a segurança e garantir o melhor desempenho do veículo.
Nesse sentido, a Fras-le é a melhor opção, já que os seus produtos são de alta qualidade, sustentáveis (sem amianto), de alta durabilidade, seguros e confiáveis.
Conheça a Fras-le
A Fras-le investe constantemente em P&D, tecnologia avançada, conta com amplo portfólio e expressiva atuação nacional e internacional. Presente no mercado há mais de 60 anos, trata-se de um dos 5 maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo.
Suas fábricas estão estrategicamente localizadas no Brasil, Estados Unidos, China, Argentina e Uruguai, além de contar com centros de distribuição na Argentina, Europa, Estados Unidos e Colômbia e operações comerciais nos no Chile, Europa, México, Emirados Árabes Unidos e África do Sul — que possibilitam o atendimento da demanda internacional de maneira ágil e eficiente.
A Fras-le é, inclusive, integrante das Empresas Randon, um conglomerado de 69 anos composto por empresas líderes na América Latina nos segmentos de veículos e implementos, autopeças e serviços.
A Fras-le fabrica diversas peças de qualidade para veículos, como os seguintes:
- lonas e pastilhas para veículos pesados;
- lonas e sapatas para veículos leves;
- pastilhas e sapatas para motos;
- revestimentos de embreagem;
- lonas moldadas e trançadas;
- placas universai;
- discos, tambores e pastilhas de freio;
- produtos para sistemas de freio hidráulicos, como cilindros mestre;
- roda e embreagem;
- mangueiras de ar;
- líquidos de freios;
- fluido para radiador;
- filtros de ar, combustível e óleo;
- entre outros.
Em razão da alta qualidade de suas peças, desde 2016 a Fras-le é a fornecedora oficial de pastilhas de freio da Stock Car no Brasil, que inclui também:
- Campeonato Brasileiro de Turismo;
- Copa Petrobras de Marcas;
- Mercedes-Benz Challenge.
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a modificação em carros, observe quais são as modificações permitidas pela legislação para aplicá-las em seu veículo. Além disso, lembre-se sempre de optar por peças de alta qualidade, como as produzidas pela Fras-le, para garantir o bom desempenho do carro!
Se você deseja adquirir peças de alta qualidade ou quer conhecer mais sobre a Fras-le, entre em contato conosco!