Guia completo: como realizar uma viagem de carro com segurança

Todo mundo que já viu alguma cena de filme retratando o prazer que as pessoas sentem ao fazer uma viagem de carro ouvindo uma boa música e curtindo o vento no rosto. Com certeza, se você viu desejou ter um momento como esse na vida. É o seu caso? 

Saiba que colocar as malas no seu veículo e escolher um bom roteiro pode ser uma excelente opção para as férias, fim de semana ou feriado. Em especial, neste período de distanciamento social causado pela crise da Covid-19.

Isso, porque, ao sair com seu carro, há mais liberdade para escolher as rotas e passar por locais que tenham menos aglomerações. Além de, controle sobre quem são as pessoas que vão com você e as medidas de higiene nos ambientes. De qualquer modo, é preciso ter um bom planejamento e muita organização para que a viagem seja perfeita e, claro, segura.

Há diversas vantagens em se fazer esse tipo de roteiro. Você terá a chance de gastar menos, conhecer mais lugares e aproveitar melhor a companhia das pessoas que estarão com você nessa jornada. Para isso, lembre-se: em uma viagem de carro, o caminho faz parte da diversão!

Neste guia completo, você vai saber mais sobre os motivos para fazer esse tipo de passeio, o que considerar ao viajar durante a pandemia e o que deve incluir em seu planejamento. Vamos lá?

As vantagens da viagem de carro

Se você tiver um tempo extra para aproveitar os momentos de folga, não pense duas vezes: a viagem de carro pode ser bem mais interessante do que a de avião. Isso, porque, sem pressa, o percurso pode fazer parte da diversão. 

Você vai poder conhecer lugarejos que jamais veria se não estivesse na estrada. Aproveitar para curtir as suas playlists preferidas de música ou, simplesmente, conversar com quem estiver a bordo do seu veículo.

Nada mal, não é mesmo? Mas há alguns outros benefícios ao fazer essa escolha, que listamos aqui para ajudar você a se convencer dessa ideia de uma vez por todas:

  • liberdade — você é dono da sua rota, dos seus horários e das decisões que tomará diante das boas surpresas que podem surgir pelo caminho, como um ponto turístico que não estava programado ou um lugar diferente para conhecer que foi sugerido em cima da hora;
  • economia — além de você não precisar gastar com transporte para os passeios no destino que escolher e de poder dividir as despesas de pedágio e combustível com outros ocupantes do veículo, não há limite de bagagem (ou seja, sem taxas, caso leve mais coisas na sua mala);
  • mais tempo para a diversão — como estará com seu carro, não perderá tempo com filas em aeroportos e poderá escolher os dias e horários mais adequados para a viagem.

Cuidados com a viagem de carro no cenário atual

Se estiver lendo este post nos anos de 2020 ou 2021, pode estar se perguntando: mas e a pandemia, não vai atrapalhar a minha viagem de carro? Tudo depende do seu planejamento e de como você pretende enxergar esse momento!

Claro, há muitas cidades com restrições, devido às recomendações de distanciamento social para tentar conter a transmissão de Covid-19. Porém, ao optar por pegar a estrada no seu veículo, você poderá ter mais controle sobre a possibilidade de entrar em lugares muito cheios. E, até mesmo, sobre a higiene indicada pelas autoridades sanitárias.

Diante disso, para começar, o ideal é que você pesquise como está a situação nos locais que pretende visitar. Cada região tem regras próprias neste momento de contenção das transmissões do novo coronavírus, e é essencial respeitar as regras para não ter problemas e proteger a sua saúde e a dos seus acompanhantes.

Dois itens obrigatórios durante a pandemia são a máscara, para proteger o rosto (cobrindo o nariz e a boca), e o álcool em gel. Com isso na bagagem (ou no porta-luvas), meio caminho já foi andado, certo? Aliás, é sempre bom ter um estoque do produto para higienização das mãos e máscaras extras para troca durante o passeio.

Veja algumas dicas para sua viagem de carro na crise da Covid-19!

Organização

Como mencionamos, o primeiro passo é obter todas as informações necessárias sobre os destinos que pretende visitar. Procure notícias nos jornais da região para saber quais são as regras e restrições impostas durante este período. Veja, por exemplo, se há fiscalização na estrada. Verifique algum tipo de bloqueio e exigência de comprovação de que encontrará lugar para se hospedar.

Outra coisa importante para que não haja frustrações é verificar se os pontos turísticos estão abertos para visita. Veja quais são os horários, se estão operando com capacidade reduzida e quais as normas de proteção contra o vírus nesses lugares.

Trajeto

A escolha do trajeto deve ser planejada com cuidado, ainda que a Covid-19 já seja apenas uma lembrança. Nestes tempos, entretanto, ela é ainda mais importante, justamente por causa das possíveis restrições que você poderá encontrar pelo caminho. 

Então, não deixe de definir bem as rotas que vai pegar e os pontos de parada para poder organizar tudo e não correr o risco de passar por apertos na estrada.

Uma boa forma de evitar aglomerações é optar pelos caminhos que passam por cidades menores, sem tantas atrações turísticas. Certamente, você vai se deparar com supermercados, farmácias, lanchonetes, restaurantes e postos de combustíveis mais vazios nesses roteiros.

Acomodação

Se você gosta de viajar, já sabe que as reservas antecipadas ajudam a obter melhores preços e condições de pagamento, além de garantir que você não vá se deparar com hotéis e pousadas lotados durante seu passeio. Na pandemia, ainda há outras questões que devem ser consideradas:

  • veja se há redução da capacidade de acomodação;
  • confira se estão sendo seguidos os protocolos de segurança preconizados pelas autoridades de saúde;
  • cheque quais são os procedimentos de higienização dos ambientes;
  • leve sua própria roupa de cama e de banho, se isso deixar você mais seguro.

Planejamento da viagem de carro

Com ou sem pandemia, a viagem de carro vai exigir de você uma boa dose de organização para que tudo saia como imaginado e a diversão seja garantida. Claro, surpresas podem ocorrer no caminho, mas, se o principal tiver sido planejado com cuidado, as chances de elas atrapalharem as suas férias serão muito menores.

Você vai ver que, para viajar com seu veículo, será preciso dar uma boa checada nas condições dele (sim, estamos falando da famosa revisão automotiva). Mais do que isso, você deverá traçar um roteiro bem definido (mesmo que, durante o trajeto, você decida mudar o planejamento por algum motivo). Também será necessário calcular os gastos com combustível e pedágio.

Tempo da viagem

O tempo da viagem é determinado pelas distâncias que você pretende percorrer, por quantas paradas acredita que precisa fazer (para abastecer, se alimentar e descansar) e, claro, pelo destino escolhido. Não se esqueça de colocar na conta a possibilidade de parar para ver a paisagem — se a estrada oferecer esse tipo de oportunidade —, para fazer compras etc.

Como falamos, o trajeto é parte do seu passeio. Então, o ideal é que você planeje o roteiro com liberdade para aproveitar o momento. Flexibilidade é palavra de ordem para uma viagem de carro divertida e que realmente fará você ter boas histórias para contar na volta.

Uma boa dica é escolher uma cidade que servirá como base, onde você vai garantir a hospedagem e as principais necessidades, e visitar lugares próximos a ela, aproveitando que está de carro e tem mais autonomia para isso. Assim, não precisará fazer e desfazer malas várias vezes ou ter que trocar de hotel com frequência.

Vamos, agora, à lista do que deve constar no seu planejamento de viagem de carro. Anote!

Avalie as condições do carro

Sabia que há um tipo de revisão para viagens longas, que avalia questões importantes especialmente para quem pretende passar muito tempo na estrada? Se esse é o caso, considere uma conversa com seu mecânico de confiança para verificar tudo que será preciso para garantir a segurança dos ocupantes do veículo.

Essa revisão pode ser feita cerca de 15 dias antes da viagem. Outra coisa: não custa nada dar uma olhada no manual do veículo para entender um pouco mais das peças e sistemas que o compõem. Assim, se precisar de um atendimento de emergência, terá uma noção de qual é o problema para avisar o mecânico ou a seguradora.

Na checklist para revisão do carro antes de sair de casa, você precisará colocar, pelo menos:

  • pneus (incluindo o estepe, que deve estar em condições de uso, caso seja demandado na estrada);
  • alinhamento e balanceamento das rodas;
  • nível e necessidade de troca do óleo do motor;
  • sistema de frenagem;
  • funcionamento do ar-condicionado e troca do filtro;
  • faróis e demais luzes de sinalização externa, além dos limpadores de para-brisa;
  • bateria;
  • itens obrigatórios no porta-malas, como macaco, triângulo de sinalização e chave de roda;
  • sistema elétrico;
  • nível de água;
  • correias, amortecedores, cabos e velas.

Pretende alugar um veículo? Não deixe de procurar uma locadora de confiança e reconhecida no mercado. Vale a pena pedir recomendações aos amigos. Lembre-se: durante a pandemia, é preciso checar como são as medidas de segurança e desinfecção dos carros, ok?

Confira a documentação do veículo

Você já deu uma boa olhada na data de vencimento da sua carteira de habilitação? E o licenciamento do carro, você sabe se ele deverá ser feito antes ou depois da viagem? Pode parecer óbvio, mas, na empolgação do planejamento, muita gente se esquece desses detalhes.

Portanto, verifique essas informações com uma boa antecedência, caso precise renovar algum documento, pois, devido ao novo coronavírus, os órgãos responsáveis podem estar com alguma demora para a entrega deles. Não se esqueça: se você for parado em uma blitz, não haverá desculpas, e pode ser necessário interromper a viagem e, ainda, pagar uma multa!

Dica extra para quem pretende passar mais dias na estrada, a ponto de cruzar alguma fronteira: as regras podem ser diferentes em outros países. Portanto, você deve se informar sobre as documentações exigidas e se é necessário alguma autorização para entrar nesses lugares com seu veículo.

Calcule o tempo da viagem, o combustível e os pedágios

Fazer essas contas será importante para que você consiga determinar o período, os melhores trajetos, os gastos, a quantidade de paradas e muitas outras coisas importantes. As viagens de carro podem ser cansativas; então, não dispense a possibilidade de parar para descansar, para comer, tomar um café e revezar com alguém no volante.

Grande parte das nossas rodovias tem pedágios. Portanto, verifique onde eles estão localizados, quais os preços cobrados e as formas de pagamento aceitas (incluindo os dispositivos para passar sem ter que parar nas cabines). Não se esqueça de considerar a ida e a volta nesse cálculo, certo?

Em todas as paradas que fizer, pode ser importante aproveitar para que todos os ocupantes do veículo usem o banheiro. Assim, ninguém passa apertos, e você evita ter que interromper o roteiro em locais não programados ou inseguros para isso.

No seu planejamento de viagem de carro, pode ser interessante calcular o combustível que vai ser gasto no trajeto e verificar quais são os melhores postos para abastecer. Não deixe o tanque ficar muito vazio enquanto estiver na estrada, para não correr o risco de uma pane seca. Lembre-se de que, durante esta crise sanitária, alguns lugares podem estar fechados ou com horário reduzido.

Para terminar essa parte do seu plano de viagem, nossa dica é que você acompanhe a previsão do tempo para estar mais preparado, caso haja possibilidade de chuvas, em especial se for a locais onde há risco de deslizamentos ou inundações. Afinal, a direção defensiva também leva isso em consideração. 

Por fim, veja quais são as condições de trânsito nas cidades por onde vai passar, para tentar evitar os horários de congestionamento, se houver.

Tenha mapas e aplicativos para ajudar

Se você e seu smartphone são inseparáveis no dia a dia, isso não será diferente durante a sua viagem de carro. Mapas e aplicativos serão muito importantes para ajudar você a se localizar, a checar as condições do trânsito nos lugares por onde vai passar, descobrir pontos turísticos e muito mais.

Por isso, não deixe de conferir quais deles poderão ser úteis para você — Google Maps e Waze são ótimos exemplos. Caso você prefira se garantir à moda antiga, passe em uma banca de revistas e compre um mapa do Brasil ou da região que vai visitar — acredite, pode até ser interessante fazer essa viagem “analógica”!

Uma coisa importante: tenha no carro um carregador para o celular, para não ficar na mão no meio do caminho, sem bateria. No mais, procure baixar os mapas que vai usar, caso passe por trechos onde a internet móvel não funcione. Assim, não tem chance de você se perder!

Garanta a hospedagem e a alimentação

Já falamos que a reserva antecipada da hospedagem é o ideal para que você possa economizar, ter melhores condições de pagamento e garantir a vaga no lugar que deseja. Mas, em uma viagem de carro, é preciso ter ainda mais atenção. Afinal, você dependerá das condições da estrada, do trânsito, do clima e de diversos outros fatores para chegar no horário.

Portanto, é importante verificar quais são as regras, como horário-limite para o check-in e o que poderá ser feito se você se atrasar. Caso isso ocorra, uma dica é telefonar avisando que está a caminho. Considere isso no seu planejamento, no momento em que organizar os horários de descanso e alimentação durante o trajeto.

É bem importante que você não negligencie essas pausas e verifique quais são os melhores lugares para fazê-las. Afinal, o cansaço está na lista das maiores causas de acidente nas estradas, e ninguém não quer isso, certo?

Quanto à alimentação, você pode anotar quais são os restaurantes e lanchonetes no caminho para programar as paradas. Também pode levar lanches leves no carro, para não dirigir com fome.

Separe os itens essenciais para a viagem de carro

O principal, neste ponto, é que você tenha um kit de primeiros socorros que realmente possa ser útil durante o seu trajeto. Nele, você pode colocar bandagens, curativos e esparadrapos, medicamentos básicos para dor, febre e ferimentos e, claro, para enjoo.

Se for viajar durante a crise da Covid-19, não se esqueça das máscaras (procure aquelas com tecido reforçado e que cubram bem o nariz e a boca, sem aberturas) e o álcool em gel. Seu “kit de sobrevivência na estrada” também pode conter tesoura, lanterna, caneta e papel, além de papel higiênico (dependendo do banheiro, isso pode ser bem útil).

Viagem com crianças: o que é preciso saber

Vai levar crianças em sua viagem de carro com a família? Algumas dicas podem ser bem importantes tanto para a segurança delas quanto para a diversão, garantindo que fiquem entretidas e você possa dirigir com tranquilidade. Confira as principais!

Distração

Independentemente da distância que vá percorrer, procure levar coisas que garantam o entretenimento dos pequenos dentro do carro. Aqui, vale a pena incluir jogos (eletrônicos ou não), livros, smartphone ou tablet e DVD portátil, entre outros. Vocês podem criar brincadeiras de que todos os ocupantes do veículo participem e ouvir, juntos, músicas que agradem a todos.

Destino

As crianças costumam se adaptar facilmente a todas as situações e, geralmente, se divertem com as coisas mais simples e inusitadas. De qualquer forma, pode ser interessante pesquisar atrações voltadas aos pequenos. 

Uma boa ideia é envolvê-los nessa pesquisa desde a fase de planejamento da viagem. Deixe que eles escolham alguns dos passeios, mostre os mapas e faça uma contagem regressiva com eles, para criar aquela expectativa divertida.

Bagagem

Dependendo da idade das crianças, pode ser que elas precisem de muitas coisas. Bebês, por exemplo, demandam pacotes de fraldas, banheira, carrinho, bercinho etc. Uma dica é verificar se o hotel onde você vai se hospedar oferece alguns desses itens. 

Ainda, lembre-se de levar roupas extras e sempre ter um agasalho, pois, conforme a região visitada, a temperatura pode variar. Só tenha cuidado com os excessos. Afinal, malas demais podem atrapalhar o conforto dentro do carro.

Pausas

A viagem com crianças pode exigir paradas mais frequentes durante o trajeto. Procure incluí-las em seu planejamento e tente ser flexível, caso elas peçam para ir ao banheiro ou descansar um pouco da viagem. 

Tenha sempre em mente que o trajeto faz parte da diversão; então, evite tensões com os pequenos enquanto estiver no volante. O recomendado é fazer uma pausa, pelo menos, a cada duas ou três horas. Tente conciliar isso com a necessidade de abastecer ou de se alimentar.

Lanches

Já reparou como estar no carro pode dar fome nos pequenos? Não existe nenhuma pesquisa sobre isso, mas quem tem filhos sabe: eles sempre pedem algo para comer durante uma viagem. 

Por isso, monte lanchinhos leves, fáceis de ser consumidos e que não espalhem muitas migalhas no veículo. Frutas, barras de cereais e biscoitos podem ser interessantes. Sucos e água também são importantes, principalmente em viagens longas.

Viagem com animais: seu pet precisa de atenção

Sua família só está completa se o seu pet estiver com vocês? Saiba que a viagem de carro com seu amigo inseparável de quatro patas também tem alguns cuidados que devem ser considerados na hora de fazer o seu planejamento. Veja as nossas dicas para que seu animal de estimação também aproveite o passeio:

  • transporte: a lei não permite que ele vá no colo ou solto no banco, muito menos na frente. Use cinto de segurança especial para pets, cadeirinha ou caixa de transporte;
  • identificação: coloque na coleira do seu parceiro de quatro patas as informações sobre ele, como seu endereço e telefone de contato;
  • saúde: verifique se o seu pet está com a vacinação em dia e converse com o veterinário sobre a necessidade de levar medicamentos;
  • pausas: não se esqueça de que seu animal de estimação também precisa se aliviar durante as paradas (tanto para se exercitar quanto para “ir ao banheiro”).

Sua viagem de carro pode ser perfeita se você seguir as recomendações que viu em nosso guia completo. Não se esqueça, principalmente, de procurar o seu mecânico de confiança e fazer a revisão automotiva antes de pegar a estrada, ok?

Precisa de ajuda para saber quais as peças ideais para o seu veículo, caso tenha que fazer a troca delas? Conheça a nossa loja!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.